Alto investimento e recorde de participantes: o Campeonato Candango Sub-17 começou a tomar forma na tarde dessa quinta-feira (24), à partir de uma reunião arbitrária realizada entre a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) e os 25 clubes participantes. Foram definidos os moldes burocráticos da competição, que tem previsão para iniciar no dia 23 de setembro.
O Candanguinho Sub-17 vem com grandes expectativas para a edição de 2023. A FFDF custeará boa parte da competição, desembolsando mais de 100 mil reais. Dentre as despesas, estão os valores da arbitragem, delegados das partida, ambulâncias, e o “brinde” de uma bola para o mandante de cada partida. Segundo o presidente Daniel Vasconcelos, a iniciativa tem como base a valorização do futebol de base da capital federal.
Com a participação recorde de 25 clubes, o torneio começará em modelo de fase de grupos, onde foram dividas quatro chaves: A, B, C e D. Por conta do número ímpar de participantes, três desses grupos terão seis integrantes e outro com sete. As quatro melhores equipes classificadas de cada chave avançam para os oitavas de final, onde decidirão em partidas de ida e volta.
Seguindo os moldes das últimas competições da FFDF, afinal será decidida em jogo único, em campo neutro decidido pela própria federação, no dia 9 de dezembro. Confira os grupos abaixo:
Grupo A: Legião, Gama, Planaltina AC, Samambaia, Paranoá, Brasília e Penharol;
1ª rodada: Samambaia x Brasília; Paranoá x Gama; Legião x Planaltina AC; Folga: Penharol
Grupo B: Capital, Canaã, Guaraense, Maringá, Galáticos e Greval;
1ª rodada: Guaraense x Greval; Canaã x Maringá; Capital x Galáticos
Grupo C: Formosa, Santa Maria, Ceilandense, União, Planaltina EC e Taguatinga;
1ª rodada: União x Formosa; Taguatinga x Ceilandense; Santa Maria x Planaltina EC
Grupo D: SESP/Samambaense, Estrelinha, Luziânia, Ceilândia, CFZ e Real Brasília.
1ª rodada: Ceilândia x SESP/Samambaense; CFZ x Luziânia; Estrelinha x Real Brasília