22.5 C
Brasília
quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Segundinha
  • Time novo na quebrada, campeões tentando ressurgir, celeiro de revelações e as mesmas dificuldades logísticas das últimas temporadas. Com esses ingredientes, a Segunda Divisão do Campeonato Candango começa neste fim de semana com 12 clubes sonhando com as duas vagas no eldorado da elite em 2024. Mesmo de tiro curto, a nova temporada da competição de acesso do Distrito Federal promete ser uma verdadeira prova de resistência.
  • Com a "benção" da Igreja Universal, o Canaã aposta na base para surpreender os times estabelecidos de longa data no Distrito Federal. O Legião crê no mesmo modelo, assim como a Aruc. Campeões da elite, Sobradinho e Luziânia apostam em medalhões nacionais e locais. Frequentemente na elite em outros tempos, Grêmio Brazlândia, Botafogo, Planaltina e Ceilandense sonham em retomar os anos de glórias. O Riacho City tenta não ser o patinho feio como em 2022. Grêmio Valparaíso e Samambaense desejam a primeira participação no Candangão.
  • Seja qual for o objetivo, os times envolvidos na Segundinha do Candangão terão de enfrentar os mesmos percalços. Apesar dos esforços, os estádios do Distrito Federal seguem com problemas para receber público. Em alguns, as condições do gramado nem sempre serão as melhores para a prática do jogo. Mesmo importantes e de cuidado necessários para a valorização do torneio, os problemas, entretanto, precisam se tornar pequenos para quem quiser subir à primeira divisão.
  • No esforço constante para levar os jogos aos torcedores, a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) acerta, mais uma vez, ao apostar em um modelo acessível de veiculação. A FFDFTV, no YouTube, garante dois jogos por rodada em caráter exclusivo. Após acordo com a Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos (ABCD), a FFDF liberou os demais veículos candangos a cobrirem os outros jogos disponíveis nas rodadas, mediante a liberação dos clubes, que também podem veicular em canais próprios,
  • Apontar favoritos ao acesso não é fácil. Além de ter bons elencos com jogadores conhecedores dos atalhos para chegar no Campeonato Candango de 2024, as 12 equipes participantes precisam dar liga em pouco tempo. A bola rola em 2 de setembro. O jogo do acesso, na etapa de semifinais, está previsto para 14 de outubro. A grande decisão entre os times classificados para a elite ocorre na semana seguinte. De toda forma, apostem as fichas, pois o torneio mais raiz do Distrito Federal vai começar.
- Continua após a publicidade -

Como os clubes chegam para a disputa

Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc)

Todo ano, a Segunda Divisão do Campeonato Candango tem um clube no qual poucos detalhes da preparação vêm a público. Na temporada de 2023, esse papel é da Aruc. Novamente sonhando com o acesso para a elite do Distrito Federal, o Time do Samba passou perrengue na montagem do elenco, divulgou e inscreveu poucos nomes no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pouco respondeu à imprensa quando foi contatado para explicar o andamento da preparação. Assim, chega como incógnita.

A grande notícia sobre a formação do time para a disputa da Segundinha veio na quinta-feira (31/8). O Gama anunciou ter chegado a um acordo com a Aruc para emprestar sete jogadores campeões do Campeonato Candango Sub-20. Diversos nomes sob contrato com o Santa Maria também chegaram. O modelo de empréstimo, inclusive, repete o padrão adotado pelo Time do Samba nas últimas temporadas, quando a equipe fez uso de acordos com Luziânia e Real Brasília na tentativa de figurar na primeira divisão do Candangão. Os planos nas ocasiões, entretanto, não deram certo.

Até a publicação deste guia, a Aruc tinha publicado os contratos de 17 jogadores no BID da CBF. A tendência é de outros nomes surgirem ao longo da sexta-feira (1º/9), último dia de regularização de atletas antes da estreia na Segundinha, no sábado (2/9), contra o Riacho City. Assim, as reais expectativas sobre o desempenho do Time no Samba na divisão de acesso serão revelados, de fato, no decorrer do torneio. A ver se será tempo suficiente para a equipe adquirir entrosamento e tentar brigar por uma das duas vagas disponíveis na elite da temporada de 2024.

