Luta, insistência e disposição. Esses foram os ingredientes utilizados pelo Planaltina para ganhar do Grêmio Brazlândia no início da trajetória na Segunda Divisão do Campeonato Candango. Na tarde deste sábado (3/9), o Galo do Planalto recebeu a Garça em um compromisso bastante brigado. O PEC, porém, foi efetivo e saiu do Serra do Lago com uma boa vitória por 1 a 0.
O primeiro tempo de Planaltina e Brazlândia no Serra do Lago foi uma espécie de trocação. Os dois times alternaram os momentos de domínio no ataque. Entretanto, faltou efetividade nas finalizações a gol. O compromisso seguia com padrões muito parecidos no segundo tempo. Entretanto, o Galo do Planalto insistiu, marcou com Juninho e saiu do gramado com os primeiros três pontos.
Domínio alternado
Planaltina e Brazlândia começaram a partida com sede de serem efetivos em busca da primeira vitória na Segundinha. Com disputa intensa por cada posse de bola no gramado do Serra do Lago, as equipes até tiveram finalizações, mas não chegaram a assustar os goleiros adversários. O forte calor em Luziânia se apresentava como um adversário a mais para as esquipes em campo.
Os erros técnicos e de decisão na definição das jogadas faziam o zero a zero persistir no marcador. Bem posicionadas, as defesas também dificultavam bastante as ações ofensivas. Com 23, o Brazlândia entrou na área, mas William chutou mal. O Planaltina respondeu três minutos depois. Léo Lopes deu um chutaço de longe e exigiu grande defesa de Matheus Damasceno.
Após a parada técnica, o Brazlândia se arriscou mais e protagonizou mais uma troca de domínio no jogo. Aos 33, João Carlos tentou emendar sobra de primeira, mas errou a execução. A Garça tentou outras vezes, mas sem conseguir ameaçar Vágne. Bem marcado, o Planaltina sofreu bastante na zona intermediária do gramado. Nos minutos finais, o PEC esboçou uma pressão, mas não teve o esperado encontro com a rede.
Clique e saiba mais
Segundo tempo
O jogo foi retomado no segundo tempo com padrão bem parecido à etapa inicial: luta dos times, mas partida bastante truncada. O Brazlândia até teve um bom momento com três minutos. Daniel Guerreiro dominou, girou e não chutou tão forte, mas exigiu grande defesa de Vágne. Após o susto, o Planaltina buscou ficar com a bola no pé por mais tempo. As finalizações, porém, seguiam raras.
As bolas bastante divididos ocasionavam jogadas intensas no Serra do Lago. Com 22, Vágne saiu mal, a bola voltou e Daniel Guerreiro tentou encobrir o goleiro. Alê, providenciou, tirou próximo da linha do gol. O Planaltina ameaçou na bola parada. Primeiro, João Vitor não ajeitou o corpo e mandou por cima. Pouco depois, Tonhão escorou bem, mas errou o alvo.
Na pressão, o gol do PEC veio. João Victor deu belo passe de calcanhar, Ceifador cruzou rasteiro e a bola chegou em Juninho. Livre, ele finalizou no ângulo: 1 a 0. O gol murchou o Brazlândia e animou o Planaltina. O Planaltina teve outros dois chutes, mas não ampliou. Com posse de bola, o Galo cercou a Garça e manteve o placar sob controle até o apito final concretizar o triunfo no Serra do Lago.
O que vem por aí
Os times, agora, voltam as atenções para a segunda rodada da divisão de acesso do Campeonato Candango. O Planaltina fará confronto de vitoriosos na partida de estreia diante do Riacho City. O Grêmio Brazlândia recebe o Samambaense na tentativa de se recuperar do tropeço inicial. Os detalhes das partidas serão divulgados na semana pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF).