Prestes à estrear na Copa Verde nesta quarta-feira (28) contra o Ceilândia, os Leões do Planalto venceram o último teste antes da partida, ainda pelo Campeonato Candango BRB 2024. Debaixo de um sol escaldante no Estádio Defelê, o Real Brasília bateu o Santa Maria pelo placar mínimo e conquistou mais três pontos neste Candangão. O único gol da partida foi marcado por Guilherme, ainda no início da primeira etapa.
Focado na estreia da Copa Verde contra o Ceilândia, nesta quarta-feira, os Leões do Planato entraram com um misto de titulares e reservas para esta partida contra o Santa Maria – e deu certo. Os suplentes deram conta do recado e deixaram o Real Brasília em uma situação mais confortável na tabela de classificação, com sete pontos. Já o Santa Maria vive um momento delicado, com apenas três pontos conquistados ainda na primeira partida, quando venceu o Samambaia. Na próxima rodada, a Águia Grená enfrenta o Planaltina, no Estádio Bezerrão, às 15h30 do próximo sábado (2).
Foram poucos minutos até o Real Brasília se encontrar na partida e começar a aplicar pressão em cima diante do Santa Maria. Cedo, antes da marca de 10′, os donos da casa abriram o placar. Na subida pela direita, o lateral André Martini mandou ‘um balão’ em direção à área. O quique da bola enganou a defesa grená, e a bola caiu nos pés de Guilherme: o camisa 7 dominou e bateu cruzado, no canto esquerdo da meta defendida por Izael.
Mesmo à frente no placar, os Leões do Planalto seguiram em busca de ampliar o placar. Aos 11′, Michael Douglas desarmou no meio-campo e saiu em direção ao gol. Na batida, o atacante chutou colocado, e por pouco não ampliou o placar. Depois, foi a vez de Lucas Muzzi arriscar de longe em um chute rasteiro. O meia contou com um desviou para obrigar grande defesa de Izael. Aos 20′, Michael Douglas avistou Guilherme na infiltração. Após receber belo passe, o camisa 7 ficou no um contra um com o goleiro grená que fez outra grande defesa e impediu o segundo gol do atacante e do Real Brasília.
Frequentes erros de passe e tomadas de decisão equivocadas prejudicavam o jogo do Santa Maria. O Real se aproveitou da limitação e comandou a maior parte das ações. Perto dos 38′ – a sete minutos antes do fim da primeira etapa -, veio a primeira finalização do Santa Maria, após Thiago Wenes intereceptar um passe e dar uma enfiada para Brayan invadir a área. O chute acabou interceptado pela defesa realense. Dois minutos depois, Wenes arriscou de longe e mandou por cima da meta defendida pelo goleiro Pereira.
Foram poucos lances de prestígio durante a segunda etapa. Confortável com o resultado, o Real Brasília seguia no ataque, mas pecava no último passe e na finalização. Para o Santa Maria, faltava paciência e a equipe se mostrava nervosa com o resultado. Na etapa final, foram duas chegadas com perigo da Águia Grená: a primeira foi aos 6′, após Bryan sair em velocidade pelo lado esquerdo, passar pelo primeiro marcador e tocar para dentro da área. Natan não conseguiu finalizar. Outra chance veio com Thiago Enes, mais uma vez arriscando de longe, mas a bola foi para fora.
Leia mais sobre as equipes:
- Gama goleia o Santa Maria e chega à quarta vitória seguida no Candangão BRB
- Candangão BRB: reeditando a última final, Brasiliense bate o Real Brasília
- Faz o PIX, CBF! Real Brasília bate São Raimundo e avança na Copa do Brasil
Real Brasília – 1
Escalação: Pereira; André Martini, Davy, Garcia🟨, Gabriel Lima; Lucas Muzzi (Regino), Tássio, Juan (Arturzinho), Marcos Brazion (James); Michel Douglas 🟨 (Uederson 🟨) e Guilherme ⚽
Técnico: Dedê Ramos
Santa Maria – 0
Escalação: Izael, Pedro Henrique, David, Alexandre 🟨, Natan 🟨, Marcus Vinicius 🟨 (João Lucas), Ruan 🟨, Alessandro (William), Marquinhos Paracatu (Pedro), Brayan (Gustavo), Thiago Enes (Jonathas)
Técnico: Petrus Rodrigues