28.5 C
Brasília
domingo, 6 de outubro de 2024

Distrito Federal terá estreante na Série D do Brasileirão após 10 anos

Com semifinal entre Paranoá e Real Brasília, um deles vai debutar na quarta divisão do país em 2024. Capital é outra possibilidade

- Continua após a publicidade -

A renovação de forças parece estar dando as caras no futebol do Distrito Federal. Com o Campeonato Candango se encaminhando às semifinais, quatro times buscam o título e dois deles vão garantir o direito de representar a capital na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. Neste cenário, é certo que ao menos um deles será estreante e interromperá uma sequência de 10 anos apenas com velhos conhecidos.

Integrando uma das chaves de semifinal do Candangão, Real Brasília e Paranoá vão disputar quem jogará a final do torneio local pela primeira vez. O feito, automaticamente, vai colocar um deles como estreante na Série D e na Copa do Brasil da temporada 2024. Rival do Brasiliense pela outra vaga na decisão, o Capital carrega consigo a mesma possibilidade.

Com isso, o Distrito Federal voltará a ter um estreante na Série D do Brasileirão depois de 10 temporadas. A última foi em 2014, quando Luziânia e Brasiliense estrearam no último nível do futebol nacional. Dois anos antes, Ceilândia e Sobradinho foram os debutantes da capital federal na competição. Em 2011, o papel foi de Gama e Formosa. O primeiro a jogar o torneio pelo DF foi o Brasília, em 2009.

- Continua após a publicidade -

Clique e saiba mais
CBF distribuirá R$ 25,4 milhões aos clubes da Série D do Brasileirão
Série D 2023: veja todos as partidas de Brasiliense e Ceilândia no torneio
CBF divulga tabela básica da Série D do Campeonato Brasileiro de 2023
Adversário dos times do DF na Série D, Interporto é rebaixado no estadual

Nas 14 temporadas anteriores da quarta divisão, o futebol candango jamais conseguiu um acesso. Neste ano, os responsáveis por tentarem o feito serão Brasiliense e Ceilândia, clubes experientes na disputa da competição nacional. A cada queda de um time local, porém, surge na mente dos torcedores a necessidade de renovação. E ela, certamente, vai acontecer em 2024.

Copa do Brasil

Na Copa do Brasil, o tempo sem novidades apresentadas pelo futebol candango é mais curto e também teve como protagonista o Real Brasília. Em 2021, o Leão do Planalto jogou a competição de mata-mata pela primeira vez, graças ao título do Brasiliense na Copa Verde. O feito do Jacaré foi o responsável por abrir mais uma vaga no torneio nacional para o Distrito Federal.

Com isso, se chegar na inédita final do Candangão, o Real Brasília vai participar da Copa do Brasil pela segunda vez. Os outros, porém, podem debutar no torneio na temporada de 2024. Paranoá e Capital carregam a oportunidade de adicionarem mais um clube local na história da competição nacional. Feitos possíveis graças à alternância de forças promovidas em 2023.

Estreantes candangos na Série D
2009 – Brasília
2011 – Formosa e Gama
2012 – Ceilândia e Sobradinho
2014 – Luziânia e Brasiliense

- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P