- Continua após a publicidade -
![]() |
O Universo apoiou o basquete brasiliense no início da caminhada a nível nacional e volta para recolocar a cidade no NBB Foto: Reprodução da Internet |
Por Danilo Queiroz
A volta de Brasília ao Novo Basquete Brasil (NBB) está confirmada para a temporada que se inicia em 13 de outubro. A volta da franquia do Universo ao basquete da capital federal foi confirmada neste sábado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), entidade responsável por organizar a principal divisão do esporte no país. A participação do time brasiliense na 11ª edição marca a volta da cidade ao torneio depois de um temporada ausente.
Sem o apoio da UniCeub, o tricampeão Brasília precisou deixar o torneio por não conseguir as garantias financeiras da competição. Entretanto, o time que volta a representar o Distrito Federal no NBB não herdará os títulos conquistados pela franquia anterior. A décima edição do campeonato terá a representação de cinco estados do território brasileiro: Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará, além do DF.
“É importante que conseguimos manter uma grande representatividade dos estados brasileiros nesta temporada. Teremos importantes retornos e um estreante de peso na elite do basquete brasileiro. A expectativa é de um campeonato forte e muito disputado”, destacou o presidente da LNB, João Fernando Rossi ao site oficial da entidade.
O novo clube brasiliense apresentou as garantias de R$ 1,5 milhão nos últimos dias. O mando de quadra será no Ginásio da Asceb, tradicional casa do basquete do Distrito Federal. A volta da franquia do Universo à Brasília está garantida, mas o clube ainda não sabe contra quem e onde será a estreia, já que a tabela detalhada da próxima edição do Novo Basquete Brasil será divulgada pela Liga apenas nos próximos dias.
Regulamento da 11ª edição do NBB
O regulamento da 11ª edição do Novo Basquete Brasil (NBB) não terá modificações profundas em relação as últimas temporadas do torneio. As 14 equipes se enfrentarão entre si em turno e returno na fase de classificação e os 12 melhores avançarão aos playoffs, que seguirá sendo disputado no formato 1-2-1-1, com os Jogos 2, 3 e 5 sendo realizados na casa da equipe de melhor campanha na fase de classificação.
A promoção e descenso continuará valendo em 2018/2019. A programação é que a pior equipe da fase de classificação do NBB dispute a Liga Ouro – segunda divisão do basquete nacional – na próxima temporada. Já o campeão do torneio de acesso garante vaga na elite do esporte no Brasil. Neste ano, o Corinthians garantiu a vaga com título. Com a desistência do Caxias, o vice-campeão São José também estará de volta ao torneio.
Times confirmados no NBB 2018/2019
Sendi/Bauru Basket (SP)
Botafogo (RJ)
Basquete Cearense (CE)
Universo/Brasília (DF)
Corinthians (SP)
Flamengo (RJ)
Sesi Franca (SP)
Joinville/AABJ (SC)
Minas Tênis Clube (MG)
Mogi das Cruzes/Helbor (SP)
Paulistano/Corpore (SP)
Pinheiros (SP)
São José Basketball (SP)
Vasco da Gama (RJ)
- Publicidade -