O Brasiliense entrou para a história do Campeonato Brasileiro na noite desta segunda-feira (10/7). Em duelo de encerramento da 12ª rodada da Série D da competição nacional, o Jacaré não teve piedade do Interporto e aplicou sonoros 10 a 0 na partida disputada no Estádio Serejão. O placar se isolou como a maior goleada já vista em qualquer divisão do torneio organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
E estamos falando de todas as divisões. Na Série A do Brasileirão, o resultado mais elástico foi um 10 a 1 do Corinthians sobre o Tiradentes, em 1983. Na segunda divisão, a maior goleada foi um 9 a 0 do Paulista de Jundiaí sobre o Paysandu, em 2006. Na Série C, o placar histórico é o 9 a 0 do América-MG sobre o Jataiense, também em 2006. Com o 10 a 0 sobre o Interporto, o Brasiliense se isola na lista.
Em termos de classificação, o resultado foi positivo muito mais no quesito saldo de gols. Por pontos, o Jacaré empatou com o União Rondonópolis, atual quarto colocado do grupo A5 da Série D do Campeonato Brasileiro: cada um tem 20. Nas vitórias, entretanto, o time do Mato Grosso leva vantagem e deixa o Brasiliense, momentaneamente, fora da zona de classificação ao mata-mata.
Quatro vira…
Infinitamente superior ao Interporto, o Brasiliense não teve praticamente nenhuma dificuldade para construir a maior goleada da história de todas as divisões do Campeonato Brasileiro. Mesmo com o primeiro gol demorando a sair. Antes pecando na construção das jogadas, o Jacaré fez abriu o placar, aos 38 minutos, Bruno Cosendey aproveitou corta-luz de Zotti e colocou a bola na rede.
Aos 43, Tobinha tabelou com Zotti e fez o segundo da equipe amarela. Nos acréscimos do primeiro tempo, o camisa 10 deixou de ser garçom para protagonizar o lance do terceiro gol do Brasiliense sobre o Interporto. Quando o intervalo se aproximava, Bruno Cosendey ainda aproveitou cochilada da defesa do time rival para anotar o quarto dos candangos no Estádio Serejão, em Taguatinga.
Dez acaba!
O segundo tempo foi um show de bolas na rede. Mesmo modificado, o Brasiliense manteve o ímpeto e acuou o Interporto. Entre os minutos cinco e oito, foram mais dois gols. Primeiro, Gabriel colocou a pelota no barbante. Depois, foi a vez do atacante Matheus Barboza anotar o sexto gol do passeio amarelo em Taguatinga. Quando mais marcava, mais o Jacaré atacava.
Tarta foi o responsável por anotar o sétimo do Brasiliense sobre o Interporto. Artilheiro da noite, Bruno Cosendey marcou o terceiro dele na partida e o oitavo do time amarelo. A conta do passeio foi fechada com Lila e Wallace: 10 a 0 que consolidava a maior goleada da história do Brasileirão para um novo time. O Jacaré, agora, quer manter o ritmo para selar a classificação.