Está chegando a estreia dos representantes do DF no Novo Basquete Brasil (NBB). Após as últimas campanhas frustrantes na competição, o Brasília Basquete espera afastar as campanhas antecedentes e retornar aos tempos áureos do clube. Para alcançar o objetivo de chegar pelo menos nos play-offs, nesta terça-feira (16), por meio de suas redes sociais, a equipe anunciou o elenco que vestirá a camisa alviceleste durante a temporada. Os 13 atletas comandados pelo treinador Dedé Barbosa farão sua estreia às 16h desse sábado (21), diante do Corinthians, no Ginásio Nilson Nelson.
Do time da última temporada, apenas três jogadores permanecerão no plantel. O cria da base Vilarinho vai para o segundo NBB da carreira após estrear na última edição com a camisa do Brasília Basquete. Durante a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) de 2023, o armador de 19 anos esteve emprestado ao Pato Basquete. Allan Beller também é cria da base e vem para o segundo ano na equipe principal. Mesmo com péssimo desempenho do time na tabela, o ala foi um dos destaques do clube alviceleste. Gui Bento é outro remanescente do elenco anterior, mas já havia passado pelo clube durante a temporada 2019/20 e retornou em 22/23. Vindos da base, o trio formado por Emerson Bahia, Thiago Brasil e Gustavo da Silva irá para a sua primeira temporada no profissional.
Outros dois rostos conhecidos foram contratados pela diretoria. Um deles é Deryk Ramos, que havia atuado pela franquia durante 2015 e 2017. Em sua primeira temporada na equipe, o armador foi campeão da Liga Sul-Americana de 2015. O mesmo ainda foi responsável por fazer as cestas que definiram os dois jogos da decisão, sendo eleito o MVP das finais. Outro que já vestiu a camisa do Brasília é Paulo Lourenço. O ala de 1,96 foi revelado pelo clube na temporada 2015/16 e se transferiu ao Fortaleza dois anos depois. Se mudou para o Paraná para defender o Pato Basquete e em 2020 retorna à capital federal para defender o Cerrado Basquete, onde ficou por três anos.
Revelado pelo Corinthians, o ala-armador Dalaqua terá sua primeira experiência longe do Timão, onde passou os quatro primeiros anos da carreira e será o camisa 8 do Brasília durante essa temporada de NBB. Vindo do Mogi das Cruzes, o pivô Tom, de 2,04 de altura, atuará na capital federal pela primeira vez e fecha a lista de brasileiros. O pivô Tony Criswell, acompanhado dos ala-armadores Thomás Cooper e Alaewke, nascidos nos Estados Unidos, chegam ao Brasília Basquete após se destacarem em ligas inferiores dos Estados Unidos, Argentina e Paraguai, respectivamente.
O treinador Dedé Barbosa falou sobre a reformulação e sobre os novos comandados. “Os treinos estão muito bons. Todo mundo se empenhando para entregar seu máximo e entender o que eu quero de cada um. Nossa esperança está no entrosamento dos atletas. É difícil no início você juntar diversos jogadores que nunca jogaram juntos, mas com o tempo vão de adaptando ao estilo de jogo. Estamos treinando todos os dias para poder recuperar o tempo da pré temporada que não podemos contar com todos os atletas”, contou o comandante.
O reformulado Brasília Basquete dará os seus primeiros quiques no NBB 23/24 neste sábado (21) contra o Corinthians, no Ginásio Nilson Nelson, às 16h.
ELENCO DO BRASÍLIA BASQUETE PARA O NBB 23/24
Pivô: Tony Criswell, Tom, Emerson Bahia
Ala-pivô: Tiago Brasil
Ala: Allan Beller, Paulo Lourenço, Gui Bento
Ala-armador: Thomas Cooper, Alaewke, Dalaqua
Armador: Vilarinho, Deryk Ramos, Gustavo