A Série A2 do Campeonato Brasileiro Feminino está prestes a começar. Ao todo, 16 equipes brigarão por quatro vagas no primeiro escalão do futebol feminino nacional da temporada que vem. Minas Brasília e Cresspom são os representantes do Distrito Federal no certame e estão no mesmo grupo. Estreando na competição dentro de casa, “As Minas” receberão o atual campeão da Série A3 do torneio, o Taubaté.
O Minas Brasília foi rebaixado em 2021 e disputou a Série A2 na temporada passada. O clube do Distrito Federal fez uma ótima campanha na fase de grupos. Na ocasião, o time verde e azul classificou-se na segunda colocação, empatado em número de pontos com o Athletico Paranaense, que avançou na primeira posição. Porém, nas quartas de final, o Minas Brasília acabou sendo eliminado pelo Bahia, após uma derrota em casa e um empate na Arena Fonte Nova.
Atual campeão do terceiro escalão nacional, o Taubaté fará sua estreia fora de casa. Em 2022, o clube de São Paulo passou pelo Realidade Jovem-SP, Vila Nova-ES, Ipatinga, Vila Nova-GO e 3B Sport-AM até levantar a taça da Série A3. Mirando o acesso para a Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino, o time do Sudeste começou a pré-temporada no dia 13 de fevereiro visando a temporada.
– Clique e saiba mais
– Taça Rei Pelé: confira detalhes da taça do Candangão 2023
– Criador da medalha dos JOIJ, Dante Akira Uwai conta processo de elaboração
– No grupo da morte, Minas Brasília sonha em retornar à elite
No início, os treinamentos foram focados na parte física e, na sequência, os trabalhos com bola foram inseridos no dia-a-dia das atletas. Ao todo, o Taubaté realizou três jogos-treino durante o ano contra duas equipes de São Paulo e uma do Rio de Janeiro. Anteriormente, o último jogo oficial da equipe foi em dezembro de 2022. O esquadrão saiu derrotado na Copa Paulista para o Red Bull Bragantino por 4 a 2, fora de casa.
Visando uma boa temporada, o Taubaté possui 12 novas jogadoras no elenco profissional. Foram nove contratações e mais três atletas promovidas das categorias de base. Os reforços são: Maria Eva (lateral), Bianca (lateral), Alexia (volante), Day Silva (atacante), Moara (atacante), Girlane (atacante), Isabella (meia), Lauana (meia), Joyce (atacante), Ana Júlia (meia), Bruninha (meia) e Nicolle (meia).
O elenco conta com 26 atletas. A maioria das remanescentes atuam no sistema defensivo da equipe. O Taubaté focou bastante na contratação do meio-campo para frente. Entre as jogadoras que vieram de outros times e as promovidas das categorias de base, nove jogadoras atuam na parte ofensiva do campo.
Em contato com a reportagem do Distrito do Esporte, Rafael Citro, profissional do A.D. Taubaté, comentou sobre a Série A2 deste ano. “A gente sabe que vai ser um campeonato difícil, né?! Ainda mais que os grupos foram sorteados de forma regional,nós sabemos que a chave que a gente está é mais forte, vai exigir mais dos clubes”, afirmou. O time do interior de São Paulo enfrenta o Minas Brasília no domingo (16/4), às 15h, no Estádio Defelê, na Vila Planalto.
1ª rodada Série A2 do Campeonato Brasileiro
Sábado (15/4)
Botafogo-PB x 3B Sport
Almeidão – 15h
Domingo (16/4)
Fluminense x América-MG
Laranjeiras – 10h
Red Bull Bragantino x Cresspom
Gabriel Marques Silva – 15h
Minas Brasília x Taubaté
Defelê – 15h
São José x Botafogo
Martins Pereira – 15h
Sport x Vila Nova
Ilha do Retiro – 15h
Esmac x UDA
Francisco Vasques – 15h
JC x Fortaleza
Floro Itacoatiara – 16h