Elenco
Goleiros: Wallace, Isaque e Filipe Souza;
Zagueiros: Erisvaldo, Igor Mendes, Wanderson, Weberton, Thiago Mazega e Carlão;
Laterais: Naidson;
Volantes e meias: Ronald, Yuri Jesus, Walmir, Ryan, Charles, Jhonatan, João Goiano, Klebinho e Guilheme Miguel;
Atacantes: Toró, Paulo e Gabriel Souza.
Técnico: Allen Godinho

Palpitômetro do DDE: Coadjuvante

Associação Botafogo Futebol Clube

Sem disputar a primeira divisão desde 2013, o Botafogo aposta em seu treinador para conseguir o acesso. O alvinegro do Distrito Federal acertou com Antônio Lucas, técnico da seleção brasileira de masters. O comandante do Fogão contará com jovens atletas em seu plantel e dois são destaques: o zagueiro Gabriel Tobias e o volante Felipe Viveiros.

Treinador da seleção brasileira de masters, Antônio Lucas acumula passagens por CRB-AL, Guarani-PAR, Osvaldo Cruz-SP, São Carlos-SP, categorias de base do Santos-SP e seu último trabalho em uma equipe profissional foi em 2021, quando treinou o América-SP pelo Campeonato Paulista Segunda Divisão, quarto escalão do futebol de São Paulo.

Além do comando técnico, o Botafogo conta com dois destaques dentro de campo. O zagueiro Gabriel Tobias traz o conhecimento adquirido nas categorias de base do São Paulo-SP e do IAPE-MA para fortalecer o sistema defensivo. Na proteção da zaga, o volante Felipe Viveiros é outra esperança alvinegra. O atleta possui três experiências fora do Brasil, todas pelas categorias de base: Deportivo La Corunã-ESP, Braga-POR e Pinhalnovense-POR.

A equipe alvinegra mandará seus jogos no estádio Abadião, em Ceilândia. O primeiro confronto como mandante será contra o Legião na estreia da competição. A segunda e última partida em casa ocorrerá na terceira rodada contra o estreante no campeonato, Canaã. 

Elenco
Goleiros: Matheus, Fabrício Freitas, Daniel Berg e Marreta;
Zagueiros: Gabriel Tobias, Rafael Martinez e Yuri;
Laterais: Matias;
Volantes: Paulo Fernando, Felipe Viveiros, Lamarão e Valmir;
Meias: Perdigão, Gabriel Hiram, Vitor Hugo, Klayverson, Paulo e Rafael Soares;
Atacantes: Matheus Eduardo, Jarbson Maranhão, Otávio Maranhão, Ryan Stanley, Cauã e Berré.
Técnico: Antônio Lucas

Palpitômetro do DDE: Coadjuvante

Canaã Esporte Clube

O Canaã aposta no fator surpresa para superar os 11 concorrentes pelo acesso à elite do Campeonato Candango. Fundada em 8 de agosto de 2018 na cidade de Irecê, no interior da Bahia, a equipe é recém-filiada à Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) e, após a versão sub-20 do torneio local, jogará o primeiro torneio adulto nos gramados da capital e Entorno.

Para fazer bonito na primeira participação de um torneio dessa magnitude na equipe profissional, a diretoria canaense deposita as esperanças em um velho conhecido do cenário candango. Com milhas acumuladas por Capital, Gama, Sobradinho e Santa Maria, o técnico Victor Santana assumiu a prancheta do Vento Forte.

O treinador de 41 anos foi mantido no cargo após bom trabalho com o elenco sub-20. No torneio vencido pelo Gama, o esquadrão estreante foi semifinalista e perdeu apenas um dos 12 jogos disputados, para o Capital, no round entre os quatro melhores. A base da equipe é formada por jogadores que convenceram no torneio juniores e por atletas mais experientes.

Na primeira temporada no DF, o Canaã fechou uma parceria com a prefeitura de Planaltina (GO). O objetivo é evitar ter uma vida cigana como mandante no campeonato. A casa do time será o Estádio Municipal, também utilizado pelo equipe batizada com o nome da cidade e adversário na briga pelo acesso.

