Aos poucos, Brasília vai se firmando como um celeiro de craques. É quase rotineiro vermos jogadores nascidos em Brasília ascendendo em grandes competições no futebol nacional e internacional. Durante a última rodada do Campeonato Brasileiro, foi a vez de Kauan Santos, nascido em Planaltina, estrear com a camisa do Palmeiras diante do Bragantino. Na mesma equipe, Endrick, uma das maiores promessas do Brasil, também cria da capital.
Diversos motivos explicam o ascendimento desses jogadores. Estudos mostram que fatores como classe social e IDH afetam diretamente a formação de um atleta de alto rendimento. Como as regiões administrativas do DF contam com altos níveis de classe sociais, são naturalmente lugares mais propícios para jovens praticarem esportes por longos períodos sem supervisão. Isso gera um maior desenvolvimento cognitivo. Fatores como alimentação e saúde também estão ligadas à maiores habilidades de força, resistência, tomadas de decisão e leituras de jogo.
Tamanha ascensão é vista ao analisarmos os últimos 10 anos. Nesse período, jogadores do DF bateram R$ 900 milhões em transferências para o exterior. Os valores podem subir ainda mais, com diversos clubes do Velho Continente de olho no futebol do brasiliense Robert Renan, zagueiro revelado pelo Corinthians e hoje no Zenit. A lista dos atletas vendidos totaliza quase R$ 1 bilhão.
- Robert Renan, nascido em 2003 e zagueiro do Zenit (RUS)
- Pedro Lima, nascido em 2003 e meio-campo do Palmeiras
- Ângelo Gabriel, nascido em 2004 e atacante do Strasbourg (ITA), empestado pelo Chelsea
- Kauan Santos, nascido em 2004 e meio-campo do Palmeiras
- Dayvisson, nascido em 2006 e defensor do Athletico Paranaense
- Endrick, nascido em 2006 e atacante do Palmeiras, já vendido ao Real Madrid
- Fabiano, nascido em 2006 e meia-atacante do Botafogo
- Anthony, nascido em 2008 e meio-campo do Atlético Goianiense
- Ivanilson, nascido em 2008 e lateral do Cruzeiro
- Davi Alves, nascido em 2008 e atacante do Athletico Paranaense
- Gustavo Gomes, nascido em 2008 e meio-campo do Athletico Paranaense
Sem grandes destaques como a nova geração, outros experientes jogadores oriundos do DF fizeram uma estabilizada carreira Brasil afora. O centroavante Henrique Almeida figurou entre os grande da Série A na última década. Revelado pelo Cruzeiro, Igor Thiago tenta se firmar no futebol belga após se transferir do Ludogorets ao Club Brugge. Luquinhas, do New York Redbull, busca espaço na crescente MLS. O Fortaleza, finalista da Copa Sul-Americana, conta com o lateral-direito Dudu e o meio-campista Lucas Crispim para conquistar o título internacional.