21.5 C
Brasília
quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Contas do Real Brasília pela classificação no Brasileirão passam por tabus

Time candango encerra o torneio nacional enfrentando São Paulo e Cruzeiro. Contra o tricolor, nunca venceu fora. Diante da Raposa, não perdeu em casa

- Continua após a publicidade -

Durante praticamente toda a temporada 2023 da Série A do Campeonato Brasileiro Feminino, o Real Brasília se preocupou em escapar contra o rebaixamento. Únicas representantes do Distrito Federal na competição nacional, as Leoas do Planalto passaram momentos difíceis. Porém, nas últimas rodadas, o time encontrou um norte e chega na parte final da primeira fase com risco de queda pequeno e uma chance de repetir o feito de 2022 e avançar às quartas de final.

Uma hipotética classificação no Brasileirão Feminino passa, principalmente, pelo desempenho do próprio Real Brasília. Mas isso está longe de significar facilidade. Nas duas jornadas finais, o time candango terá confrontos diretos contra o São Paulo, fora de casa, no sábado (3/5), e o Cruzeiro, no Estádio Defelê, em 12 de junho. Vencer os compromissos faria as Leoas do Planalto alcançarem os 21 pontos. A vaga viria apenas se os concorrentes diretos (incluindo o Grêmio) não fossem além disso.

Alguns tabus também surgem no horizonte da disputa. Um deles é positivo e, o outro, negativo. Na elite do futebol feminino desde 2021, o Real Brasília jogou duas vezes contra São Paulo e Cruzeiro. Diante do tricolor, foi visitante em ambas as ocasiões e acumulou derrotas por 3 a 1 e 2 a 1. Portanto, para sonhar com a classificação, precisa vencer a primeira em território paulista. Contra a Raposa, as Leoas do Planalto jogaram uma vez no Defelê e ganharam. Assim, basta manter o desempenho.

- Continua após a publicidade -

Em boa fase após vencer duas partidas seguidas no Brasileirão Feminino pela primeira vez em 2023, o Real Brasília precisa impor uma série negativa ao São Paulo. O tricolor paulista vem de derrota para a Ferroviária e sofreu dois revezes seguidos na atual edição do torneio nacional apenas uma vez, quando tropeçou contra o Atlético-MG e a Ferroviária. Paralelamente, precisa torcer para o Cruzeiro cair contra a Ferroviária e o Grêmio não vencer o Palmeiras.

Retrospecto contra os rivais
2020
Real Brasília 1 x 0 Cruzeiro
São Paulo 3 x 1 Real Brasília

2021
São Paulo 2 x 0 Real Brasília
Cruzeiro 1 x 1 Real Brasília

14ª rodada
Sábado (3/6)
11h Internacional x Ceará – Estádio do Vale
15h Avaí/Kindermann x Athletico-PR – Caçador
15h São Paulo x Real Brasília – Cotia

Domingo (4/6)
15h Atlético-MG x Real Ariquemes – Sesc Alterosas

Segunda-feira (5/6)
15h Palmeiras x Grêmio – Jayme Cintra
19h Cruzeiro x Ferroviária – Sesc Alterosas
20h Santos x Bahia – Arena Barueri
20h Corinthians x Flamengo – Parque São Jorge

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P