Classificados para a Copa do Brasil 2024, Brasiliense e Real Brasília conheceram os possíveis adversários na competição na última sexta-feira (8/12). A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o Ranking Nacional de Clubes (RNC) 2024 e assim, as equipes da capital federal tiveram as chaves definidas. O Jacaré ficará no pote C e enfrentará um clube do pote G, enquanto o Real Brasília, componente do pote H, disputará uma vaga na segunda fase contra times do pote D.
Vice-campeão candango, o Brasiliense ocupa a 57ª posição no RNC 2024. Entre os classificados à primeira fase da Copa do Brasil, o Jacaré foi alocado no pote C e enfrentará equipes do pote G, são elas: Athletic-MG, Nova Venécia-ES, Maranhão-MA, Itabaiana-SE, Costa Rica-MS, Murici-AL, River-PI, GAS-RR, Villa Nova-MG e Ji-Paraná-RO. A equipe do Distrito Federal disputará a partida única como visitante, mas com vantagem do empate.
Componente do pote H, o Real Brasília ficou na 221ª posição no RNC 2024, quarta melhor equipe do Distrito Federal ranqueada. O Leão do Planalto brigará por uma vaga na segunda fase as equipes do pote D. Os possíveis adversários da equipe auri-anil são Amazonas-AM, São Raimundo-RR, Jacuipense-BA, Tocantinópolis-TO, Portuguesa-RJ, Retrô-PE, Caxias-RS, Cascavel-PR, São Bernardo-SP e Nova Iguaçu-RJ. O campeão candango de 2023 jogará em casa, mas precisa de uma vitória para seguir adiante na competição.
Datas da competição
A primeira fase será disputada entre 20 e 29 de fevereiro e todos os confrontos serão jogos únicos com a vantagem do empate para o visitante. Na segunda fase, também em partida única, mas sem vantagem de empate, os duelos estão marcados para ocorrer entre 5 e 14 de março. A partir da terceira fase, os embates serão de ida e volta. A final da Copa do Brasil ocorrerá em dois domingos: 3 e 10 de novembro.
Veja os potes da Copa do Brasil 2024
Pote A (enfrenta o Pote E)
Corinthians-SP, Fortaleza-CE, América-MG, Internacional-RS, Bahia-BA, Atlético-GO, Cruzeiro-MG, Cuiabá-MT, Coritiba-PR e Vasco-RJ.
Pote B (enfrenta o Pote F)
Juventude-RS, Sport-PE, CRB-AL, Criciúma-SC, Sampaio Côrrea-MA, Tombense-MG, Ituano-SP, Operário-PR, ABC-RN e Remo-PA.
Pote C (enfrenta o Pote G)
Botafogo-SP, Brusque-SC, Paysandu-PA, Volta Redonda-RJ, Ypiranga-RS, Confiança-SE, Ferroviário-CE, Brasiliense, América-RN e Aparecidense-GO
Pote D (enfrenta o Pote H)
Amazonas-AM, São Raimundo-RR, Jacuipense-BA, Tocantinópolis-TO, Portuguesa-RJ, Retrô-PE, Caxias-RS, Cascavel-PR, São Bernardo-SP e Nova Iguaçu-RJ.
Pote E (enfrenta o Pote A)
ASA-AL, Real Noroeste-ES, União Rondonópolis-MT, Moto Club-MA, Maringá-PR, Sousa-PB, Fluminense-PI, Águia de Marabá-PA, Cianorte-PR e Marcílio Dias-SC.
Pote F (enfrenta o Pote B)
Operário VG-MT, Humaitá-AC, Trem-AP, São Luiz-RS, Treze-PB, Operário-MS, Porto Velho-RO, Anápolis-GO, Rio Branco-AC e Iguatu-CE.
Pote G (enfrenta o Pote C)
Athletic-MG, Nova Venécia-ES, Maranhão-MA, Itabaiana-SE, Costa Rica-MS, Murici-AL, River-PI, GAS-RR, Villa Nova-MG e Ji-Paraná-RO.
Pote H (enfrenta o Pote D)
Real Brasília, Manauara-AM, Independente-AP, Itabuna-BA, Petrolina-PE, Audax Rio-RJ, Olaria-RJ, Água Santa-SP, Portugesa Santista-SP e Capital-TO.
Classificados à terceira fase
- Athletico-PR
- Atlético-MG
- Botafogo-RJ
- Ceará-CE
- Flamengo-RJ
- Fluminense-RJ
- Goiás-GO
- Grêmio-RS
- Palmeiras-SP
- RB Bragantino-SP
- São Paulo-SP
- Vitória-BA