25.9 C
Brasília
quarta-feira, 30 de abril de 2025

Panorama do Candangão: Nona rodada acirra disputas na tabela do torneio local

- Continua após a publicidade -

Por Danilo Queiroz

Com a proximidade do fim da primeira fase do Campeonato Candango de 2019, cada rodada passa ter um viés ainda maior de decisão na vida dos doze clubes envolvidos na competição. Disputado no último fim de semana, o nono certame de jogos do torneio local não foi diferente e encaminhou a situação de vários participantes na briga pelas vagas no G-2, no G-4, no G-8 e no Z-2 da tabela de classificação.

Na parte de cima da tabela, o Gama ficou numa boa após superar o Brasiliense. Com a vitória, o alviverde garantiu, na pior das hipóteses, a segunda colocação na tabela. Devido a isso, o time gamense também assegurou vantagens de jogar por dois resultados iguais e decidir a vaga em casa até a semifinais do Candangão. Brasiliense e Real são os clubes que disputarão os mesmos benefícios.

- Continua após a publicidade -

A concorrência por uma vaga no G-4 também ficou bastante acirrada com Real, Luziânia, Paracatu, Sobradinho e Capital postulando duas vagas. Atualmente, a diferença entre os envolvidos na briga é de quatro pontos – o Leão do Planalto está em terceiro com 17 e a Coruja sétimo com 13. Nas duas rodadas finais, seis pontos estarão em disputa. O clube que desbancar os demais e garantirá a vantagem de resultados iguais nas quartas de final.

Na contramão das importantes disputas travadas na parte de cima da tabela, a situação dos clubes em busca de uma vaga na segunda fase do Candangão ficou mais desenhada. Com os resultados da rodada, o Luziânia carimbou seu passaporte com 15 pontos. Sobradinho e Paracatu, com 14, também estão próximos disso. Fora do G-8 com nove pontos, o Ceilândia ainda se mantém vivo um ponto atrás do Formosa.

A situação que mais complicou foi a do Taguatinga. Embora ainda esteja vivo, o TEC se distanciou e está a quatro pontos da zona de classificação e teria que torcer por uma grande combinação de resultados para avançar. Por outro lado, a Águia terá ainda um confronto direto na luta contra o Z-2: se vencer o Santa Maria na quinta-feira (21/3), rebaixa o rival e se livra da queda. Caso perca, disputará a permanência até a última rodada.

Respirando por aparelhos e em situação desesperadora, o Bolamense corre o risco de amargar a queda para a segunda divisão do futebol local já na próxima rodada. Ainda sem vencer no Candangão 2019, a Onça Pintada soma apenas um ponto (conquistado na última rodada contra o Santa Maria) e teria que vencer seus dois jogos, além de torcer por uma improvável combinação de resultados, para sonhar com a permanência na elite do Distrito Federal.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE