Por João Marcelo
A Série D começa no próximo sábado (04/05) para as duas equipes candangas, Brasiliense e Sobradinho. Neste ano, não há o modelo de disputar, dentro do seu grupo, contra times da sua região. Portanto, os clubes do Distrito Federal viajarão para Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Do restante, não há mudanças significativas e o desejo continua o mesmo: garantir o acesso.
O Distrito do Esporte analisará os seis adversários, um por dia, dos grupos A12 (Sobradinho) e A13 (Brasiliense). A análise ocorre por ordem alfabética e descriminará pontos positivos e negativos dos clubes. Mostraremos também, as colocações nos estaduais deste ano, assim como seus jogos, retrospecto nos anos anteriores e estádio onde mandam as partidas.
- Como chega a “nova” Caldense para a Série D
- Perdas importantes mudam o patamar do Ituano?
- Mudanças significativas dão esperança à Portuguesa
Sociedade Desportiva Serra Futebol Clube
Quarto maior vencedor do Campeonato Capixaba com seis títulos, o Serra estreia na Série D. Apesar de ser a primeira vez do clube na quarta divisão, consta em sua história participações em outras séries, cinco na C e duas na B. Nessas disputas, a melhor campanha foi um terceiro lugar em 1999, ano de sua estreia em competições nacionais e até hoje, o único acesso da equipe capixaba.
O ano começou com muita expectativa para a Cobra Coral. Mas não era para menos, o clube tinha pela frente Campeonato Capixaba, Copa do Brasil e Série D, além de ostentar o título de atual campeão do estadual. Porém, a euforia de um novo título ficou pelo caminho. O tricolor caiu nas quartas para o Rio Branco com uma campanha final de quatro vitórias, dois empates e cinco derrotas, além de quinze gols feitos e quatorze sofridos.
Campanha do Serra no Capixaba-2019
- 1ª rodada – Serra 2 x 3 Real Noroeste
- 2ª rodada – Rio Branco de Venda Nova 0 x 1 Serra
- 3ª rodada – Serra 0 x 1 Atlético
- 4ª rodada – Desportiva Ferroviária 3 x 1 Serra
- 5ª rodada – Serra 3 x 1 Tupy
- 6ª rodada – Vitória 1 x 0 Serra
- 7ª rodada – Serra 1 x 0 Rio Branco
- 8ª rodada – Serra 1 x 1 Estrela do Norte
- 9ª rodada – Castelo 1 x 5 Serra
- Quartas de final (ida) – Serra 0 x 1 Rio Branco
- Quartas de final (volta) – Rio Branco 1 x 1 Serra
Destaques do time capixaba
Apesar de não conseguir novamente o título capixaba, o Serra fez história em outra competição. Na primeira fase da Copa do Brasil, o Tricolor Serrano recebeu em seu estádio, Robertão, o Remo e conseguiu a vitória pelo placar de 1 a 0. Com o triunfo, os capixabas conseguiram acesso à segunda fase – foi a segunda vez na história que um clube capixaba avançou – e foram eliminados para o Vasco da Gama, ao serem derrotador por 2 a 0.
O atual técnico, Gian Rodrigues, assumiu o clube no segundo jogo das quartas, contra o Rio Branco e por pouco não conseguiu classificar a equipe. Esse fato animou os torcedores que veem um bom futuro com o novo comandante. Além dele, Diego Noronha e Lessinho são outros nomes importantes na equipe capixaba. Das novas contratações, destaca-se o zagueiro Aislan, que acumula passagens por Vasco e São Paulo.
Outro fator positivo para os capixabas é o seu estádio, Robertão. A casa do Serra tem capacidade para duas mil pessoas, se tornando um verdadeiro caldeirão para os adversários. A apaixonada torcida está esperançosa para a competição nacional e prepara uma rua de fogo para a estreia do time contra o Ituano em 11 de maio às 17:00, partida válida pela segunda rodada.
Tabela do Serra na Série D*
- 1ª rodada – BRASILIENSE x Serra – 04/05 às 15:30 – Estádio Serejão (DF)
- 2ª rodada – Serra x Ituano – 11/05 às 17:00 – Estádio Robertão (ES)
- 3ª rodada – URT x Serra – 19/05 às 16:00 – Estádio Zama Maciel (MG)
- 4ª rodada – Serra x URT – 25/05 às 17:00 – Estádio Robertão (ES)
- 5ª rodada – Ituano x Serra – 01/06 às 16:00 – Estádio Novelli Júnior (SP)
- 6ª rodada – Serra x BRASILIENSE – 09/06 às 18:00 – Estádio Robertão (ES)
*Datas, horas e locais dos jogos poderão sofrer alterações.