A maior competição mundial de capoeira, o Volta do Mundo – Bambas (VMB), acontece no próximo sábado (22/7), às 17h, e mais dois atletas foram confirmados no evento: Thiago Marreta e Yana Kunitskaya. Os lutadores serão os responsáveis pela entrega da honraria aos campeões da categoria masculina, que tem o brasiliense Erick Maia como atual detentor, feito pelo brasileiro, e do confronto feminino, este entregue pela peso-galo russa.
A disputa do cinturão masculino será entre o atual detentor, o brasiliense Erick Maia, e o desafiante, Arthur Fiu. O vencedor terá a honraria entregue por Thiago Marreta. O atleta do PFL contou sobre a empolgação de participar do evento. “Estou extremamente animado por ter conseguido agendar minha viagem para o Rio de Janeiro no dia 22 (de julho) e ter a oportunidade de prestigiar o VMB 50K”.
Marreta lembrou da primeira vez que esteve no VMB e o crescimento do evento. “Tendo participado da primeira edição, conheço o impacto significativo que o Volta do Mundo tem na capoeira, tornando-se hoje a maior competição do mundo”, disse. O lutador mostrou entusiasmo com a escolha do local. “Nada poderia ser melhor do que testemunhar pessoalmente esse evento maravilhoso no emblemático cenário do Pão de Açúcar”.
Thiago acredita que a competição será um sucesso. “Estar no Pão de Açúcar representa uma conquista extraordinária para esse esporte. Tenho plena certeza de que os olhos do mundo estarão voltados para o VMB 50K”. Por fim, Marreta ainda falou sobre o sentimento com a evolução do VMB. “Como capoeirista e embaixador do VMB, sinto uma emoção indescritível ao ver o que essa competição construiu em um ano”, finalizou.
Confronto feminino e uso do protetor bucal
Na categoria feminina, a responsável pela entrega do cinturão será a lutadora do UFC, Yana Kunitskaya. As atletas Kitana e Bailarina competirão pelo cinturão interino. A atual detentora, Navalha, foi retirada do card devido a uma lesão no joelho. Completam as lutas: Miller x Bentivi (jogo ranqueado), Magrela x Moica (jogo internacional) e três confrontos da categoria PcD: Cacique x Ivan, Neko x Patoca e Topeira x Calango.
Outra novidade será a implementação do protetor bucal nos confrontos. Segundo o diretor-técnico, Felipe Tropeço, a medida é fundamental. “Eu acho super importante implantarmos o protetor bucal em uma competição de capoeira como o VMB”. Para Tropeço, a ação demonstra cuidado com seus atletas. “Estamos mostrando que o profissionalismo e a preocupação com o atleta estão cada vez maiores, e também queremos tirar a mística de que na capoeira que usar protetor bucal é sinônimo de briga. Então veja com muito bons olhos esse momento”, pontuou.