Cobiçada desde o início do campeonato por 10 clubes, a taça do Campeonato Candango 2023 está destinada a um dos dois times finalistas, Brasiliense ou Real Brasília. “Rei Pelé” – assim batizada o troféu como forma de homenagem ao eterno camisa 10 da seleção – conta com um design inspirado em importantes elementos presentes no Distrito Federal.
Em 2022 a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) apresentou a nova identidade visual da competição, a ser realizada naquele ano, e a nova taça de campeão em uma reunião que contou com representantes do governo local e dos clubes que participaram da disputa naquela temporada. Este ano, a FFDF seguiu com o modelo de troféu, que teve seu design elogiado.
Tendo a Catedral Metropolitana como destaque, o caneco conta ainda com uma bola na ponta superior, envolvida por outra bola vazada. Esta contém elementos que remetem diversas referências da capital federal, como a escultura “Os Candangos”. Também é possível identificar outros elementos simbólicos como o brasão do Distrito Federal e a conhecida Cruz de Brasília, que estão presentes na bandeira local.
– Leia mais:
- Taça do Candangão 2023 homenageará Pelé
- Confira os valores dos ingressos do segundo jogo da final do Candangão
- O trio do tri? Jogadores do Brasiliense querem mais títulos
- Técnico do Real Brasília afirma que final do Candangão está em aberto
Homenagem ao maior dentre os maiores do futebol
No dia 29/12/2022, uma tarde de quinta-feira, o Brasil e o mundo se despediam do maior jogador de futebol de todos os tempos. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, faleceu aos 82 anos após um mês internado para um tratamento de um câncer no cólon.
Pelé recebeu manifestações de carinho de diversos clubes, personalidades, governos e federações de vários países durante os dias que sucederam sua morte. A federação tomou a iniciativa de também prestar uma homenagem ao ídolo brasileiro, batizando a taça de campeão do Candangão 2023 como “Rei Pelé”. O anúncio foi feito por Daniel Vasconcelos, presidente da FFDF, no mesmo dia do falecimento do Rei.
Taça e prêmio milionário em confronto inédito
O Candangão 2023, que chega à sua 48ª edição, também contará com a segunda maior premiação entre estaduais. Com apoio do patrocinador Banco BRB, o campeão vai embolsar R$ 1 milhão, maior valor já pago. No Brasil, a maior premiação fica a cargo do Campeonato Paulista que totaliza R$ 5 milhões.
O confronto disputado entre finalistas de forma inédita teve sua decisão dividida em dois jogos. O primeiro foi realizado no último sábado (8/4) no Estádio Serejão, com mando e vitória do Brasiliense por 3×2. Já a partida disputada de forma decisiva está marcada para amanhã (15/4) às 15h, no Estádio Defelê, com mando do Real Brasília.
Esta é a primeira vez que o Real Brasília chega a uma final. Já o time amarelo pode levar para casa seu terceiro título consecutivo. Ao todo, o Brasiliense possui onze títulos candangos, enquanto o Leão do Planalto nunca teve a chance de soltar o grito de campeão.