Está definido: na primeira fase da Copa do Brasil, o Brasiliense viajará até o nordeste do país, para enfrentar o Itabaiana-SE. O confronto foi definido em sorteio realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na tarde desta terça-feira. Melhor ranqueado no RNC, o Jacaré terá de jogar fora de casa, mas contará a vantagem do empate para avançar para a segunda fase da competição. Sem data definida, podendo ser disputada em 21 ou 28 de fevereiro, a partida entre os clubes acontecerá no Estádio Etelvino Mendonça, no interior de Sergipe.
Originado pela fusão entre as equipes Brasil Football Club e o Balípodo Club Santa Cruz, em 1938, o Associação Olímpica de Itabaiana foi fundada em 1938. Entretanto, o batismo oficial da equipe foi Botafogo Football Club, mas, por apenas três messes, até receber a nomenclatura atual. No estado de Sergipe, o “Tremendão” é o terceiro maior vencedor, com 11 taças conquistadas. À frente estão o Confiança, com 22 títulos, e o maior campeão com 37 troféus, o Sergipe.
Atual campeão, o Itabaiana manteve uma boa base do elenco do ano passado, mas ainda não venceu no Campeonato Sergipano desta temporada. Atualmente, a equipe ocupa a lanterna da competição, sem ter marcado nenhum gol e com a segunda pior defesa. Com três derrotas em três partidas, o Tremendão vive a pressão da demissão do técnico Aílton Silva, no cargo desde novembro de 2023. Esta é a pior sequência do Tricolor na história do estadual e ultrapassou a marca de 2014, em que o clube havia perdido as duas primeiras partidas do torneio.
Entretanto, em 2023 o roteiro foi outro. Depois de onze anos, o Tremendão chegou ao décimo primeiro título de Campeonato Sergipano com autoridade. Em dois jogos, o clube somou 4 a 0 no agregado contra o Confiança e voltou a erguer o troféu. Dentre os destaques, um ídolo do clube: o camisa 11 Matheus. O meia conquistou o estadual pelo clube em 2005 e aos 40 anos, retornou ao Itabaiana para levantar a taça mais uma vez.
- Brasiliense encontra dificuldades, mas vence Santa Maria com gol de Tarta
- Sem sequer atuar com a camisa do clube, Betinho rescinde com o Brasiliense
- Jejum quebrado: após quase seis anos, Ceilândia volta a vencer Brasiliense
Durante a primeira fase da Copa do Brasil, os confrontos serão em partida única. os times piores colocados no ranking de clubes da CBF, divulgado no fim do ano passado, jogarão em casa, enquanto os times mais bem colocados avançam com um empate. Caso avance para a segunda fase, o Brasiliense jogará em casa, e enfrentará o vencedor do confronto entre Operário de Várzea Grande x Criciúma.