Na noite da última quinta-feira (6/7), o Paranoá anunciou em suas redes sociais a mais nova vestimenta da Cobra Sucuri. A camiseta que já será usada pelos garotos do clube no Campeonato Candango Sub20 na próxima rodada, que acontece no fim de semana, traz a campanha antirracismo. O esquadrão amarelo e azul é o primeiro clube do Distrito Federal a lançar um uniforme com o patch “La Lucha Antirracista”.
Na postagem divulgando a campanha contra o racismo, o Paranoá marcou o atleta Vinicius Junior, jogador do Real Madrid que sofreu diversas injúrias raciais na Espanha. Na última vez que aconteceu um caso de racismo contra o brasileiro, a Cobra Sucuri foi o primeiro time da capital federal a prestar apoio ao atacante. Sobre a campanha antirracista, Luis Felipe, Diretor do Paranoá, conversou com a reportagem do Distrito do Esporte.
“A campanha foi pensada no sentido de demonstrar que o Paranoá Esporte Clube tem em seu DNA a responsabilidade social e, nesse viés, de contribuir com uma sociedade livre, é que repudiamos qualquer ato dentro e fora de campo que tenha como princípio segregar, humilhar e desrespeitar pessoas de pele preta. Pois somos todos iguais, e em um país que tem o atleta do século, Pelé, esse repúdio deve ser ainda maior”, afirmou Luis Felipe.
– Clique e saiba mais
– Ceilândia quer manter invencibilidade e se isolar na liderança do Grupo A5
– Brasiliense pode voltar ao G4 do Grupo A5 na próxima rodada
– Veja o que está em disputa na última rodada do Candanguinho
Segundo o diretor, o Paranoá pensa em comercializar a nova camiseta com a campanha antirracista. “Essa primeira versão ainda não está sendo comercializada, mas estamos alinhando com a fornecedora do material esportivo para colocarmos a venda o mais rápido possível. Estamos alinhando as questões de logística, mas a intenção é comercializar e fortalecer esse movimento que iniciamos no futebol do Distrito Federal”, concluiu.
No mês de maio, o Flamengo também usou o patch antirracista “La Lucha Antirracista” nos Campeonatos Brasileiros masculino e feminino, também em apoio a Vinicius Junior. A iniciativa veio através de um patrocinador do clube carioca. A equipe feminina usou o selo no jogo diante do Palmeiras, pela Série A1, enquanto os homens utilizaram no duelo contra o Cruzeiro, na oitava rodada do Brasileirão.
Confira a nota do Paranoá Esporte Clube no anúncio da nova vestimenta
Paixão nacional, esporte mais popular do mundo, espelhamos classes sociais e ideologias políticas e muitas vezes inspiramos uma devoção mais intensa que as religiões. Então vamos usar essa força e gritar NÃO AO RACISMO! Acreditamos no coletivo, no ser humano e no espírito de equipe, tão necessário no futebol e numa sociedade saudável.