28.5 C
Brasília
quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Adeus, Série D! Nos pênaltis, Caxias elimina Ceilândia no Abadião

Depois de 90 minutos de muito nervosismo, o Caxias se deu melhor nas penalidades máximas e agora jogará as quartas de final da Série D

- Continua após a publicidade -

Não deu para o Ceilândia! Depois de 90 minutos de muito nervosismo, o Gato Preto foi superado pelo Caxias nos pênaltis pela Série D do Campeonato Brasileiro. O clube gaúcho venceu por 7 a 6 e agora elimina de vez todas as chances de acesso do representante do Distrito Federal. Com a última competição da temporada indo por água abaixo, o esquadrão Alvinegro agora terá muito tempo para se preparar para o Candangão da temporada que vem.

O confronto entre Ceilândia e Caxias começou com os visitantes com maior posse de bola, porém, a primeira chance clara foi do Gato Preto. Com o passar dos 45 minutos iniciais, o duelo ficou bastante equilibrado, com as duas equipes conseguindo criar chances, porém, o nervosismo tomou conta dos dois clubes. Por fim, o primeiro tempo terminou igualado em 0 a 0. O segundo tempo teve o mesmo enredo da primeira etapa. Com o nervosismo para ambas as equipes, a partida foi decidida nos pênaltis.

Primeiros 45 minutos equilibrados

Com o sol sendo coadjuvante, a bola rolou no Estádio Abadião para Ceilândia e Caxias. Mesmo atuando fora de casa, os visitantes tinham a maior posse de bola no início do jogo, porém, a primeira oportunidade foi do Gato Preto. Logo aos dois minutos, Cleyton tocou para Romarinho, o camisa número 20 arriscou de fora da área e a redonda foi por cima do gol. O clube grená respondeu logo em seguida. Vitor Feijão, de cabeça, assustou o arqueiro Matheus Silva.

- Continua após a publicidade -

O relógio foi passando e o duelo foi ficando mais equilibrado, com o Alvinegro tentando quebrar as linhas de marcação do Caxias. Os chutes de fora da área eram as chances que o time da casa aproveitava para incomodar o goleiro adversário. E foi o que aconteceu aos nove minutos. Cleyton arriscou de longe e obrigou Fabian Volpi a espalmar para fora. Depois de 10 primeiros minutos movimentados, o confronto acabou caindo de ritmo.

O tempo foi passando e o duelo ficou mais concentrado na intermediária das duas equipes. Os sistemas ofensivos de Ceilândia e Caxias encontravam dificuldades para infiltrar na defesa adversária, resultando em muitos cruzamentos na área, sem sucesso. Depois de muito tempo, os visitantes voltaram a assustar aos 37 minutos. Peninha cruzou pela direita, Ricardo Lima subiu muito alto e cabeceou bonito, a bola passou raspando o travessão.

Com a chegada do fim do primeiro tempo, o Ceilândia começou a agredir mais o clube grená. Com isso, a defesa do time gaúcho começou a fazer diversas faltas próximas à área. Em todas elas, Danillo cruzou e o árbitro marcou falta de ataque. Aos 46′, quase o Caxias abre o placar. Depois de boa jogada pela direita, Eron recebeu na entrada da área e mandou para o gol, a pelota passou tirando tinta da trave direita de Matheus. Aos 49′, Emerson Ricardo encerrou a primeira etapa.

– Clique e saiba mais
Ceilândia x Caxias: árbitro de vídeo da decisão no Abadião é gaúcho
Desde 2009, apenas um time do DF passou das oitavas da Série D
Caxias conta com “inimigos íntimos” do Ceilândia no elenco

Ceilândia x Caxias - Série D do Campeonato Brasileiro
Foto: Mateus Dutra/Distrito do Esporte

Segundo tempo quente

O segundo tempo começou nervoso, com muitas faltas. Logo na volta dos vestiários, Uesles foi amarelado. Além das faltas, os times ainda insistiam nos cruzamentos para a área, tentando quebrar a linha defensiva adversária. Aos 11′, quase o Ceilândia abriu o placar. Matheus Silva recuperou a bola no campo de defesa, limpou a marcação e resolveu arriscar do campo defensivo, a bola encobriu Fabian Volpi e quase entrou na meta adversária.

