A situação que envolve o confronto entre Capital e Gama, no Estádio JK, válido pela 9ª rodada do Campeonato Candango 2023, está cada vez mais complicada. Anteriormente, o Coruja divulgou uma nota informando sobre a decisão de ter torcida única na partida diante do Alviverde. No texto, é afirmado que a Polícia Militar do Distrito Federal havia emitido um novo laudo e barrado a presença das duas torcidas no confronto decisivo.
Porém, um laudo obtido pelo Distrito do Esporte referente ao dia 27 de janeiro de 2023 mostra que um dos órgãos de segurança já havia batido o martelo e decidido que não poderia ter torcida visitante no Estádio JK mesmo antes do certame local. Vale ressaltar que o documento foi emitido dias antes da estreia do tricolor no Candangão. Ao longo do Campeonato Candango desta temporada, os duelos realizados na cancha localizada no Paranoá receberam normalmente torcedores no setor destinado a eles.
Na primeira rodada do Candangão, alguns adeptos do Samambaia estavam presentes na área atrás do gol à direita das cabines de imprensa. Na terceira rodada, diante do Brasiliense, torcedores também estavam presentes no setor visitante do estádio. Contra o Paranoá, também realizado no Estádio JK, os acompanhantes da Cobra Sucuri se fizeram presentes, inclusive estendendo faixas de uma torcida organizada do clube amarelo e azul.
O laudo de segurança emitida pela Polícia Militar do Distrito Federal, deixa claro que o Capital não tinha permissão para receber duas torcidas na praça esportiva. “O Estádio Juscelino Kubitschek está em condição de aprovado com restrições (permitido somente torcida única, capacidade máxima de 2.500 pessoas) até que a administração do estádio apresente as devidas correções”.
No laudo ainda existem diversas observações sobre melhorias que precisam ser feitas. No início do documento, o vistoriador cita que “o acesso da arbitragem e dos vestiários são exclusivos, porém são próximos ao acesso das torcidas”. No decorrer do documento, outras observações são anotadas.
– Sobre a entrada das duas torcidas: As entradas são distintas, porém o acesso a estas é único;
– Restrição para chegada da arbitragem e das equipes: O acesso fica muito vulnerável, perto da entrada da torcida visitante;
– Necessidade de serem adaptados corredores aos acessos dos estádios para torcida visitante: O Estádio JK possui apenas uma via de acesso para ambas as torcidas, e as entradas ficam relativamente próximas, sendo necessária a presença de segurança privada nas entradas.
O Distrito do Esporte conversou com uma pessoa ligada ao Alviverde. Segundo a mesma, a Sociedade Esportiva do Gama lamenta profundamente a situação da torcida única, e que não tem interesse em que o Capital seja punido. Porém, o Periquito quer que a presença dos torcedores gamenses seja confirmada e que os adeptos possam acompanhar o grande confronto decisivo.
Capital se defende sobre Estádio JK
Em nota emitida pelo clube enviado aos órgãos de segurança, o Coruja deixa explícito que vem realizando diversas manutenções e benfeitorias no Estádio JK desde que assumiu a gestão da cancha localizada no Paranoá. Além disso, o Capital cita todas as obras que foram realizadas no estádio e faz a solicitação de uma nova vistoria da PMDF no local. Confira o texto completo abaixo.
O Capital Clube de Futebol S/S LTDA, responsável pela administração do Estádio JK em parceria com a Administração Regional do Paranoá pelo projeto “Adote uma Praça”, vem por meio deste solicitar uma nova vistoria da PMDF afim de liberação para a torcida visitante nos jogos realizados no Estádio JK.
Em janeiro de 2023 foi realizado uma vistoria para emissão de laudo referente ao Campeonato Candango 2023, o qual foi emitido com restrição de público para Torcida única. O Capital C.F. desde que assumiu a gestão do estádio vem realizando várias manutenções e benfeitorias, buscando atender as demandas apresentadas para receber o público nos eventos realizados, dentre essas benfeitorias podemos citar a área destinada a torcida visitante, onde foram criadas: portão de acesso ao visitante, saída de emergência com barra antipânico, fechamento de divisão de torcida e construção de banheiros de alvenaria com acessibilidade para homens e mulheres.