A última rodada da fase de classificação da Série D do Brasileirão terminou neste domingo (23/7) e as duas equipes do Distrito Federal garantiram vaga na segunda fase do campeonato. Líder do Grupo 5, o Ceilândia enfrentará o Vitória-ES, quarto colocado do Grupo 6. Outro representante da capital federal, o Brasiliense duela por uma vaga nas oitavas contra o Athletic-MG, primeiro colocado de sua chave.
Já classificado antecipadamente, o Ceilândia viajou até Goiás e empatou em 1 a 1 com o Iporá, gols de Cleyton pelos alvinegros e Pablo para os goianos. Com o resultado, a equipe de Adelson de Almeida chegou a 28 pontos e terminou a primeira fase na liderança de sua chave. Assim, o Gato Preto disputará uma vaga nas oitavas da Série D contra o quarto colocado do Grupo 6, o Vitória-ES.
O Brasiliense precisava vencer para garantir vaga na segunda fase da Série D do Brasileirão. Sem dar chances ao Operário VG-MT, o Jacaré goleou por 4 a 1, gols de Tobinha, Bruno Cosendey, Joãozinho e Matheus Barboza. Rafael Costa descontou para a equipe de Mato Grosso. A vitória não alterou a posição do clube brasiliense, que avançou na quarta posição do Grupo 5. Desta forma, os comandados de Luis dos Reis duelam contra o líder do Grupo 6, o Athletic-MG.
Os outros dois classificados do Grupo 5 foram Anápolis-GO e Operário VG. A equipe goiana goleou o lanterna do grupo, Real Ariquemes-RO, por 8 a 0 e pulou para a segunda posição da chave. Os goianos enfrentarão o terceiro colocado do Grupo 6, o Democrata-MG. O Operário VG, apesar da derrota para o Jacaré, conseguiu a classificação para a segunda fase. O time mato-grossense enfrentará a Portuguesa-RJ.
Ceilândia decide em casa e Brasiliense fora
Jogos de ida
Vitória-ES x Ceilândia
Operário VG-MT x Portuguesa-RJ
Brasiliense x Athletic-MG
Democrata GV-MG x Anápolis-GO
Jogos de volta
Ceilândia x Vitória-ES
Portuguesa-RJ x Operário VG-MT
Athletic-MG x Brasiliense
Anápolis-GO x Democrata GV-MG