O Gato começou miando alto na Série D do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, (6/5) o Ceilândia estreou no campeonato com uma vitória para lá de importante. No Estádio Abadião, o representante do DF não tomou conhecimento do Iporá e cravou um placar de 4×0, com direito a lei do ex e dois gols de Romarinho. Os donos da casa abriram vantagem ainda no primeiro tempo e mostraram que não dariam facilidade alguma para o Lobo Guará. Iago, Romarinho – duas vezes – e Euller foram os marcadores do confronto. O próximo desafio do Ceilândia é fora de casa.
O primeiro tempo começou com o Iporá na busca de abrir o placar fora de casa. Bem organizada, a defesa do Gato Preto não deixou o ataque do Lobo Guará chegar com perigo e logo o Ceilândia respondeu mostrando que dominava dentro das quatro linhas. Com três minutos, Iago abriu o placar e deixou o time do DF na frente. No etapa final, o calor diminuiu no Abadião, mas a sede de gols não. Os donos da casa voltaram dominando. Apesar dos esforços, o Iporá não conseguiu atravessar a defesa adversária com perigo e ficou atrás no placar.
Ceilândia na frente
Digno de estreia, o jogo começou bem movimentado. Nos minutos iniciais, o Iporá trabalhou bem a bola e tentou pressionar o Ceilândia, que não se intimidou e saiu para jogo. Aos três minutos, a lei do ex se fez presente. Pedro Bambu lançou para Clemente e ele entregou rasteiro para Iago. O ex-Iporá bateu bem e abriu o placar para o Gato Preto. Com 6’, Iago explodiu na bola e buscou o arremate, mas Weyde defendeu o que poderia ser o segundo da partida. Na sequência o Iporá tentou, mais uma vez, incomodar o Ceilândia. Bem organizados, os defensores alvinegros impediram as tentativas adversárias.
Aos 11’, Romarinho invadiu a área, ficou com a pelota e quase marcou mais um. Porém, Rodrigo Milanez fez o corte e não deixou a bola entrar. Com 15’, Ayrton arriscou de longe e a pelota saiu isolada, não dando nem perigo para o goleiro Matheus Silva. Segundos depois, Wisley correu pela lateral e fez o cruzamento. A bola encontrou Romarinho, que tentou cabecear e não deu certo. Ainda pressionando e em busca de ampliar a vantagem, o Gato Preto teve mais uma chance próximo dos 16 minutos. Iago subiu, recebeu a bola e pecou na finalização.
A partida seguiu bem movimentada, mas com nenhum lance de perigo para ambos os lados. Em desvantagem, o Iporá continuou buscando uma chance, principalmente pelo meio de campo. Do outro lado do confronto, o Ceilândia fechou bem a defesa e trabalhou para não tomar gols. Aos 26’, porém, o time adversário teve liberdade. Edson Carvalho passou pelos alvinegros, avançou e deixou a bola com Ayrton. Na finalização, a bola passou por Matheus Silva e Danillo, mas decidiu não entrar. Dois minutos depois, Romarinho atravessou pelo lado esquerdo, foi rápido e enfiou a bola para Iago. O camisa 7 demorou para chutar e perdeu uma grande oportunidade de cravar o segundo.
O ritmo foi diminuindo perto dos 30 minutos de jogo. Os donos da casa tiveram mais algumas chances de ataque, mas nenhuma de sucesso. Os visitantes, ainda na expectativa de deixar tudo igual no placar, erraram alguns lances importantes que poderiam resultar em gol. Aos 33’, o Cleyton foi para a cobrança de escateio e Weyde subiu antes mesmo de a bola ir ao encontro de algum companheiro alvinegro. Com o relógio marcando 40 minutos, o juiz apitou falta para o Lobo Guará após um Pedro Bambu deixar Vagner no chão. O camisa 7 cobrou direto e a bola ficou nas mãos do arqueiro Matheus Silva. Perto do apito final, o Iporá continuou buscando uma chance para conseguir o empate, mas a defesa do Ceilândia não deixou. Aos 45’, a bola sobrou com Romarinho e o jogador consagrou a vantagem do Ceilândia com mais um gol.
O Gato Preto consagra a vitória
Na volta do intervalo, os times voltaram sem cansaço. A partida continuou agitada e as duas equipes demonstrando que estavam com sede de gols. Com dois minutos, Clemente foi rápido, passou por todo mundo e tabelou com Iago. A bola voltou para o camisa 11 do Gato Preto, que chutou forte e teve chance de ampliar o placar. Weyde segurou. Aos 4’, Douglas foi derrubado e o juiz apitou mais uma falta para o Lobo Guará. O jogador foi para a cobrança e a bola explodiu na barreira de cinco do Ceilândia. Depois, Edson Carvalho aproveitou a sobra, tentou de longe e Matheus Silva defendeu.
Com o relógio assinalando 12 minutos, Romarinho aproveitou um erro do Iporá, ficou com a bola e chutou rumo ao gol, ampliando a vantagem do Gato Preto no Abadião. E não demorou muito para sair mais um. Três minutos mais tarde, Euller subiu, cabeceou e cravou o quarto da partida. Bem atrás na contagem, o Iporá não se conteve e mostrou que queria marcar pelo menos um. Aos 25′, Ayrton inverteu para Bahia. Ele chutou, tentou o arremate e o Ceilândia afastou o perigo.
Dez minutos depois, passando dos trinta minutos da etapa final, Danillo correu, foi rápido e deixou a bola com Clemente. O goleiro adversário foi mais rápido e conseguiu impedir a finalização alvinegra. O Iporá respondeu rápido. Carlos teve liberdade na lateral direita, ganhou na disputa e tentou o lançamento, mas a defesa do Ceilândia não deixou. Passados 40′, as duas equipes ainda procuravam uma chance de balançar as redes. Com 41 minutos, Bahia ficou com a bola e arriscou de longe. O arqueiro do Gato Preto nem precisou de muito para defender. No lance seguinte, Wisley aproveitou que estava sem marcação, correu e tentou o quinto do jogo. O goleiro do Iporá defendeu.
Com o jogo perto do fim, aos 45′, Nolasco arriscou mais um. Chutou de canto e Weyde defendeu. No lance seguinte, Elbinho também aproveitou, chutou forte e quase viu a bola entrar. O goleiro do Lobo Guará defendeu mais uma vez. Com o resultado de 4×0, o Ceilândia começa a Série D com uma vitória importante e três pontos no Grupo A5 da Série D. Ao lado do time candango e do Iporá, ainda estão Brasiliense, Anápolis-GO, Operário-MT, Real Ariquemes-RO e União-MT.
O que vem aí…
Os times voltam a campo no próximo final de semana. O Ceilândia viaja até o Mato Grosso para enfrentar o União Esporte Clube, no Estádio Luthero Lopes. A bola rola para as equipes às 16h, no sábado (13/5). Já o Iporá será mandante na rodada. No domingo O clube recebe o Interporto, no Estádio Francisco Ferreira, às 15h30 de domingo (14/5).
Ceilândia
Matheus Silva; Wisley, Euller (⚽) Badhuga, Danillo; Werick, Pedro Bambu, Cleyton; Iago (⚽), Romarinho (⚽⚽) e Clemente. Técnico: Adelson de Almeida.
Iporá
Weyde; Everton Pereira, Rodrigo Milanez, Douglas, Edson Carvalho; Gleidson, Vagner, Menezes (Leo Xavier); Gilberto, Pablo e Ayrton (🟨). Técnico: Wesley Moura