Tem brasiliense na Seleção! Na tarde desta segunda-feira (20/3), a técnica Pia Sundhage convocou o grupo de 26 jogadoras que irão defender a amarelinha na Finalíssima Feminina diante da Inglaterra. Entre os nomes separados pela dona da prancheta, estão duas atletas representantes do quadradinho: Gabi Portilho (Corinthians) e Nycole Raysla (Benfica). A realização inédita do torneio acontecerá no dia 6 de abril, no Estádio de Wembley, em Londres.
A primeira edição da Finalíssima coloca frente a frente as campeãs da América e da Europa. O Brasil chegou até a decisão após bater a Colômbia por 1 a 0 em julho de 2022. A equipe inglesa também foi histórica. Garantiu a vaga depois de derrotar a Alemanha por 2 x 1, no Estádio Wembley, diante de um público que passava de 87 mil pessoas. No retrospecto, o time inglês leva a melhor. Foram duas vitórias contra uma das brasileiras.
Leia também
Real Brasília é goleado pelo Santos e entra no Z4 da Série A
Real Brasília termina rodada na zona de rebaixamento pela primeira
Times seguem à espera da tabela das Séries A2 e A3 do Brasileirão Feminino
Destaque do Corinthians
Quem acompanha de perto o futebol feminino conhece a trajetória de Gabi Portilho, um dos nomes escolhidos a dedo pela treinadora Pia Sundhage. A brasiliense fez história fora do quadradinho e soma passagens por Kindermann-SC, São José-SP, Madrid CFF-ESP, Osasco-SP e 3B-AM. Além disso, desde fevereiro de 2020, a meia-campista defende a camisa alvinegra do Corinthians.
Com o time paulista, Gabi já levantou nove títulos: três Brasileiros, dois Paulistas, duas Supercopas, uma Libertadores e uma Copa Paulista. Além disso, são mais de 100 jogos pelo ‘Timão.’ Pela Seleção Brasileira, a última participação de Portilho foi justamente na campanha da Copa América 2022, quando o Brasil levantou a taça. A atleta entrou em campo no jogo contra a Colômbia substituindo Ary Borges.
De Portugal para Londres
A outra brasiliense escolhida a dedo por Pia foi Nycole Raysla, atacante do Benfica – equipe portuguesa. Natural de Sobradinho, a atleta tem se destacado na equipe atual. Nesta temporada, ela já balançou as redes 11 vezes e deu assistência em cinco oportunidades. Na estante, ela acumula duas taças da Liga Feminina de Portugal, dois canecos da Supercopa Feminina e um título do campeonato nacional do país europeu. Antes de viajar para fora do Brasil, Nycole foi campeã pernambucana com o Sport.
Nycole já está bem a vontade quando o assunto é Seleção. Na última convocação de Pia, o nome da atacante também marcou presença. A brasiliense entrou em campo nos três jogos do Brasil no torneio She Belives Cup. O amistoso preparatório para a Copa do Mundo Feminina 2023 foi realizado nos Estados Unidos. O país anfitrião foi o melhor da campanha, enquanto o Brasil terminou em terceiro lugar.
Calendário da seleção brasileira
O ano da Seleção Brasileira está bem movimentado. O foco é na Copa do Mundo, marcada para começar em 23 de julho. Após a Finalíssima Feminina, o Brasil ainda enfrentará a Alemanha, atual vice-campeã europeia. O grande duelo acontecerá em 11 de abril, no Estádio Max Morlock, em Nuremberg. Terminados os jogos preparatórios, as brasileiras estarão finalmente prontas para o Mundial. Austrália e Nova Zelândia serão os países-sede do torneio. Ao todo, 32 times estão inscritos na competição.
O primeiro passo na busca rumo a tão sonhada taça do mundo será dado diante do Panamá, em 24 de julho, no Hindmarsh Stadium. Na sequência, o elenco da amarelinha enfrentará França e Jamaica, respectivamente. Os quatro times fazem parte do grupo F do torneio.
Confira todas as convocadas por Pia Sundhage
Goleiras
Camila – Santos
Leticia Izidoro – Corinthians
Luciana – Ferroviária
Defensoras
Antonia – Levante UD (Espanha)
Bruninha – NJ/NY Gotham (Estados Unidos)
Fernanda Palermo – São Paulo
Kathellen – Real Madrid (Espanha)
Lauren – Madrid CFF (Espanha)
Tamires – Corinthians
Tarciane – Corinthians
Yasmim – Corinthians
Rafaelle – Arsenal (Inglaterra)
Meio-campistas
Adriana – Orlando Pride (Estados Unidos)
Aline – Ferroviária
Ary – Racing Louisville (Estados Unidos)
Ana Vitória – Benfica (Portugal)
Duda Francelino – Flamengo
Duda Sampaio – Corinthians
Gabi Portilho – Corinthians
Ingryd – Ferroviária
Kerolin – North Carolina Courage (Estados Unidos)
Atacantes
Bia Zaneratto – Palmeiras
Gabi Nunes – Madrid CFF (Espanha)
Geyse – Barcelona (Espanha)
Marta – Orlando Pride (Estados Unidos)
Nycole Raysla – Benfica (Portugal)