18.5 C
Brasília
sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Ceilândia termina primeira fase com números históricos na Série D

O alvinegro candango foi o quarto time, no novo formato, a terminar a primeira fase sem perder nenhum confronto. Esta é a primeira vez que uma equipe do Distrito Federal consegue a proeza. Ceilândia ainda possui a segunda defesa menos vazada

- Continua após a publicidade -

A primeira fase da Série D do Brasileirão 2023 terminou no último domingo (23/7) e os dois clubes do Distrito Federal, Brasiliense e Ceilândia, garantiram classificação à segunda fase. O alvinegro candango, além da primeira colocação no Grupo 5, marcou seu nome na história da quarta divisão nacional. No novo formato da Série D, disputado desde 2020, a equipe de Adelson de Almeida foi o primeiro time da capital federal a terminar a primeira fase invicto e entrou na lista dos clubes com melhor defesa.

Sem perder nenhuma partida na primeira fase, o Ceilândia se tornou a quarta equipe da história a manter sua invencibilidade nos 14 jogos iniciais da competição, além de ser o primeiro do Distrito Federal. Antes do Gato Preto, Castanhal-PA (11 vitórias e 3 empates) e Joinville-SC (7 vitórias e 7 empates), os dois em 2021, findaram a fase de classificação sem derrota. Neste ano, o Ferroviário-CE, componente do Grupo 2, saiu vitorioso em 11 confrontos e empatou outros três.

A campanha do Ceilândia na fase de classificação finalizou com sete vitórias e sete empates. O Gato Preto derrotou Iporá-GO (1ª rodada), Real Ariquemes-RO (3ª e 12ª), Interporto-TO (4ª e 11ª), Anápolis-GO (9ª) e União Rondonópolis-MT (13ª). Entre as equipes que garantiram o empate contra o time de Adelson de Almeida, estão: União Rondonópolis (2ª rodada), Brasiliense (5ª e 10ª), Anápolis (6ª), Operário VG-MT (7ª e 8ª) e Iporá-GO (14ª).

- Continua após a publicidade -

Defesa sólida

O Ceilândia também ingressou em outra seleta lista: defesas menos vazadas da primeira fase. O sistema defensivo consistente, ponto forte de Adelson de Almeida, foi furado apenas cinco vezes durante toda a fase de classificação da Série D. As redes alvinegras foram balançadas contra o Anápolis, duas vezes frente ao Operário VG, uma vez no clássico com o Brasiliense e no duelo contra o Iporá.

Assim, o Gato Preto figura na segunda posição da defesa menos vazada desde 2020 ao lado da Ferroviária-SP, em 2021, com apenas cinco gols sofridos. Apenas o São Bernardo-SP, em 2022, sofreu menos. À época, o clube de São Paulo tomou três tentos durante os primeiros 14 jogos na competição. Com seis gols, estão ABC-RN (2020), Joinville-SC (2021), Retrô-PE (2022) e Ferroviário-CE (2023).

Ranking de defesas menos vazadas
Contabilizando desde 2020, quando a fase de classificação passou a ter 14 jogos

  1. São Bernardo (2022) – 3 gols sofridos
  2. Ceilândia (2023) e Ferroviária-SP (2021) – 5 gols sofridos
  3. ABC-RN (2020), Joinville-SC (2021), Retrô-PE (2022) e Ferroviário-CE (2023) – 6 gols sofridos
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P