Prestes a iniciar a terceira rodada, o Candangão BRB 2024 ganhou contornos de experiência com o anúncio do centroavante Nunes na última quarta-feira (24/1). A nova contratação do Gama, de 42 anos, se tornou o atleta mais longevo da atual edição do distrital. Além do atacante, outros 17 jogadores com idade igual ou superior a 35 anos desfilam experiência nos gramados do Distrito Federal. Entre os clubes, o Capital é o que possui mais profissionais listados.
Anunciado como um dos principais reforços para a temporada gamense, o centroavante Nunes puxa a fila dos experientes. O atacante completou 42 anos em janeiro deste ano. Na segunda posição, outro atleta do alviverde candango: o zagueiro Emerson, 40 anos. Os dois jogadores são os únicos quarentões na elite do futebol candango. O Gama ainda conta com outro profissional na lista: o goleiro Gleibson de 36 anos.
O Brasiliense conta com dois atletas na lista: os meias Aldo e Allan Dias, ambos com 35 anos. Também com dois profissionais de 35 anos, o Ceilandense é representado por Gilson Somália e Rodrigo Menezes. Pedro Bambu (36 anos), meia do Ceilândia; Tonhão (36), zagueiro do Planaltina; Uederson (38), atacante do Real Brasília; e Erisvaldo (37), zagueiro do Santa Maria, continuam a listagem.
Capital lidera ranking
Terceiro colocado no Candangão BRB, o Capital é o clube com mais jogadores na lista: sete. O zagueiro Éder Lima é o mais experiente com 37 anos. O defensor completará 38 em fevereiro, durante a primeira fase da competição. Outro que aumentará a idade, também em fevereiro, em meio à briga pela semifinal é o atacante Wallace Pernambucano, hoje com 36 anos. Na defesa, o goleiro Léo Rodrigues é mais um atleta com 36 anos no plantel da Coruja.
Outros quatro atletas do Capital completam a lista, todos com 35 anos. O atacante Deivid é o único que completará 36 anos – em fevereiro – durante a competição. O lateral Éverton Silva (36 em agosto) e o zagueiro Luiz Domingues (aniversário em setembro) adicionam experiência ao sistema defensivo. Finalizando a turma de veteranos, o meia Marconi aniversaria em junho.
Minutagem alta dos atletas
Dos atletas citados, apenas seis ainda não entraram em campo. Allan Dias (Brasiliense), Emerson (Gama) e o recém-contratado Nunes (Gama) não foram relacionados para as duas primeiras partidas do Candangão BRB. Léo Rodrigues (Capital), Erisvaldo (Santa Maria) e Luiz Domingues (Capital) – este não foi relacionado para a segunda rodada – não saíram do banco de reservas.
Já os que entraram em campo, a minutagem é alta. Aldo (Brasiliense), Éder Lima (Capital), Pedro Bambu (Ceilândia) e Tonhão (Planaltina) jogaram os 90 minutos nas duas partidas iniciais da competição. Éverton Silva (Capital), Uederson (Real Brasília), Marconi (Capital), Rodrigo Menezes (Ceilandense) e Wallace Pernambucano (Capital) foram titulares nos confrontos, mas foram substituídos no decorrer do jogo.
O goleiro Gleibson (Gama) substituiu Renan Rinaldi no intervalo do primeiro confronto e disputou os 45 minutos finais na estreia da competição. Na segunda rodada, o arqueiro ficou no banco. Zagueiro do Ceilandense, Somália foi titular no primeiro jogo, mas não foi relacionado para o segundo. Reserva nas duas primeiras rodadas, o atacante Deivid entrou no decorrer dos confrontos, sendo o autor do único gol na vitória do Capital contra o Gama no último domingo (21/1).
Veja os jogadores listados:
- BRASILIENSE
Aldo – 35 anos
Allan Dias – 35 anos - CAPITAL
Éder Lima – 37 anos
Wallace Pernambucano – 36 anos
Léo Rodrigues – 36 anos
Deivid – 35 anos
Marconi – 35 anos
Éverton Silva – 35 anos
Luiz Domingues – 35 anos - CEILANDENSE
Gilson Somália – 35 anos
Rodrigo Menezes – 35 anos - CEILÂNDIA
Pedro Bambu – 36 anos - GAMA
Gleibson – 36 anos
Emerson – 40 anos
Nunes – 42 anos - PLANALTINA
Tonhão – 36 anos - REAL BRASÍLIA
Uederson – 38 anos - SANTA MARIA
Erisvaldo – 37 anos