Na tarde desta quarta-feira (28), as equipes do DF dão o primeiro passo em busca do título da Copa Verde 2024. Para esta edição, o Distrito Federal conta com três representantes. Em partida marcada para às 15h30, no Estádio Bezerrão, Ceilândia e Real Brasília se enfrentam em duelo regional pela primeira fase do torneio. Já o Brasiliense só joga na segunda fase, em 6 ou 13 de março. Os clubes tentam trazer a taça à capital federal pela terceira vez: Brasília, em 2014, foi o primeiro. Sete anos depois, foi a vez do Jacaré levantar o troféu.
Neste meio de semana, a primeira fase da Copa Verde 2024 é encerrada. Seis jogos acontecem nesta quarta-feira (28/2) e um na quinta-feira (29/2). Na última semana, o Trem-AP foi o primeiro classificado ao eliminar o Humaitá-AC. Dentre os outros jogos estão: Porto Velho-RO e Anápolis-GO; Real Noroeste-ES e Rio Branco-ES; Águia de Marabá-PA e Rio Branco-AC; União Rondonópolis-RO e Costa Rica-MS; Tocantinópolis-TO e Manauara-AM.
Criada em 2014, a Copa Verde veio para fazer frente à Copa do Nordeste e adicionar mais uma competição aos calendários dos clubes participantes. Nos dois primeiros anos, os campeões ganhavam vaga na Copa Conmebol Sul-Americana – com o Brasília sendo a primeira equipe do DF à competir internacionalmente -, mas a vaga foi extinta em 2016 para dar lugar à classificação direta para as oitavas da Copa do Brasil. Atualmente, clubes do Centro-oeste e da região norte participam do torneio, além do estado do Espírito Santo.
Clubes trazem a taça ao DF em duas oportunidades
Vice-campeão do Campeonato Candango de 2013, o Brasília, ao lado do Brasiliense foi um dos primeiros clubes do DF à participarem do torneio. Logo no primeiro ano de existência da competição, os colorados trouxeram a taça para a capital. Durante a campanha, a equipe vermelha obteve quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. Com oito gols marcados e quatro sofridos, o Colorado eliminou o CENE-MS, Cuiabá-MT e Brasiliense até chegar na grande final contra o Paysandu.
Na partida de ida, em Belém, o Colorado perdeu por 2 a 1 e necessitava apenas da vitória, dentro de casa. Para mais de 51 mil pessoas no Estádio Mané Garrincha, a partida foi emocionante. Primeiro, os colorados abriram 2 a 0 com gols de Gilmar e Alekito, mas deixou o ‘Papão’ – com um jogador a menos -, levar a decisão aos pênaltis com gol marcado no fim da partida. Nas penalidades, Artur, goleiro do clube candango, defendeu a última cobrança e deu o título ao Brasília: 7 a 6 para os donos da casa.
Sete anos depois, foi a vez do Brasiliense de Zé Love trazer o troféu novamente às terras candangas. Vice-campeão do Candangão para o rival Gama em 2020, o Jacaré foi incisivo durante toda a campanha na Copa Verde. Em oito partidas, a equipe amarela marcou 17 gols e sofreu outros dez, totalizando seis vitórias e dois empates. Até chegar à final, o time candango despachou clubes como Vitória-ES, Luverdense-MT, Atlético-GO e Vila Nova-GO.
Dentro de casa, a partida de ida da decisão foi vencida pelo Jacaré. Com gols de Sandy e Aldo, a equipe amarela bateu o Remo por 2 a 1 e foi para a partida final com a vantagem do empate para levantar a taça. Entretanto, os remistas levaram a decisão para os pênaltis, após devolverem os mesmos 2 a 1 do primeiro jogo. Nos pênaltis, 5 a 4 para os candangos e título para o Brasiliense.
Leia mais:
- Copa Verde: CBF veta Abadião e marca Ceilândia x Real Brasília no Bezerrão
- Fora de casa, Ceilândia volta a vencer e bate o Samambaia no Candangao BRB
- Candangão BRB: Real Brasília vence o Santa Maria e se afasta do rebaixamento
Quase lá…
Além dos candangos campeões, existem também aqueles que ficaram pelo caminho e por pouco não conquistaram a taça. Em 2014, Brasília e Brasiliense se enfrentaram nas semifinais da competição. Como já adiantado, o Colorado eliminou o Jacaré após duas partidas. No jogo de ida, no Estádio Serejão, o placar ficou em 3 a 0 para os colorados, com gols marcados por Gilmar e Marlon (2x). No confronto da volta, no Bezerrão, a equipe amarela venceu por 2 a 0, mas foi eliminada pelo placar agregado.
O Jacaré também ficou nas semifinais em 2022, um ano após conquistar a Copa Verde. Na ocasião, o Brasiliense foi eliminado pelo Vila Nova. A primeira partida ocorreu dentro da casa do Jacaré, no Estádio Serejão. Após 90 minutos, a partida terminou em 1 a 1: Luquinhas marcou para os donos da casa, enquanto Sousa marcou para os goianos. No jogo de volta, os alvirubros bateram o Jacaré por 2 a 1, com gols de Diego Tavares e Kaio Nunes – hoje no Real Brasília. Tobinha descontou para os candangos.
Outro clube do DF que quase faturou a taça foi o Gama, em 2016. O maior campeão candango chegou até as finais ao passar por Interporto-TO, Vila Nova-GO e Aparecidense-GO. O adverário da decisão foi o Paysandu, vice-campeão para o Brasília em 2014. Na partida de ida, o ‘Papão’ venceu por 2 a 0 e trouxe a vantagem para o Bezerrão. Dentro de casa, o alviverde bateu por 2 a 1, com dois gols de Grampola. No agregado, melhor para os paraenses: 3 a 2.