Elenco
Goleiros: Luiz Felipe, Daniel Madeira e Thiago Almeida;
Zagueiros: Israel Pontes, Matheus Reis, Kauan e Ebube Lucas;
Laterais: Gabriel Miranda e Dudu;
Volantes e meias: Lázaro, Marks, Breno e Kelwin Lucas;
Atacantes: Vitor César, Iago Silva, Reinan Araújo, Caio, Cabelo, Luan, Maurício, Victor Hugo e Kaillan.
Técnico: Victor Santana

Palpitômetro do DDE: Coadjuvante

Sociedade Esportiva Ceilandense

O Ceilandense é mais um forte candidato ao acesso à primeira divisão do Campeonato Candango. Longe da elite desde 2021, o Rubro-Negro da Caixa D’Água quer garantir uma das duas vagas e aposta em uma parceria com Brasiliense, vice-campeão do Candangão 2023, e Samambaia, atual campeã da Segundinha. As duas equipes cederão atletas por empréstimo ao rubro-negro de Ceilândia.

O acordo entre os clubes rendeu alguns jogadores no plantel ceilandense. Após ser eliminado da Série D, o Jacaré remanejou os jogadores para a disputa da Segundinha, como os zagueiros Gabriel e Igor, o volante Wallace e o lateral Felipe Alves. Além disso, a categoria Sub-20 também foi emprestada e o Ceilandense poderá contar com nomes como Gabriel Kersul, Lucas Kevin, Americano e Dan Dan. Já o Samambaia cedeu Iago, Pedrão e Matheus Falero.

A prancheta será comandada por Luis dos Reis. O técnico confirma o desejo de levar o time à elite: “Sabemos que a cada ano que passa as equipes estão se qualificando cada vez mais e por isso que fizemos uma preparação muito forte. Temos uma equipe onde a maioria já conhece essa competição. Acredito muito no grupo e vamos focar jogo a jogo para que no final possamos conquistar o nosso objetivo que é o acesso”, disse.

O Ceilandense inicia a Segundinha como visitante diante do Luziânia, neste sábado (2/9), às 15h. O palco da partida será o estádio Serra do Lago. Depois, o rubro-negro recebe o Botafogo-DF e visita o Legião na terceira rodada. A equipe volta a ser mandante na quarta rodada, quando disputa contra o Sobradinho. No encerramento da primeira fase o Ceilandense vai enfrentar o Canaã.

Elenco
Goleiros: Vavá e Samuel;
Zagueiros: Eduardo Medeiros, Igor Morais, Gabriel Santiago, Lucas Kevin, Pedro Túlio e Klayver;
Laterais: Dharllyson, Pedro Henrique, Caetano, Romário e Felipe Alves;
Volantes e meias: Dandan, Iago, Luis, Gabriel Kersul, Lila e Tharlley Coquinho;
Atacantes: Glauber, João Marcelo, Matheus Guarujá, Matheus Barboza, Brumes, Giovanny, Americano, Felipe Clemente e Joãozinho.
Técnico: Luís dos Reis

Palpitômetro do DDE: Candidato ao acesso

Grêmio Esportivo Brazlândia

A Segunda Divisão do Campeonato Candango da atual temporada será mais uma edição com a presença do Brazlândia na luta pelo acesso. A equipe fez uma pré-temporada de pouco mais de mês e irá mesclar atletas que disputaram o Candanguinho Sub-20, torneio no qual a Garça chegou até às quartas de final e foi eliminada pelo Brasiliense, e jogadores mais experientes e conhecidos do futebol do Distrito Federal.

Entre as contratações do Grêmio Esportivo Brazlândia, estão profissionais que atuaram no Candangão deste ano. O destaque fica pelo trio vindo do Paranoá. Na atual edição da elite local, a Cobra Sucuri chegou até às semifinais do primeiro escalão, sendo eliminado pelo Real Brasília. No plantel do esquadrão azul e amarelo, estavam Matheus Damasceno, João Carlos e Daniel Guerreiro.

