Por Bruno H. de Moura e Danilo Queiroz
Com menos de 48 horas para a bola rolar, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), enfim, bateu o martelo sobre o local do confronto candango da primeira fase da Copa Verde. Na tarde desta segunda-feira (26/2), a entidade máxima do futebol nacional confirmou Ceilândia x Real Brasília para o Estádio Bezerrão, no Gama. O jogo decisivo está marcado para quarta-feira (28/2), às 15h30.
O Gato Preto tinha a intenção de sediar o duelo no Abadião, local no qual cumpre o mando de campo em outras competições oficiais. No entanto, o alvinegro esbarrou em regras impostas pela CBF para o torneio regional e precisou se contentar em aceitar a transferência do duelo com o Real Brasília para o Bezerrão. No site oficial, a entidade chama para si a responsabilidade da mudança.
De acordo com os documentos oficiais, a troca do Abadião para o Bezerrão foi solicitada pelo Departamento de Competições (DCO) da entidade, responsável por mudanças do tipo. A explicação para a decisão é puramente técnica. “Ausência dos laudos vigentes do Estádio Maria de Lourdes Abadia (o Abadião), em Ceilândia/DF, no Sistema Estádios da CBF”, ressalta a justificativa publicada. O Gato Preto confirma a troca, embora cite ter sido feito por outras exigências diferentes de laudos.
Assim, o Ceilândia terá de arcar com o valor do aluguel do Bezerrão. Responsável pela gestão da arena no Gama, a Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL/DF) cobra R$ 2 mil por partida realizada. O Gama, por exemplo, paga a quantia no Campeonato Candango. No Abadião, também existe a taxa. No entanto, o valor de tabela fica em R$ 1 mil. O Gato Preto arca com o custo no torneio local.
Com o Bezerrão definido como palco do compromisso, Ceilândia e Real Brasília ajeitam os detalhes finais para a partida com contornos importantes para a sequência da temporada. Quem vencer o jogo terá outro enfrentamento candango, pois o Brasiliense espera como adversário na segunda fase da Copa Verde. Em caso de empate, o classificado será decidido nas penalidades máximas.