Por João Marcelo Pepi e Bruno H. de Moura
Atualizada às 11h28 com a nota oficial da Prefeitura Municipal de Unaí
A Segunda Divisão do Campeonato Candango tomou forma na manhã da última segunda-feira (17/7) com o Conselho Arbitral. Ao todo, 12 clubes disputarão duas vagas na elite do Candangão. Porém, antes da reunião que decidiu os termos da competição, uma baixa foi confirmada: o Unaí. A equipe mineira, antes na relação dos participantes, desistiu do certame por impasses financeiros. O Distrito do Esporte conversou com fontes ligadas ao clube que revelaram enorme decepção pela ausência no torneio.
Há alguns meses, a diretoria do Unaí iniciou o processo para a participação do clube na Segundinha. Entre as reuniões, percebeu-se a necessidade de parceiros para a disputa da competição. Desde então, as negociações se intensificaram e um planejamento foi definido: 50% dos recursos financeiros viriam da Prefeitura de Unaí, 25% de empresários locais e os outros 25% a cargo do Unaí.
A diretoria do alviverde mineiro conseguiu o aporte financeiro de sua responsabilidade e boa parte dos empresários locais. O montante prometido pela Prefeitura ficou estagnado. Segundo fontes ligadas ao clube, entre o despacho do prefeito e parecer do jurídico da Prefeitura, se passaram 20 dias sem resposta. Mesmo sem a confirmação da verba, o Unaí indiciou interesse na participação do torneio dentro do prazo, até 10 de julho.
Então, o otimismo do planejamento, que era tido como positivo para o acesso à elite, deu lugar ao desespero. A diretoria do Unaí passou a cobrar uma resposta da Prefeitura, mas não obteve sucesso. Quatro dias depois, em 14 de julho, última sexta-feira, o jurídico da Prefeitura de Unaí sinalizou negativamente sobre o aporte financeiro. Com metade do planejamento em falta, a equipe mineira desistiu da competição.
Tom de decepção
O Distrito do Esporte procurou o presidente do Unaí, Major Elias, que não quis dar detalhes das negociações, mas lamentou a ausência de seu clube na Segundinha e disse estar “muito chateado e incomodado com a situação”. A não participação do clube mineiro na divisão de acesso não renderá punições esportivas já que a desistência ocorreu antes do Conselho Arbitral.
Procurada pelo DDE, a Prefeitura Municipal de Unaí/MG encaminhou nota oficial:
“Em que pese o reconhecimento da Prefeitura de Unaí à importância da participação de um time de futebol de nossa cidade no campeonato. A Assessoria Jurídica da Prefeitura indicou obstáculos, entre eles porque não se trata de entidade de sem fins lucrativos, com menção, inclusive a posicionamentos de vários Tribunais de Contas, referente a ações de mesma natureza em outras prefeituras, e até mesmo a situações enfrentadas por prefeituras do entorno, onde o Ministério Público agiu recomendando suspensão dos repasses”.