23.5 C
Brasília
sábado, 5 de outubro de 2024

Ponto facultativo em jogos da seleção feminina na Copa é confirmado

O decreto vale para as partidas da seleção brasileira em seus jogos na Copa do Mundo Feminina. Esta será a primeira vez que a medida é válida para o futebol feminino

- Continua após a publicidade -

A pouco menos de uma semana da estreia do Brasil na Copa do Mundo Feminina, o ponto facultativo em jogos da seleção brasileira no Mundial foi confirmado. A medida, inédita em partidas do futebol feminino, foi assinada pela ministra da Gestão e Inovação Esther Dweck. Nesta terça-feira (18/7), a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, também decretou, com algumas diferenças, o ponto facultativo na capital federal.

Segundo a Portaria do Ministério da Gestão e Inovação, o disposto se aplica aos agentes públicos em exercício nos órgãos e entidades, entre eles servidores públicos, empregados públicos, contratados temporários e estagiários. Nas partidas que se iniciam até às 7h30, o expediente começa às 11h. Nos confrontos com bola rolando às 8h, a jornada de trabalho iniciará às 12h. Ainda de acordo com o documento, as horas não trabalhadas serão compensadas até 29 de dezembro de 2023.

Esta será a primeira vez que haverá ponto facultativo em confrontos do futebol feminino. A medida, comum no esporte masculino, foi proposta pela ministra do Esporte Ana Moser e contou com o apoio do presidente Lula. O primeiro confronto do Brasil será na próxima segunda-feira (24/7), às 8h, contra o Panamá. Portanto, o expediente iniciará às 12h. A fase de classificação é completada com os jogos contra França, em 29 de julho, sábado, às 7h, e contra a Jamaica, em 2 de agosto, quarta-feira, às 7h.

- Continua após a publicidade -

GDF com regras diferentes

O decreto do Governo do Distrito Federal (GDF) segue regras parecidas com o da Portaria do Ministério da Gestão e Inovação. A principal diferença é com as horas não trabalhadas. Segundo o GDF, não será necessário que os servidores façam reposição das horas. A decisão ainda será publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, ressaltou a igualdade entre os gêneros na decisão quanto ao ponto facultativo. “Acho que é realmente a vanguarda de enxergar homens e mulheres de forma igual. Se fosse a Copa masculina, nós teríamos o ponto facultativo. A Copa feminina precisa ter o olhar do Brasil para realmente apoiar as nossas jogadoras”, disse.

Baixa importante na seleção brasileira

A atacante Nycole Raysla foi cortada da seleção brasileira na manhã desta terça-feira (18/7). A jogadora brasiliense sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo – poucos dias após se recuperar de entorse no tornozelo direito – e por não ter tempo hábil para sua recuperação, foi desconvocada pela comissão da técnica Pia Sundhage. Para seu lugar, a meia Angelina, uma das três suplentes, é o nome escolhido para o plantel brasileiro.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P