A primeira fase do Campeonato Candango Sub20 chegou ao fim. No último sábado (8/7) foram disputados os seis confrontos restantes da nona e derradeira rodada do Candanguinho. Dois confrontos abriram a sequência de partidas na sexta-feira, com quatro equipes que não buscavam mais nada e já haviam sido eliminadas de forma antecipada da competição local. Confira os resultados da rodada.
Na sexta-feira (7/7), Samambaia e Ceilandense duelaram no Estádio Rorizão e empataram em 1 a 1. No turno vespertino, o Planaltina deu adeus à competição com uma goleada em cima do Legião, por 4 a 1. O sábado (8/7) foi recheado de partidas, onde havia pelo menos um clube por duelo brigando ainda por algo dentro do certame local. Pelo Grupo A, três times já estavam classificados e passaram de fase antecipadamente: Brasiliense, Canaã e Luziânia.
A briga que restava era pela última vaga no G4, onde três equipes sonhavam com a quarta colocação: Aruc, Greval e Botafogo. O time azul e branco com sede no Cruzeiro recebeu a Estrela Solitária do DF no confronto direto pela vaga. Em jogo bastante tranquilo, a Aruc abriu 4 a 0 com gols de Pedro Douglas e Wesley, com cada atleta marcando duas vezes. No fim do jogo o Botafogo marcou duas vezes, diminuindo para 4 a 2.
A vitória classificou a Aruc para as quartas de final do Candanguinho, graças ao saldo de gols. O Greval, que também estava brigando pela quarta posição, goleou o Brasília por 5 a 0. Mesmo com a goleada, o Grêmio Valparaíso não conseguiu diminuir o saldo de gols, terminando com -1. Assim, o clube do Entorno Sul do Distrito Federal encerrou na quinta colocação do Grupo A, com 12 pontos.
– Clique e saiba mais
– Destaque do Candanguinho, Ronygol exalta campanha do Canaã
– Com goleada impiedosa, Ceilândia abre vantagem na liderança do Grupo A5
– CBF divulga detalhes da última rodada da fase de grupos da Série D
No último jogo da chave, Brasiliense e Luziânia se enfrentaram na luta pela liderança do grupo. A partida terminou empatada em 1 a 1, e cada esquadrão somou um ponto. Com o resultado, o Brasiliense assumiu a ponta e terminou na primeira posição, com 20 pontos. O Canaã, que folgou na rodada, encerrou na segunda colocação, com a mesma pontuação do Jacaré. O Luziânia terminou em terceiro, com 19.
Pelo Grupo B, o Gama garantiu a segunda colocação da chave, após vencer o Real Brasília em confronto direto pelo G4. O Alviverde só conseguiu marcar aos 10 minutos do segundo tempo, com Walmir. Diego marcou o segundo e deu números finais à partida, 2 a 0. Outro time que conseguiu vencer e passou de fase foi o Santa Maria. A Águia Grená desbancou o Capital fora de casa por 1 a 0, com tento de Paulo Henrique. O Santinha terminou na terceira posição.
O último time que conseguiu avançar de fase foi o Brazlândia. A equipe visitou o Paranoá no Rorizão, em Samambaia. A Cobra Sucuri também lutava por uma vaga no G4 e precisava a todo custo da vitória. Porém, com os triunfos de Santa Maria e Gama, o PEC não conseguiu ir às quartas de final, mesmo vencendo a Garça. Paulo Victor e Victor Hugo balançaram as redes para o Paranoá. Mesmo com a derrota, o Brazlândia passou de fase.
As quartas de final do Candanguinho terão o pontapé inicial no próximo final de semana. Durante a semana, a Federação de Futebol do Distrito Federal divulgará todos os detalhes, como data, local e horário dos duelos. Vale lembrar que os times melhores colocados na primeira fase terão a vantagem de decidirem em casa. Em caso de empate no placar agregado, a decisão da classificação será nas penalidades máximas.
Quartas de final do Candanguinho
Brasiliense x Brazlândia
Luziânia x Gama
Aruc x Capital
Santa Maria x Canaã
**As equipes do lado direito jogarão a primeira partida em casa