No último fim de semana aconteceu a grande decisão da Segunda Divisão do Campeonato Candango. Em campo, o Ceilandense derrotou o Planaltina por 2 a 0 e se consagrou o campeão da competição local. Anteriormente, o Dragão Rubro-Negro e o Galo do Planalto haviam garantido outra glória, a vaga no Candangão da próxima temporada. Com a ascensão de ambos os clubes, a edição 2024 do Campeonato Candango não contará com clubes do entorno do Distrito Federal.
Esta será a segunda temporada consecutiva que o Candangão, primeiro escalão e principal competição do futebol local, não terá times com sede em Goiás ou Minas Gerais. No ano passado, já não houveram representantes de fora do Distrito Federal após 21 anos. A última vez que isso aconteceu foi em 2001, no início do século atual. Na atual temporada, Grêmio Valparaíso e Luziânia, ambos do Entorno Sul do quadradinho, tentaram conquistar o acesso, mas sem sucesso.
– Clique e saiba mais
– CBF divulga tabela detalhada do Brasileirão Feminino Sub-17
– Confira as premiações individuais entregues ao fim da Segundinha
– Cerrado perde para o Corinthians e chega à segunda derrota seguida no NBB
O Greval acabou sendo eliminado ainda na primeira fase da Segunda Divisão do Campeonato Candango. Situada no grupo A, a equipe terminou na quinta e penúltima colocação, com quatro pontos. O clube conquistou apenas uma vitória, um empate e três derrotas em cinco jogos. O esquadrão terminou somente à frente do SESP/Samambaense. Na história, o Grêmio Valparaíso jamais disputou a primeira divisão do Candangão.
No grupo B, o Luziânia era um dos grandes favoritos para conquistar o acesso. A Igrejinha passou na segunda colocação, com 10 pontos. Porém, nas semifinais da competição local, enfrentou o Planaltina e acabou sendo eliminado. Na partida de ida, o Galo do Planalto venceu por 1 a 0. Precisando somente de um empate na volta, o clube colocou o regulamento embaixo do braço e empatou em 1 a 1, avançando para a finalíssima.
Com a eliminação dos chamados ‘forasteiros’ e com o acesso de Ceilandense e Planaltina, o Candangão 2024 será disputado por Brasiliense, Capital, Ceilândia, Gama, Paranoá, Samambaia, Santa Maria e Real Brasília, além dos dois clubes vindos da Segundinha. A maior competição futebolística do Distrito Federal da temporada que vem ainda não tem data para acontecer, mas deve começar entre o fim de janeiro e o início de fevereiro.