Os três jogadores foram essenciais na campanha do Paranoá, que foi longe na competição e, agora, querem levar o Brazlândia à elite do campeonato. Outro nome de peso no elenco da Garça na Segundinha é Lucas Victor. O jovem atacante atuou pelo Ceilândia na Série D do Campeonato Brasileiro e deverá ser um dos líderes do ataque da equipe. Bruno Coelho, treinador do clube, falou ao Distrito do Esporte sobre a competição local.

"A expectativa é boa, a equipe está muito motivada. Fizemos uma boa campanha no Sub-20, então é uma mescla do Sub-20 com jogadores mais experientes. A expectativa é brigar por uma classificação para a segunda fase. Sabemos que é difícil, têm boas equipes no nosso grupo, mas estamos e vamos trabalhar para conseguir a classificação", afirmou o comandante técnico. O Brazlândia estreia fora de casa diante do Planaltina, no domingo (3/9), às 15h30, no Estádio Serra do Lago.

Elenco
Goleiros: Matheus Damasceno, Victor, Gabriel e Breno;
Zagueiros: Pedro Henrique, Jeffão, Luan e Darlan ;
Laterais: Matheus, Felipe Brito, China, João Carlos e Kaio;
Volantes e meias: Raphael Augusto, Rodrigo Ferro, Vitor Lucas, Maurício, Janderson, Jhonatan, BB, Shaolin, Gutemberg, Julio Cesar, João Rafael, Gandara;
Atacantes: Daniel Guerreiro, Wisman, Lucas Victor, Felipe Batista, Patrick Araújo, Jonas, Wilian, Erickson Balau, Reinald, Gege, Gabriel Barbosa, Mika.
Técnico: Bruno Coelho

Palpitômetro do DDE: Briga por semifinais

Grêmio Esportivo Valparaíso

Um dos "forasteiros" da Segundinha será o Grêmio Valparaíso. Com apenas 31 anos de existência e um trabalho voluntário de destaque na cidade do entorno da capital federal, o Tricolor espera surpreender nesta temporada. No último torneio, o Greval bateu na trave: ficou dois pontos atrás do Planaltina e por pouco não avançou à fase final, ficando no 3º lugar do seu respectivo grupo.

Matheus Rocha, treinador e responsável por outros cargos dentro do clube falou um pouco sobre a preparação. “Nossa expectativa é positiva, até pelo elenco que foi montado, somando uma preparação que vem sendo muito produtiva, a nível de concentração e intensidade alta. Sabemos da importância e da dificuldade da estreia, por isso precisamos ter uma atenção especial até por saber da complexidade do campeonato. Para atingir o objetivo do acesso temos que pensar jogo a jogo, consequentemente a gente vai chegar cada vez mais perto desse objetivo. Nosso destaques é a mescla de experiência com jogadores mais jovens, temos jogadores do sub 17 que estão compondo o grupo, jogadores que chegaram e jogadores remanescentes do ano passado”, pontuou.

Em destaque, a equipe conta com o conhecido defensor Lidio Chacon, que esteve no Greval em 2022 e conta com várias passagens pelo futebol do quadradinho e o meia armador Igor Moura, ex-Cruzeiro. O atleta inclusive marcou um gol contra o Greval, na partida que terminou em 2 a 1 para o time cruzeirense. Novamente no grupo A do torneio, dessa vez aompanhado de Planaltina, Aruc, Riacho City, Planaltina e Grêmio Brazlândia, o Time do Valparaíso começa a jornada no próximo domingo, 3 de setembro, às 15h, como visitante, diante do Samambaense.

