Por Bruno H. de Moura, da Rua Javari, em São Paulo
O Canaã tinha uma ingrata missão na sua estreia pela Copa São Paulo de Futebol Jrs. 2024, agora representando o futebol candango. Convidado a participar do torneio pela Federação Paulista de Futebol (FPF), o time foi sorteado em grupo complicado, com a Juventus da Mocca, o Coritiba/PR e Monte Azul-SP.
A despeito do bom início nos dois tempos do jogo desta sexta-feira (05/01) em São Paulo, o time do Canaã sucumbiu ao forte calor e à qualidade do Coritiba/PR, sendo derrotado por 2 a 0 com um gol de pênalti e outro contra do adversário. O resultado podia ser pior e, pelo volume de jogo nos 90 minutos, não foi dos piores.
1ª Etapa: Controle Paranaense
Os primeiros movimentos foram até disputados igualitariamente entre os times. O Coritiba/PR tem um forte setor direita, onde constrói a maioria de suas jogadas. Já o Canaã puxada a partida pelo meio. Essa paridade durou até os 10′ iniciais, quando o Coritiba/PR passou a tomar conta do jogo em completo.
Aos 13′ da primeira etapa o atacante Ruan Assis invadia a área do Canaã pela ponta esquerda, quando o marcador A. Fernandes deu um carrinho lateral dentro da área. Atacante parananense no chão e pênalti assinalado. Na batida, Jean Gabriel mandou no canto esquerdo, o mesmo do goleiro Madeira, que não defendeu. 1 a 0 Coritiba.
O Vento Forte Candango até buscava reação, mas os toques rápidos de passe e as infiltrações pelos lados do Coritiba/PR controlavam as ações. Hilton, Ruan Assis e Jorge se destacavam.
A parte final do primeiro tempo foi marcada por muitos atendimentos médicos. Choque forte de cabeça, entradas duras dos dois times, pausas para hidratação. No final do primeiro tempo o treinador do Canaã teve de sacar Keven Lucas contundido e colocar Eduardo Ribeiro. Aos 50′ o árbitro encerrou a partida.
2º Tempo: Gol contra e controle do Coritiba/PR
O conômetro não tinha passado de 3 minutos quando o Coritiba/PR cobrou escanteio pela esquerda de ataque e Cauan Cebola, sozinho, livre, na área, tocou para seu próprio patrimônio. Era gol contra e 2 a 0 para o Coxa Branca.
A alteração promovida por Mairon César no intervalo mal tinha tempo de ter efeito. João Gabriel, apagado na criação, deu lugar a Iago Reis. O Coritiba/PR não dava chance para o Canaã respirar e Jean Gabriel bateu falta perigosa para defesa de Madeira.
Aos 8” foi a vez do Canaã chegar com perigo pela primeira vez. Cobrança de escanteio na direita, bola dividida no alto e melhor para Arthur Fernandes cabecear e o goleiro Pedro Morisco realizar grande defesa. Aos 9”, novamente, o goleiro salvara o Coritiba/PR, dessa vez após Kaillan da entrada da área receber bom passe, girar o corpo e chutar no canto, novamente defendido pelo goleiro.
Os candangos cresciam no jogo e Gulherme Bossle trocou dois jogadores. Hilton N. por Bryan e Kauã por Whalacy.
Aos 17″ o Canaã construiu jogadora muito perigosa pelo lado esquerdo. O lateral do Canaã perdeu a bola, na sobra, Maurício recebeu a bola, mas foi calçado e derrubado por Bryan do Coritiba/PR. O árbitro nada marcou.
A partida seguia pegada e com várias mudanças dos dois treinadores. Com a permissão para 6 trocas na competição, as alterações eram seguidas de mais e mais trocas. O Coritiba/PR controlava as ações, agora pelo meio. Já o Canaã tentava, mas sua efetividade ofensiva, visto no início da segunda etapa, passou com o tempo. Ao final, 2-0 para o Coritiba/PR e uma missão ingrata para o Vento Forte Candango nas próximas rodadas do torneio.
O que vem por aí
O Canaã volta a entrar em campo pela Copa São Paulo de Futebol Júnior na próxima segunda-feira (08/1). O Canaã enfrenta os donos da casa, a Juventus, às 11h, no Estádio Conde Rodolfo Crespi, famosa Rua Javari. A partida será transmitida através do YouTube pelo canal Futebol Paulista. O representante do Distrito Federal precisa pontuar para colocar um pé na próxima fase da Copinha. Na última rodada, o time candango enfrenta Monte Azul-SP.
Canaã-DF 0
Escalação: Madeira; Cauan Cebola ⚽(contra) (Luis Filipe), Matheus, Bryan, João Gabriel (Iago Reis); A. Fernandes, Marllon🟨, Kaillan (Gabriel Magno); Pedro Bahia Hulk), Keven Luan (Eduardo Ribeiro), Maurício (Vitor Torres).
Técnico: Mairon César
Coritiba-PR 2
Escalação: Pedro Morisco; Felipe Guimarães, Guilherme Aquino, Kauê, Jorge (Henrique); João Vitor, Hilton N. (Bryan), Jean Gabriel ⚽(Keder Jr.); Kauã (Whalacy), Lucas Ronier (Rafael Fonseca), Ruan Assis (Rian Alves).
Técnico: Guilherme Bossle