21.5 C
Brasília
sábado, 23 de novembro de 2024

Copa do Brasil 2024 conhece mais um classificado; veja as equipes

Audax Rio é contemplado com uma vaga na Copa do Brasil 2024 após título do Fluminense na Copa Libertadores da América. Ainda restam nove vagas para fechar os 92 clubes classificados à competição mata-mata

- Continua após a publicidade -

Campeão da Copa Libertadores da América no último sábado (4/11) contra o Boca Juniors, o Fluminense garantiu a vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil 2024. Com a alocação do tricolor em fase posterior na competição, uma vaga para o Rio de Janeiro foi aberta. O Audax Rio, vice-campeão da Taça Rio 2023, foi contemplado e disputará o torneio pela primeira vez na história. O Distrito do Esporte separou os clubes por estado e as vagas restantes.

A vaga do Fluminense na Copa do Brasil já estava confirmada por ser o campeão carioca de 2023. Porém, o título no Rio de Janeiro deixou o tricolor na primeira fase da competição. No último sábado (4/11), a equipe comandada por Fernando Diniz derrotou o Boca Juniors por 2 a 1, gols de Cano para o Fluminense e Advíncula para o clube argentino no tempo normal, e John Kennedy, na prorrogação, para decretar o primeiro título do continente para o time das Laranjeiras. Assim, o clube carioca conquistou uma das 12 vagas diretas à terceira fase da Copa do Brasil 2024.

- Continua após a publicidade -

Desta forma, o Fluminense abriu uma vaga na Copa do Brasil para o Rio de Janeiro. O Audax Rio, vice-campeão da Taça Rio, obteve a honraria e disputará a competição mata-mata pela primeira vez na história. Vale lembrar que o campeão da Copa Rio, Portuguesa, poderia escolher entre a Série D do Brasileirão e a Copa do Brasil, e optou por jogar a quarta divisão nacional, deixando a vaga no mata-mata para o Olaria, vice-campeão da Copa Rio.

Clubes confirmados na Copa do Brasil

Até o momento, 83 equipes estão classificadas para a próxima edição da Copa do Brasil. Quatro delas já na terceira fase: Fluminense (campeão da Copa Libertadores), São Paulo (campeão da Copa do Brasil), Goiás (campeão da Copa Verde 2023) e Ceará (campeão da Copa do Nordeste). Mais oito clubes irão direto à terceira fase, são eles: campeões da Série A e Série B do Brasileirão, e mais os seis mais bem classificados da primeira divisão nacional.

Fora os 12 clubes que irão direto à terceira fase, 80 vagas serão oriundas das competições estaduais e distrital. Confirmados estão as seguintes equipes: Rio Branco e Humaitá (Acre); ASA, CRB e Murici (Alagoas); Trem e Independente (Amapá); Amazonas e Manauara (Amazonas); Bahia, Jacuipense e Itabuna (Bahia); Fortaleza, Iguatu e Ferroviário (Ceará); Brasiliense e Real Brasília (Distrito Federal); Real Noroeste e Nova Venécia (Espírito Santo); e Atlético Goianiense, Anápolis e Aparecidense (Goiás).

Real Brasília campeão do Candangão 2023
Foto: Júlio César Silva/Real Brasília

A lista continua com Maranhão, Moto Club e Sampaio Côrrea (Maranhão); Cuiabá, União Rondonópolis e Operário VG (Mato Grosso; Costa Rica e Operário (Mato Grosso do Sul); Atlético, América, Athletic, Cruzeiro e Tombense (Minas Gerais); Águia de Marabá, Remo e Paysandu (Pará); Treze e Sousa (Paraíba); Athletico, Cascavel, Operário, Maringá e Coritiba (Paraná); Sport, Retrô e Petrolina (Pernambuco); River e Fluminense (Piauí); e Flamengo, Vasco, Volta Redonda, Botafogo, Audax e Olaria (Rio de Janeiro).

Completam América e ABC (Rio Grande do Norte); Grêmio, Caxias, Internacional, Ypiranga e São Luiz (Rio Grande do Sul); Porto Velho e Ji-Paraná (Rondônia); São Raimundo e GAS (Roraima); Criciúma e Brusque (Santa Catarina); Palmeiras, Água Santa, Red Bull Bragantino, Ituano, São Bernardo e Portuguesa Santista (São Paulo); Itabaiana e Confiança (Sergipe); e Tocantinópolis e Capital (Tocantins).

Briga pelas vagas restantes

Ainda há nove vagas em disputa: campeões da Série A e Série B do Brasileirão, seis pela primeira divisão nacional e mais uma oriunda da Copa Santa Catarina. Na competição catarinense, quatro clubes brigam por um lugar na Copa do Brasil. O Hercílio Luz enfrenta o Marcílio Dias em dois confrontos na primeira semifinal. Na outra, Concórdia e Avaí duelam pela segunda vaga na decisão do torneio. O campeão se classifica à primeira fase da Copa do Brasil.

Na segunda divisão nacional, o primeiro colocado Vitória, com 65 pontos e cinco à frente do vice-líder, pode deixar a vaga bem encaminhada neste domingo (5/11). A equipe baiana enfrenta o Vila Nova às 18h, no estádio Barradão, na Bahia. Caso vença, abre oito pontos do segundo colocado e pode chegar a nove do quinto, conquistando o acesso à elite do futebol nacional. Para a Copa do Brasil, precisará esperar mais uma rodada. Com possíveis oito pontos à frente, e com nove restando para fechar o campeonato, a vaga ficará encaminhada.

A elite do futebol nacional garante sete vagas à terceira fase da Copa do Brasil. Botafogo, Palmeiras, Grêmio, RB Bragantino, Atlético-MG, Flamengo e Athletico-PR são os sete primeiros colocados até o momento. Todos já estão com vagas garantidas à primeira fase da competição mata-mata, mas caso terminem nos sete primeiros lugares da Série A do Brasileirão, avançam direto à terceira fase. Desta forma, abrem mais vagas às respectivas federações estaduais.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P