Elenco
Goleiros: Rogério Marques, Pedro Henrique, Artur Nóbrega e Herley;
Zagueiros: Lídio Chacon, Caio Fellip, Israel Baptista, Erick, George Junio e Davi Fernando;
Laterais: Matheus Lima, Marcos Vinicius e Victor Sales;
Volantes e meias: Paulo Henrique, Igor Moura, Antony Felipe, Rafael Cordeiro, Kauê de Jesus, Gabriel Santos, Vinícius Rochinha, Igor Reis, Luan Henrique, Felippe Maia, Kauã da Conceição e Rubens Castro;
Atacantes: Robert, Marcus Davi, Walisson Pires, Victor Gonçalves, Vitor Joaquim, Bruno Reis, Gabriel Pae, Gustavo Pereira, Lucas Lima, Brendo Almeida, Bruno Costa e Gabriel Azevedo.
Técnico: Matheus Rocha

Palpitômetro do DDE: Coadjuvante

Legião Futebol Clube

O Legião é mais um clube que luta para voltar ao primeiro escalão do futebol local. O Leão Branco já fez parte do Candangão e deu trabalho as equipes tradicionais. Porém, está há um longo tempo jogando a Segunda Divisão do Campeonato Candango. De uns anos atrás até a atual temporada, a diretoria do clube optava por jogar a Segundinha apenas com atletas das categorias de base, principalmente usando jogadores das categorias Sub-17 e 20.

Porém, neste ano, devido aos maus resultados nas competições juniores, o mandatário do Leão Branco resolveu trazer velhos conhecidos do Legião e mais experientes. Alguns profissionais formados na base do clube no passado retornaram ao time e irão defendê-lo na Segundinha. Entre eles, estão jogadores que atuaram fora do Distrito Federal, como Luander, Pepe e Luigi. Luander chegou a atuar no futebol croata.

Entre as contratações do Legião, o destaque é Gustavo Rambo. O zagueiro de 31 anos é formado nas categorias de base do Internacional e rodou por diversos clubes brasileiros. No DF, o defensor usou as cores do Gama. Ao Distrito do Esporte, o atual treinador Luiz Henrique rasgou elogios ao jogador, falando sobre a mistura da experiência do atleta com o restante do grupo, que são profissionais mais novos.

Além disso, o comandante técnico comentou sobre a expectativa para a Segundinha. "Nós esperamos que a equipe possa ter uma boa consistência durante a competição e que a gente possa atingir nosso objetivo. Assim como outras equipes buscam o acesso, o Legião não é diferente. Estamos trabalhando para isso e espero que a gente consiga ter êxito", afirmou o treinador. O Legião estreia fora de casa diante do Botafogo, no sábado (2/9), às 11h, no Estádio Abadião.

Elenco
Goleiros: Alessandro, Bruno, Jhonny e Leonardo Ribeiro;
Zagueiros: Kaio, Izarron, Gabriel Silva e Gustavo Rambo;
Laterais: William, Wesley, Matheus, Henrique, Heitor e Estevão;
Volantes e meias: Vitor César, Erik Oriel, Regiano, Juninho, Miguel, Luigi Corso, João Neres, Peppe, Vitor César, Júnior, Regiano e Bruno Teixeira;
Atacantes: Jhonata, Felipe, Vitor Mariano, Luccas Matheus, Luander, Igor Gomes e Felipe.
Técnico: Luiz Henrique

Palpitômetro do DDE: Coadjuvante

Associação Atlética Luziânia

O primeiro clube do Entorno a conquistar o Campeonato Candango chega como um dos favoritos ao acesso. Bicampeão da primeira divisão em 2014 e 2016, o Luziânia tenta voltar à elite do torneio após uma péssima campanha no último ano, que resultou no rebaixamento. Para retornar à primeira divisão, a Igrejinha está em preparação desde o início de setembro e reforçou o elenco com jovens promessas e rostos já conhecidos do futebol local.

Para conseguir o objetivo, o clube contratou o experiente técnico Sebastião Rocha, que tem passagens importantes pelo futebol brasileiro, com destaque para o Flamengo, Fluminense e Botafogo, além de recentes trabalhos em clubes dos Emirádos Árabes e do Catar. Ele também esteve à frente da equipe alviceleste nos dois últimos jogos do Campeonato Candango Sub-20, válidos pelas quartas de final, no qual acabaram eliminados pelo campeão Gama. Os primeiros desafios do comandante pela equipe principal foram bem sucedidos. O Luziânia realizou dois amistosos contra o Paracatu, com uma empate e uma vitória.

