A comitiva da FIFA esteve nesta quarta-feira (21/2) no Distrito Federal. A delegação, liderada por Sarai Bareman, diretora-chefe de futebol feminino da entidade, vistoriou a Arena BRB Mané Garrincha como parte das inspeções nas cidades-sedes concorrentes a receber a Copa do Mundo Feminina 2027. Além do estádio, ida ao CT do Brasiliense e Palácio do Planalto foram partes da agenda. O grupo ainda encontrou com o Presidente Lula e mandatários do esporte brasileiro. A série de visitas, que já passou pelo Rio de Janeiro, continua com Salvador e Recife.
Candidato à sede da Copa do Mundo Feminina em 2027, o Brasil passa por uma série de vistorias da Fifa desde a última terça-feira (20/2). A primeira cidade visitada foi o Rio de Janeiro. Logo após passagem pela cidade carioca, o grupo desembarcou no Distrito Federal nesta quarta-feira (21/2) e segue as inspeções até 23 de fevereiro. Os próximos destinos são Salvador e Recife. Apesar de apenas quatro estarem na agenda, caso o Brasil seja escolhido, dez cidades receberão os jogos.
Rio de Janeiro – Brasília
Como antecipado pelo Distrito do Esporte, o ponto de partida da série de vistorias ocorreu no Rio de Janeiro na última terça-feira (20/2). Na cidade carioca, o comitê da Fifa visitou o Estádio do Maracanã, palco indicado para receber a partida de abertura e a final da competição. Além da praça esportiva, o grupo inspecionou dois centros de treinamentos (um para equipe e outro para árbitras), hotéis e o centro de eventos Riocentro, uma das sugestões de locação para o Centro Internacional de Imprensa em 2027.
Nesta quarta-feira (21/2), a comitiva chegou ao Distrito Federal. Na capital do Brasil, a Arena BRB Mané Garrincha e o centro de treinamento do Brasiliense foram visitados. Após a vistoria e almoço, a delegação, em companhia do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, foi ao Palácio do Planalto e encontrou com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Esporte André Fufuca e o secretáro nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor Athirson Mazzoli.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, mostrou confiança na escolha pelo Brasil. “É um orgulho receber a delegação da Fifa em nosso país. Nestes dias, vamos mostrar em detalhes o projeto brasileiro para receber a Copa do Mundo de 2027. Tenho a certeza que faremos o melhor Mundial Feminino da história”. O ministro do Esporte, André Fufuca, falou aos jornalistas presentes no Palácio do Planalto. “Eles elogiaram a vistoria, falaram bem da estrutura dos estádios e citaram melhoria em relação à Copa do Mundo de 2014”.
No Palácio do Planalto, Lula falou que o país está apto a sediar a Copa Feminina, em 2027. “Tenho certeza que nosso país, por sua tradição no futebol e pela estrutura de estádios já construídos, tem plena capacidade de receber esse evento, num momento de ascensão do futebol feminino no Brasil e no mundo”. O presidente do Brasil completou. “Será um momento de grande visibilidade para estimular o futebol feminino”.