O Ceilândia venceu o União Rondonópolis-MT por 2 a 0 neste domingo (16/7) e garantiu vaga à segunda fase da Série D do Brasileirão. Além do Gato Preto, o Operário VG-MT também jogará o mata-mata da quarta divisão nacional. Os dois clubes brigam pela primeira posição. Com duas vagas preenchidas, outras duas estão em disputa, e três times brigam no Grupo 5: Anápolis-GO, Brasiliense e União Rondonópolis.
O Gato Preto, líder isolado de sua chave, totaliza 27 pontos, oriundos de uma campanha de sete vitórias e seis empates. Com sete pontos à frente do quinto colocado, União Rondonópolis, o Ceilândia não sai mais do G4 e assim, garante vaga na segunda fase da Série D. O alvinegro candango só pode ser ultrapassado pelo Operário VG, atualmente com 24 pontos. Portanto, os comandados de Adelson de Almeida terminarão a primeira fase em primeiro ou segundo lugar no grupo.
Na segunda posição, com três pontos a menos que o líder, o Operário VG, também garantido no mata-mata, briga pelo topo do grupo e, no pior dos cenários, termina em terceiro lugar. Para chegar à primeira colocação, precisa vencer o Brasiliense no estádio Serejão e torcer pela derrota do Gato Preto, que enfrenta o Iporá, sexto colocado e sem chances de classificação.
Cenários de classificação para as três equipes
Com diferença de apenas dois pontos entre o terceiro colocado, Anápolis, e o quinto colocado, União Rondonópolis, as duas vagas restantes para a segunda fase estão em disputa na última rodada do Grupo 5. Veja as possibilidades de classificação de Anápolis, Brasiliense e União Rondonópolis:
3º lugar – Anápolis – 22 pontos
A equipe goiana tem a situação mais confortável, já que precisa de apenas uma vitória contra o lanterna do grupo, Real Ariquemes-RO, para avançar. Se vencer e o Operário VG perder, o clube goiano terminará a primeira fase na vice-liderança do grupo. Caso empate, Brasiliense e União Rondonópolis não podem vencer simultaneamente. Se for derrotado, um empate do Brasiliense e uma vitória do União Rondonópolis decretam a eliminação do time de Goiás.
4º lugar – Brasiliense – 21 pontos
O Brasiliense depende apenas de si para avançar à segunda fase, mas enfrenta um adversário difícil: o vice-líder Operário VG, que busca a primeira colocação do Grupo 5. Caso saia com os três pontos e o Anápolis tropece, o Jacaré terminará a primeira fase em terceiro lugar. Se empatar, torce pela derrota do Anápolis, mesmo com uma vitória do União Rondonópolis, para avançar. O revés frente ao Operário VG só garante classificação se o União Rondonópolis perder para o Interporto-TO.
5º lugar – União Rondonópolis – 20 pontos
O União Rondonópolis precisa de uma combinação de resultados para se classificar. Se vencer, torce por um tropeço de Anápolis ou Brasiliense para avançar. Caso as duas equipes tropecem e o União vença, terminará em terceiro lugar no grupo. O empate pode garantir classificação também, mas o Brasiliense não pode empatar ou vencer seu confronto. A derrota decreta a eliminação do clube mato-grossense.
Iporá-GO (6º lugar), Interporto-TO (7º) e Real Ariquemes-RO (8º) não brigam por classificação.
Última rodada do Grupo 5
Todos os jogos ocorrerão às 16h do próximo domingo (23/7).
Iporá-GO x Ceilândia – Estádio Ferreirão em Iporá (GO)
Real Ariquemes-RO x Anápolis-GO – Estádio Valerião em Ariquemes (RO)
União Rondonópolis-MT x Interporto-TO – Estádio Luthero Lopes em Rondonópolis (MT)
Brasiliense x Operário VG-MT – Estádio Serejão em Taguatinga (DF)