Por João Marcelo
A Série D começa no próximo sábado (04/05) para as duas equipes candangas, Brasiliense e Sobradinho. Neste ano, não há o modelo de disputar, dentro do seu grupo, contra times da sua região. Portanto, os clubes do Distrito Federal viajarão para Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Do restante, não há mudanças significativas e o desejo continua o mesmo: garantir o acesso.
O Distrito do Esporte analisará os seis adversários, um por dia, dos grupos A12 (Sobradinho) e A13 (Brasiliense). A análise ocorre por ordem alfabética e descriminará pontos positivos e negativos dos clubes. Mostraremos também, as colocações nos estaduais deste ano, assim como seus jogos, retrospecto nos anos anteriores e estádio onde mandam as partidas.
- Como chega a “nova” Caldense para a Série D
- Perdas importantes mudam o patamar do Ituano?
- Mudanças significativas dão esperança à Portuguesa
- Ânimo é a palavra chave do Serra para a estreia
União Recreativa dos Trabalhadores
Prestes a completar 80 anos, a URT chega para a sua quarta participação consecutiva na Série D. Em 2017 o clube mineiro fez boa campanha e por pouco não conseguiu o acesso. O Trovão Azul chegou às quartas de final contra o Globo-RN e perdeu a promoção à Série C nos pênaltis, após ter vencido em casa por 1 a 0 e perdido fora pelo mesmo placar. Em 2016 (contra Volta Redonda-RJ) e 2018 (Treze-PB), caiu nas pré-oitavas.
No estadual deste ano, a tenebrosa campanha do alviceleste quase o rebaixou. A salvação só veio na última rodada, com a vitória de virada sobre o já rebaixado Tupi e o empate entre Guarani e América-MG. Ambas ficaram com dez pontos na classificação final, porém a URT terminou com duas vitórias sobre uma do Guarani. O Trovão Azul balançou nove vezes a rede dos adversários e viu a sua ser balançada dezesseis vezes.
Campanha da URT no Mineiro-2019
- 1ª rodada – Patrocinense 2 x 1 URT
- 2ª rodada – URT 1 x 1 Caldense
- 3ª rodada – URT 1 x 1 Tombense
- 4ª rodada – Atlético-MG 4 x 0 URT
- 5ª rodada – URT 1 x 1 Boa Esporte
- 6ª rodada – América-MG 3 x 1 URT
- 7ª rodada – URT 1 x 0 Tupynambás
- 8ª rodada – URT 1 x 1 Cruzeiro
- 9ª rodada – Guarani 1 x 0 URT
- 10ª rodada – Villa Nova 1 x 0 URT
- 11ª rodada – URT 2 x 1 Tupi
Destaques da equipe mineira
As recentes conquistas da URT não serviram para uma boa campanha no estadual deste ano, o quase rebaixamento preocupa bastante a diretoria mineira. A frequente troca de técnicos, já foram quatro neste ano, mostra o quão sofrível está sendo a temporada. A preocupação aumenta para a Série D, o clube contratou alguns jogadores e não marcou um amistoso sequer, deixando a equipe sem entrosamento algum.
Outra preocupação é com os destaques do time. Cascata, experiente meia e campeão do interior em 2017 com o clube, vem sofrendo bastante com contusões. O jogador vem fazendo recuperação física e a torcida uerretense aguarda ansiosa seu retorno. Outro querido da torcida, Gladstone, com passagens por Cruzeiro, Palmeiras, Juventus-ITA e Sporting-POR, também sofre com contusões, mas tem a confiança da torcida para a Série D.
Tabela da URT na Série D
- 1ª rodada – Ituano x URT – 04/05 às 16:00 – Estádio Novelli Júnior (SP)
- 2ª rodada – URT x BRASILIENSE – 13/05 às 19:00 – Estádio Zama Maciel (MG)
- 3ª rodada – URT x Serra – 19/05 às 16:00 – Estádio Zama Maciel (MG)
- 4ª rodada – Serra x URT – 25/05 às 17:00 – Estádio Robertão (ES)
- 5ª rodada – BRASILIENSE x URT – 01/06 às 15:30 – Estádio Serejão (DF)
- 6ª rodada – URT x Ituano – 09/06 às 18:00 – Estádio Zama Maciel (MG)