Apostando na mesclagem entre juventude e experiência, algumas das "soluções" de elenco foram encontradas dentro casa: o goleiro Vinicius, o volante André Jacaré e o atacante Pablo são três dos 10 jogadores promovidos do Candanguinho Sub-20. Toda essa juventude será composta com a experiência de outros atletas mais cascudos, como o zagueiro Perivaldo, capitão nas duas conquistas de campeonato candango do clube. Além do beque, o clube conta com atletas que conhecem a competição e foram campeões por diversas equipes na divisão de acesso da capital federal, como Dadinho, Mirandinha, Alisson Pupu, Goduxo e Titico.

Elenco
Goleiros: Márcio Fernandes, Vinícius, Jalles Vinícius e Gabriel Catarino;
Zagueiros: Perivaldo, Artur Rodrigues, Lucas Silveira, Gabriel Zoi e Guilherme;
Laterais: Clayton, Montanha, Goduxo e Lúcio;
Volantes: Dadinho, Filipe Werley e Jacaré;
Meias: Rodrigo Menezes, Thompson Veras, Willian e Alisson Pupu
Atacantes: Romário, Mirandinha, Titico, Ferrugem, Diogo Buchinha, Lucas Lima, Pablo e Kauã Rodrigues.
Técnico: Sebastião Rocha

Palpitômetro do DDE: Candidato ao acesso

Planaltina Esporte Clube

Semifinalista da última edição, o Planaltina busca o sonhado aceso à elite do futebol candango em 2023. Eliminado pelo Real Brasília na temporada passada, a equipe do norte do DF aposta novamente em Hugo Pilo, treinador uruguaio que esteve afrente do plantel em 2022. A proposta do Galo é usufruir dos recursos da categoria de base. Os nomes do elenco são trabalhados em sigilo, mas o Distrito do Esporte levantou 20 atletas com base em informações do Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Eduardo Mayer, dirigente do clube, falou sobre a força do grupo “Mantivemos uma base do sub-20 e trouxemos os nossos profissionais que estavam emprestados, jogando os estaduais pelo Brasil no primeiro semestre. Realizamos algumas contratações pontuais e fechamos a equipe com tempo hábil para a realização das atividades dentro do planejamento de trabalho. Dentro da filosofia que o clube adota e também pela forma de trabalho do Professor Hugo, não podemos dizer que temos uma equipe principal ou titular. Todos os 30 atletas estão aptos a jogar, todos com a mesma capacidade fisica e técnica”, dissertou o dirigente.

O atacante Jonhs Maranhão, é um dos destaques no ataque e remanscente da boa campanha na última Segundinha. O Planaltina está no grupo A, acompanhado de Aruc, Riacho City, Samambaense, Greval e Grêmio Brazlandia, adversário da primeira rodada, no próximo domingo, 3 de setembro, às 15h30.

Elenco
Goleiros: Vagne Hugo;
Zagueiros: Tonhão, Mineiro, João Paulo, Iarley e Rozias;
Laterais: Rivaldo, Pedro Henrique e Alê Maranhão;
Volantes e meias: Alessandro Jesus, Álvaro, Luquinhas, Leonardo, Matheus Alves e Índio;
Atacantes: João Cabral, Wesley Lima, Santiago, Jhon Maranhão e Denílson Piauí.
Técnico: Hugo Pilo

Palpitômetro do DDE: Briga por semifinal

Riacho City Futebol Clube

Plantel de campeão. Desta forma que o Riacho City chega à Segunda Divisão do Campeonato Candango. A base do time que disputará a divisão de aceso é do Real Brasília, campeão da elite do Candangão em 2023. Além dos atletas, a comissão técnica também foi cedida pelo Leão do Planalto por empréstimo. Assim, o clube terá Dedê Ramos como treinador.

Entre os destaques do título inédito conquistado pelo Real Brasília, que vestirão a camisa da Onça Pintada, estão o goleiro Wendell, o zagueiro Felipe Mendes, os laterais Caio Mendes e Gabriel Lima, e o retorno do volante Obina, que se contundiu ainda na primeira fase do Candangão. O Riacho City ainda foi reforçado com atletas das categorias de base do Leão do Planalto.

