Paulinho Kobayashi comandará mais uma equipe nesta temporada. Na manhã desta quarta-feira (8), o treinador acertou seu retorno ao Ferroviário-CE, equipe pela qual conquistou o título da Série D do Campeonato Brasileiro de 2023. No início de abril, o Capital anunciou a renovação de contrato com o técnico vice-campeão candango para 2025; entretanto, os clubes se acertaram e Kobayashi ficará no clube cearense até o término da Série C do Brasileirão e retorna ao Tricolor Candango para dar início à preparação de 2025.
Após a derrota por 5 a 0 para o São Bernardo-SP na Série C do Brasileirão no último domingo (6), Maurício Copertino – então treinador – foi desligado do cargo. Na terceira divisão nacional, o comandante somava duas derrotas e um empate. Foi necessário menos de 24h para o aceite de Kobayashi. Segundo o jornal O Povo, o comandante chega ao Ceará nesta quarta (8) e já pretende realizar o primeiro treinamento com o elenco do Tubarão na manhã seguinte.
- Atletas do Real Brasília acusam salários atrasados; diretoria do clube nega
- Saiba tudo o que ocorreu na rodada de abertura do Candanguinho Sub-20
- Série D: Brasiliense tenta reagir na etapa final, mas é derrotado pelo Crac
Empréstimos de jogadores são corriqueiros no cenário futebolístico, mas o cedimento de treinadores não é permitido. Assim, na última terça-feira, o presidente do Ferroviário negociou com o mandatário do Capital, Godofredo Gonçalves, e deram um “jeitinho” para o retorno de Kobayashi ao time cearense. Para realizar a transação, Paulinho teve de rescindir o contrato com o Capital (este válido por toda a temporada de 2024 e 2025) e assinar com o Ferroviário até o fim desta temporada. Após estes trâmites, o treinador assinará um pré-contrato com o Tricolor Candango para o próximo ano.
Sob o comando de Paulinho Kobayashi no Campeonato Candango desta temporada, o Capital chegou à final pela primeira vez na história. A vaga entre os finalistas também garantiu um calendário completo em 2025. Mesmo no comando da Ferroviária nesta Série C, o acordo entre os clubes é que o treinador retorne ao Tricolor Candango ainda neste ano para iniciar a preparação para o Candangão, Copa do Brasil, Copa Verde e Brasileirão Série D.
Além das classificações, o desempenho em campo do Capital também foi excepcional. Em treze partidas disputadas sob o comando de Kobayashi, foram nove vitórias e apenas uma derrota, além de outros três empates – dois destes nos confrontos de ida e volta pela finalíssima do Candangão, contra o Ceilândia. Após empatarem em dois confrontos, a final do distrital diante do Gato Preto foi decidida nas penalidades máximas, com o Alvinegro saindo vitorioso após um emocionante 4 a 3.