Em clássico do voleibol mundial, na noite desta quinta-feira (15/06), o Brasil venceu a Sérvia por 3 sets a 2, em jogo eletrizante. Com a equipe europeia vencendo o primeiro e terceiro set, a Seleção Brasileira conseguiu vencer o segundo set, o quarto e garantiu a vitória em um tiebreak de tirar o fôlego, no Ginásio Nilson Nelson, na capital do país.
O Brasil parecia desatento no primeiro tempo contra a equipe europeia, mas conseguiu se recuperar no segundo. Porém, a equipe do técnico Zé Roberto Guimarães convenceu mesmo no quarto set, onde obteve uma ampla vantagem de 13 pontos. O tiebreak contou com adicional de grande importância, a torcida empolgada que gritava em cada ponto da Seleção tupiniquim.
A primeira etapa do jogo, houve um nervosismo das meninas. A Seleção Brasileira errava muitos passes e deixou as sérvias abrirem sete pontos de diferença. Mesmo com o técnico Zé Roberto pedindo time-out, as brasileiras demoraram para encaixar a metodologia pedida pelo técnico. Com muitos ataques indo para fora e bolas parando no bloqueio sérvio, a equipe tupiniquim tinha problemas para colocar a bola ao chão.
O técnico Zé Roberto viu essa falha no ataque do Brasil e fez duas substituições: colocou Rosamaria e Roberta. A equipe até conseguiu diminuir e empatar o placar, mas a Sérvia foi mais contundente e venceu o primeiro set por 25/23.
No segundo set, o Brasil voltou mais atento e com um bloqueio afiado. A Seleção Brasileira chegou a abrir cinco pontos de vantagem. Foi nítido para os torcedores brasilienses a diferença da primeira parcial para o segunda. O Brasil se segurou como podia para não permitir a virada das sérvias. Explorar o bloqueio e o ataque em diagonal foi uma das táticas das brasileiras para permanecer na frente no placar, que acabou garantindo o segundo set para o Brasil, por 25/22.
O terceiro tempo teve uma boa disputa por parte das duas equipes. A Sérvia saiu na frente e o Brasil buscava a virada. Nada estava definido. Porém, na metade do set, a Sérvia conseguiu mostrar superioridade, usando muito bem as opostas para atacar com mais ofensividade lado das brasileiras. E, com isso, a equipe europeia, acabou levando o terceiro set, por 25/21.
As brasileiras queriam levar a partida para tiebreak e, além de ter 11 pontos de vantagem, contavam também com a torcida que vibrava com cada ponto. O Brasil esteve por todo o quarto set na frente e, mesmo com alguns erros, trabalhava para que as adversárias não pudessem diminuir a vantagem criada. A Seleção tupiniquim deu um show de competitividade e levou o quarto set com a ampla vantagem de 25/12.
Como não podia se esperar menos de um clássico do vôlei mundial, o tiebreak começou e trouxe uma atmosfera incrível ao Ginásio Nilson e Nelson. Logo nos dois primeiros pontos, houve um bom rally. A torcida jogava com o Brasil e as brasileiras pontuavam com boas cortadas que não davam chances para a Sérvia. A cada saque rival, ocorria uma chuva de vaias. O Brasil atacou bem, contou com muitos erros de saques da Sérvia e garantiu a vitória por 15/11.
O próximo jogo da Seleção Brasileira será contra a Alemanha, no sábado (17/6). O duelo acontecerá no Ginásio Nilson e Nelson, às 14h. Já a Sérvia enfrentará a Croácia, no mesmo dia, às 21h. Confira, aqui, a classificação atualizada da Liga das Nações de Vôlei após os dois jogos de quinta-feira (14/6).