Assim como na primeira etapa, com o passar do tempo, o confronto foi ficando morno e mais concentrado nas intermediárias. Sobrou para a torcida tentar animar os jogadores dentro de campo. Aos 24′, Iago recebeu lançamento dentro da área, porém não conseguiu alcançar a redonda, perdendo uma chance claríssima de gol. No minuto seguinte, o Ceilândia chegou a abrir o placar, porém, Daniella Coutinho marcou impedimento. Depois da consulta do VAR, o árbitro principal confirmou a anulação do tento.

Aos 30′, foi a vez do Caxias assustar. Peu cobrou escanteio fechado, Matheus Silva não alcançou e a redonda quase morreu no fundo das redes. Minutos depois, Danillo respondeu na mesma moeda, mas viu Fabian Volpi afastar o perigo. Com o intuito de parar o jogo, o clube grená começou a fazer cera na segunda metade da etapa final. Aos 36′, o VAR chamou o árbitro principal para avaliar um possível pênalti para o Ceilândia, porém, nada foi marcado.

O fim de jogo se resumiu em chutões para frente, em busca de um erro do adversário. Tanto o Gato Preto quanto o Caxias jogavam da mesma forma. Com as penalidades se aproximando, nenhum dos times buscava se arriscar muito, evitando deixar espaços para o time rival. Nos acréscimos, Danillo bateu novamente escanteio fechado e, outra vez, Fabian Volpi salvou o clube gaúcho. Aos 47′, quase o gol salvador alvinegro. Depois de escanteio cobrado, Euller subiu alto e cabeceou no cantinho, mas a bola acabou saindo pela linha de fundo. Aos 50′, o árbitro encerrou a partida e o classificado foi decidido nos pênaltis.

Caxias leva a melhor

As cobranças de pênaltis foram iniciadas pelo Ceilândia. O primeiro atleta a bater foi Cleyton. O camisa número 10 chutou no canto direito e quase Fabian Volpi. Pelo lado do Caxias, Eron deslocou Matheus Silva e empatou. Na sequência, Iago mandou no cantinho, sem chances para o arqueiro adversário. Para o clube grená, Peu empatou em 2 a 2. Depois, Euller acabou desperdiçando para o Ceilândia. Marcão, do Caxias, finalizou no travessão, mas a bola entrou, 3 a 2.

O Gato Preto voltou a marcar com Bahia e, logo depois, Moacir colocou o grená na frente. Na última cobrança do Alvinegro, Elbinho converteu. Na penalidade decisiva, Matheus Silva defendeu, colocando o Ceilândia de volta na partida. Na sexta cobrança, Danillo cobrou no cantinho direito e converteu. Emerson Martins, do Caxias, converteu, 5 a 5. Na sétima cobrança, Lagoa deslocou Volpi, 6 a 5. Galvan também fez para os visitantes. Na sequência, Uesles bateu mal e jogou na mão de Volpi. Fernando fez e classificou o Caxias.

O que vem por aí na Série D

O adversário do Caxias nas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro será decidido após os confrontos de domingo (19/8). Nesta fase da competição nacional, o primeiro colocado da classificação geral enfrenta o oitavo. O segundo joga contra o sétimo e assim por diante (3ºx6º e 4ºx5º). As definições de mando de campo ainda serão divulgados pela Confederação Brasileira de Futebol. O jogo de ida das quartas será no fim de semana que vem.

Ceilândia 0

Escalação: Matheus Silva; Paulinho 🟨, Euller 🟨, Uesles 🟨 e Danillo; Lagoa 🟨, Pedro Bambu e Cleyton; Felipe Clemente (Bahia), Romarinho (Elbinho) e Barcos (Iago).
Técnico: Adelson de Almeida

Caxias 0

Escalação: Fabian Volpi; Adriel, Fernando Fonseca, Ricardo Lima e Jonathan Lisboa 🟨 (Peu); Marlon (Marcão), Pedro Costa (Moacir) e Peninha (Emerson Martins); Augusto, Vitor Feijão (Joãozinho) e Eron.
Técnico: Gerson Gusmão

Pênaltis
Ceilândia ⚽⚽💢⚽⚽⚽⚽💢
Caxias ⚽⚽⚽⚽💢⚽⚽⚽

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P