O Gama abocanhou a vaga na final do Candanguinho Sub-20 após superar o Brasiliense na tarde deste domingo (6/8), no Serejão, em Taguatinga. O time foi pressionado durante o tempo normal, mas conseguiu superar o adversário na disputa de pênaltis que terminou em 4×3 para o alviverde. Com o resultado, o time também está na Copa São Paulo de Futebol Junior 2024, a Copinha – a maior vitrine de talentos do Brasil.
O Brasiliense dominou o primeiro tempo, mas nada foi suficiente para mudar a realidade no placar. O Gama reagiu no segundo tempo e também criou perigo, porém a defesa do Brasiliense trabalhou bem para impedir a desvantagem no placar. Com tudo igual, o finalista do Candanguinho ficou decidido na disputa de penalidades. O desafio do Gama agora é o Capital que eliminou o Canaã na outra semifinal.
Primeiro tempo sem gols
O duelo começou pegado e digno de clássico verde-amarelo. Com menos de cinco minutos, o juiz precisou separar uma confusão generalizada em campo após um encontro entre Pedrinho e Schimaltz . Aos 8’, Dieguinho avançou pela direita e arriscou o chute direto sem sucesso. Menos de um minuto depois, Kersul invadiu a área e teve a chance, mas foi marcado e lançou a bola para o Luis Fernando. O Gama respondeu no lance seguinte. Dieguinho recebeu de Schimaltz e teve a chance de bater direto. Ele demorou e o goleiro do Jacaré conseguiu defender.
Os dois times continuaram na tentativa de abrir o placar. Com Kersul e Luis Fernando, o Brasiliense pressionou mais e conseguiu certa liberdade pela lateral esquerda. Apesar dos esforços, o time não conseguiu finalizar no gol adversário. Também pela lateral, Dieguinho foi a aposta dos alviverdes. O atacante conseguiu avançar com velocidade e também não foi efetivo nas jogadas.
Ainda melhor em campo, o Brasiliense conseguiu chegar outras vezes. Porém, falhou na hora de concluir as jogadas. Aos 39’, na cobrança de canto, Klayver quase deu alegria para a torcida amarela, mas chutou forte e a bola saiu isolada. Minutos mais tarde, juiz apitou falta perigosa para o grupo alviverde. Schimaltz chutou bem e assustou a barreira do Brasiliense, que subiu rápido e impediu o gol.
Penalidades máximas
O cenário ainda encaminhava a decisão para disputa de penalidades máximas na volta do intervalo. As duas equipes voltaram com bastante intensidade e na procura de espaços em campo. O Gama retornou com a certeza de que seria necessário mudar a postura em campo para conseguir o gol. Do outro lado do confronto, o Brasiliense continuou com intensidade, mas precisou suar mais a camisa para atrapalhar as chegadas do rival.
A primeira chance surgiu aos 7’, em cobrança de escanteio. Gabriel Planta cabeceou e a bola saiu pela linha de fundo. O confronto foi marcado pelo volume de faltas para ambos os lados. Aos 13’, Jonathan foi para a cobrança de uma perigosa. A bola fez a curva certa para entrar e Rafael foi veloz para impedir o arremate. Depois, na cobrança de escanteio, o Gama teve mais uma chance e a defesa amarela afastou.
Com o relógio indicando metade da etapa final, o alviverde aumentou o volume de jogo e foi mais incisivo nas jogadas. O grupo garantiu liberdade pelo meio-campo e pelas laterais, obrigando a defesa amarela a ficar mais atenta. Aos 31’, o Brasiliense respondeu. Coquinho cruzou a bola para área e a zaga do Gama foi rápida para tirar.
A história quase mudou aos 35’. O Brasiliense conseguiu uma falta perigosa na entrada da área e Kersul foi para a cobrança. O camisa 10 chutou bem e mandou direto. A bola bateu na trave, pareceu entrar e ficou girando em cima da linha do gol. Aos 43’, outra falta, dessa vez para o alviverde. Jonathan chutou para a área e a bola foi para o fundo da rede. O juiz assinou impedimento. Depois, Kersul de novo. O destaque chutou de fora da área e quase comemorou gol. Wallace subiu para defender. Com o placar zerado, restou a disputa por pênaltis para decidir o finalista.
Gama vai melhor nas cobranças e disputará a final
Nas cobranças, Dieguinho pelo Gama e Kersul pelo Brasiliense converteram os primeiros. Na segunda cobrança, Mendes e Torres erraram. Depois, Jonathan converteu e Coquinho também. Gabriel Planta e Renato arremataram a quarta bola. Na sequência, Luan Felipe acertou e Luis Fernando errou, deixando o Gama com a vaga na final.
Agora é final!
O próximo desafio do Gama será na grande decisão do Candanguinho Sub-20. A briga pela taça será contra o Capital, que despachou o Canaã na manhã deste domingo (6/8). Os torcedores do DF irão conhecer o campeão no próximo final de semana, em local, data e horário ainda a serem definidos pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF).
Brasiliense 0 (3)
Rafael; Dharlyson (Americano), Klayver, Lucas Kevin, Neto; Torres, Coquinho, Kersul; Pedrinho (Miyasaki), Luis Fernando e Kaian. Técnico: Alan George
Gama 0 (4)
Wallace; Dudu, Carlão, Luan Felipe, Jonathan; Planta, Toró, Schimaltz (🟨), Dieguinho; Valmir e Luis Filipe. Técnico: Jonathan Chulapa