Chegar à final do Campeonato Candango é motivo de comemoração por várias razões. A mais óbvia delas é garantir o direito de seguir sonhando com o título local. Mas outro ponto de destaque é a permissão para prospectar um futuro melhor. E isso vale para o Ceilândia. Com a vitória na semifinal diante do Gama, o Gato Preto avançou à decisão do torneio local e confirmou um 2025 movimentado nos gramados com um calendário cheio.
Com a garantia de estar entre os dois melhores times da temporada profissional do Distrito Federal, o Ceilândia voltará a figurar no cenário nacional. O Gato Preto foi o primeiro time local a confirmar presenças nas próximas edições da Série D do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e da Copa Verde. A outra vaga candanga está reservada ao vencedor da semifinal entre Capital e Brasiliense.
Na Série D do Brasileirão, a Ceilândia viverá a oitava participação. A melhor lembrança vem do ano passado, quando o Gato Preto chegou às oitavas de final e chegou a sonhar de maneira firme com o acesso. A queda, em duelo equilibrado contra o Caxias, deixou o time alvinegro com o desejo de retornar para cumprir a missão. Com a ausência em 2024, a tentativa fica marcada para 2025.
O Ceilândia também garantiu a oitava participação na Copa do Brasil. No torneio nacional, a melhor participação do Gato Preto foi na temporada 2022, com a presença na terceira fase. Na Copa Verde, será a quinta presença. Neste ano, a equipe jogou a competição interestadual na condição de convidado após desistências e acabou caindo nas oitavas de final diante do Brasiliense.
O Candangão ainda não acabou, mas o Ceilândia cumpriu com louvor o primeiro objetivo e, mesmo antes da final, pode começar a planejar a temporada 2025 com a certeza de ter um calendário extenso. Ainda com o título local em jogo, o Gato Preto aguarda a definição do adversário contra quem tentará o tricampeonato. Independentemente do rival, as finais serão realizadas no Estádio Nacional Mané Garrincha.