A equipe será treinada pelo estreante nos profissionais Dedê Ramos, treinador do Sub-20 do Real Brasília, também cedido por empréstimo ao Riacho City, assim como toda a comissão técnica. A parceria entre Onça Pintada e Leão do Planalto também segue com a estrutura utilizada pelo Real Brasília. Os treinamentos ocorrem no CT do clube, no Park Way, e os jogos serão mandados no estádio Defelê.

Entre os participantes da Segundinha, o Riacho City é um dos clubes que disputou a elite da competição recentemente. A última participação foi em 2019, quando foi rebaixado na última colocação do campeonato. A equipe conseguiu o acesso em 2017 com o inédito título sobre o Samambaia e se manteve na elite em 2018, descendo no ano seguinte. Desde 2020, a equipe sofre na divisão de acesso. Neste período, foram 12 jogos disputados com 11 derrotas e apenas uma vitória.

Elenco
Goleiros: Wendell, Pedro Vinícius e Leonardo;
Zagueiros: Felipe Mendes e Maycon Palacio;
Laterais: Juan Neris, Caio Mendes e Gabriel Lima;
Volantes: Obina, Pedro Henrique, Bruninho e Regino;
Meias: Kaio Nunes, Kennedy, James, Juan Azevedo, Davi Silva, Matheus Dias, Matheus Ayub e Caio Milano
Atacantes: James, André Felipe, João Eric, Arthur Gabriel e Lucas Diniz.
Técnico: Dedê Ramos

Palpitômetro do DDE: Briga por semifinais

SESP/Samambaense

Sem bons resultados nas duas últimas edições da Segundinha, o SESP/Samambaense espera mudar o cenário na atual temporada. Para isso, o clube aposta na juventude de seus atletas. O mais experiente do plantel de Ângelo Tadeu é o atacante Wallace, de apenas 27 anos. A equipe ainda conta com nove jogadores abaixo dos 18 anos. Além de seu elenco jovem, o time quer usar o estádio Rorizão, em Samambaia, como aliado ao acesso à elite do Candangão.

Com elenco formado por jovens, o SESP/Samambaense vai para a disputa da Segundinha com nove atletas abaixo dos 18 anos. O goleiro João Pedro, os zagueiros Erik e Jhonatan Nunes, os laterais Luiz Carlos e Weenthony Souza, e o volante Felipe Gabriel são os representantes do sistema defensivo. O meia Vinícius Erharter completa a lista dos jogadores com 17 anos. Dayvid Kauã, o Kaká, de apenas 16 anos, é a grande esperança de retorno financeiro e técnico da equipe. O atacante Luiz Miguel, 15 anos, é o mais novo do plantel.

O treinador escolhido para ser o comandante do SESP/Samambaense na luta pelo acesso é Ângelo Tadeu. Ele estava à frente da categoria Sub-15 da equipe e comandou, neste ano, o clube em três ocasiões: uma vitória e duas derrotas. Após o anúncio de Ângelo Tadeu na equipe profissional, Ronaldo Araújo assumiu o time na competição de base. Esta será a primeira passagem de Ângelo pelos profissionais em sua carreira.

Assim como na temporada anterior, o SESP/Samambense mandará seus jogos para o estádio Rorizão, em Samambaia. Em 2022, o tricolor não venceu nenhuma das três partidas que fez no local, contabilizando um empate contra o Cruzeiro e duas derrotas para Greval e Riacho City. Neste ano, o tricolor será mandante por duas vezes e terá pela frente, mais uma vez, Greval e Riacho City.

Elenco
Goleiros: Webert e João Pedro;
Zagueiros: Matheus Carneiro, Júlio Grampola, Loverdi, Allehandro, Erik e Jhonatan Nunes;
Laterais: Carlos Augusto, Lucas Alberto, Igor Moreira, Luiz Carlos, Weenthony Souza, Guilherme e Balotelli Fabinho;
Volantes: Murilo Roberto, Toin, Lucas Carioca, Felipe Gabriel, Marquinhos, Gutinho e Ruan;
Meias: Hudson, Marcos Vinícius, Edu, Vinícius Erharter, Kaká e Bruno Chalita;
Atacantes: Marcos Brito, Pedro Henrique, Natanael Bastullar, Ramon Horácio, Leonardo Diogo, Wallace, Henrique, Robert Soares e Luiz Miguel.
Técnico: ângelo Tadeu

