Engajado em questões sociais, a organização sem fins lucrativos Villa Samaritana, em Planaltina, coloca as atenções no futebol feminino. A diretoria do projeto investe no time Villa Esporte e Cultura e, para desenvolver a categoria, reforçou o elenco com a chegada da zagueira Tânia Maranhão e da meia Janaína Santos, a popular Jajá.
As apostas nas veteranas reforçam o compromisso da diretoria do projeto com o Villa Esporte e Cultura e com a região de Planaltina. O objetivo é explorar a experiência das recém-chegadas para ajudar no desenvolvimento da equipe e, claro, contribuir com títulos importantes no cenário feminino.
Aos 48 anos, Tânia Maranhão desembarca no Distrito Federal após passagens pelas principais competições do mundo e pelos clubes mais populares do cenário nacional e internacional. Bicampeã dos Jogos Pan-Americanos com a Seleção Brasileira (2003 2007), também disputou quatro edições de Olimpíadas (Atlanta-1996, Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008) e as Copas do Mundo entre 1995 e 2007.
No Brasil, Maranhão vestiu as camisas de São Caetano, São Paulo, Grêmio, Vasco, Botafogo, Flamengo, Cresspom e outros. No exterior, coleciona experiência pelo Rayo Vallecano-ESP. “Agora sou VEC, um presente de Deus na minha vida”, conta a veterana da zaga.
A experiência também é uma virtude de Janaína Santos. Aos 32 anos, a meia aceitou o desafio do VEC após rodar por grandes times como São Paulo e Fortaleza. Com extensa bagagem pelo futebol do Distrito Federal, com passagens por Cresspom e Adef, espera trilhar os caminhos de títulos nos gramados locais. “Estou chegando com muita disposição, quero contribuir com o VEC trazendo a minha experiência e motivar o time. Tenho muito orgulho de vestir essa camisa”, afirma a meio-campista.
Além do esporte
O Villa Esporte e Cultura foi fundado pela Villa Samaratina, um projeto desenvolvido em Planaltina. O objetivo da ONG sem fins lucrativos é atender jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade, oferecendo atividades esportivas, profissionalizantes, emprego e renda.
“A nossa proposta, por meio do VEC, é profissionalizar as nossas atletas. Temos um time forte, potente, formado em sua grande maioria por jovens garotas de comunidades vulneráveis do DF. Oferecemos bolsas para comporem o nosso quadro de atletas e também qualificação profissional. O nosso objetivo é ir longe com esse time, e para isso não estamos medindo esforços”, revela o fundador do projeto, Gustavo Simão.
Simão conta que o esporte é parte de um trabalho muito maior. “Investimos no esporte, mas também promovemos ações sociais de reintegração para dependentes químicos e pessoas em situação de rua. Para as crianças de nossa comunidade, por exemplo, oferecemos atividades gratuitas como ballet e karatê”, explica.
Serviço
Villa Esporte e Cultura
Local: Córrego do Arrozal, Planaltina-DF
Site: https://villasamaritana.org.br/
Instagram: https://www.instagram.com/villasamaritana/