Palpitômetro do DDE: Coadjuvante

Sobradinho Esporte Clube

Segundo clube com menos tempo na Segundinha, atrás somente do Luziânia, rebaixado na edição de 2022 do Candangão, o Sobradinho quer voltar à elite do futebol candango. Para isso, o clube se prepara há um mês e aposta no trabalho do treinador interino André Beijoca para o acesso. Dentro de campo, a equipe trouxe nomes como Adriano Michael Jackson e o goleiro Lee, campeão da Copa Libertadores com o Atlético Mineiro.

Comandado interinamente por André Beijoca, o Sobradinho continua em fase de montagem de elenco. Segundo o treinador da equipe, mais nomes irão chegar no alvinegro. "A comissão técnica ainda está em formação. Durante esta semana, teremos alguns nomes para agregar ao time do Sobradinho", revelou. Beijoca anseia por um grupo qualificado. "Eu espero que essa mescla entre experiência e juventude dê certo, essa é a nossa proposta", explicou.

O Sobradinho, longe da elite desde 2021, contará com uma grande baixa na disputa da Segundinha: o estádio Augustinho Lima. A casa do Leão da Serra está indisponível para o uso e a equipe decidiu mandar os jogos como mandante no estádio Diogão, em Formosa. O primeiro passo em busca do aceso à primeira divisão do Candangão será contra o Canaã, na estreia da competição.

Elenco
Não divulgado na íntegra pelo clube até o fechamento do guia
Técnico: André Beijoca

Palpitômetro do DDE: Coadjuvante

Grupo A

Aruc

Grêmio Brazlândia

Grêmio Valparaiso

Planaltina

Riacho City

Samambaense

Grupo B

Botafogo-DF

Canaã

Ceilandense

Legião

Luziânia

Sobradinho

- Continua após a publicidade -

Regulamento

  • A fórmula de disputa da Segunda Divisão de 2023 foi acertada entre os clubes e a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) em reunião do Conselho Arbitral. Na primeira fase, os 12 clubes foram divididos em dois grupos, com seis equipes cada. Cada chave se enfrenta em turno único (cinco rodadas) e os melhores colocados avançam às semifinais.
  • Nesta etapa, serão definidos os dois clubes donos do acesso ao Candangão 2024. O chaveamento será olímpico: 1º do A x 2º B e 1º do B x 2º do A. Os líderes da primeira fase da disputa terão o direito de definirem em casa. Em caso de empate no agregado, a vaga na elite e na decisão será definida na cobrança de penalidades máximas.
  • Assim como em outros torneios locais, a final será realizada em jogo único, com mando pertencendo a FFDF. A entidade máxima do futebol local será, por exemplo, a responsável por escolher o estádio da grande decisão. Não há vantagem aos envolvidos. Em caso de empate nos 90 minutos regulamentares, o título será definido nos pênaltis.

Onde assistir

  • A Segunda Divisão do Campeonato Candango será transmitida, basicamente, no YouTube. A Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) terá direito a dois jogos exclusivos por rodada na fase de grupos. Os outros quatro poderão ser veiculados pelos clubes mandantes ou por veículos credenciados à Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos (ABCD), mediante à autorização das equipes donas dos direitos de transmissão. Na semifinal, a FFDF terá um jogo exclusivo. A final será veiculada unicamente no canal da entidade, a FFDF TV.
- Continua após a publicidade -
  • Expediente
  • Guia da Segunda Divisão do Campeonato Candango
  • Textos: Bruno H. de Moura, Danilo Queiroz, João Marcelo Pepi, Lucas Espindola, Luis Moreira, Maurício Carvalho, Rayssa Loreen, Victor Parrini e Vitória Carvalho.
  • Edição e revisão: Bruno H. de Moura, Danilo Queiroz e João Marcelo Pepi
  • Artes: Danilo Queiroz
  • Projeto Visual: Danilo Queiroz
P