A participação do Brasiliense na Copa do Brasil 2023 chegou ao fim na noite desta quarta-feira (15/3). O clube da capital federal enfrentou o Botafogo no estádio Kléber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo, pela segunda fase da competição e saiu derrotado por 7 a 1. Danilo Barbosa, Eduardo, Adryelson, Victor Cuesta e Tiquinho Soares (três vezes) marcaram para o alvinegro carioca e Yuri Mamute descontou para os brasilienses. A equipe do Rio de Janeiro aguarda o sorteio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para conhecer seu adversário na terceira fase.
Melhor tecnicamente, o Botafogo iniciou o confronto com ímpeto ofensivo. Logo aos seis minutos, Danilo Barbosa anotou o primeiro gol da partida. Quatro minutos depois, Eduardo aumentou o placar. Nos minutos finais da primeira etapa, mais dois gols. O primeiro com Yuri Mamute, diminuindo o placar, e logo depois, Adryelson fez o terceiro do alvinegro carioca. No segundo tempo, Victor Cuesta anotou o quarto e Tiquinho Soares começou o seu show. O atacante alvinegro marcou seu hat-trick e deu números finais à impiedosa goleada alvinegra.
Quatro gols na primeira etapa
O Botafogo mostrou seu poderio ofensivo já nos primeiros minutos de partida. Aos seis, Marçal cobrou falta na área, Danilo Barbosa subiu entre os zagueiros e cabeceou firme para abrir o placar. Dois minutos depois, a defesa alvinegra vacilou, a bola sobrou para Yuri Mamute, o atacante limpou Adryelson e de frente para Lucas Perri, perdeu grande oportunidade de empatar. Aos dez, o alvinegro carioca aumentou a vantagem. Após cruzamento na área, Edmar Sucuri saiu mal, a bola sobrou para Eduardo e o meia finalizou de voleio para estufar as redes da equipe brasiliense.
Aos 13′, Yuri Mamute rolou para Tarta, o meia dominou, finalizou forte e o arqueiro carioca defendeu em dois tempos. Um minuto depois, Tarta fez ótimo lançamento para Matheus Barboza, o atacante ficou de frente com Lucas Perri, finalizou firme e o goleiro do Botafogo fez linda defesa. Com 17′, Matheus Barboza recebeu na área novamente, mas desta vez a zaga conseguiu desviar para escanteio. Aos 21′, Danilo Barbosa chutou de fora da área e Sucuri faz boa defesa.
Dez minutos depois, Carlos Alberto finalizou forte e Sucuri realizou outra grande defesa. Aos 39′, Felipe Alves cruzou, Matheus Barboza dominou e ajeitou para Tarta, o meia chutou de primeira e errou a meta de Perri. Dois minutos depois, o Brasiliense diminuiu o marcador. Yuri Mamute recebeu na entrada da área, cortou para o meio, finalizou, a bola desviou na defesa alvinegra e tirou as chances de Perri defender. Aos 44′, Tchê Tchê levou a bola para a entrada da área, chutou forte, mas a bola subiu.
Com 47′, o Botafogo chegou ao terceiro gol. Marçal cobrou escanteio, Sucuri saiu mal na bola e Adryelson desviou para aumentar o placar. Na saída de bola, o Jacaré foi ao ataque, Matheus Barboza rolou para Romário, o atacante se chocou com Perri e a bola sobrou para Matheus Barboza estufar as redes. Porém, o árbitro da partida, Anderson Daronco, marcou falta e o gol do Brasiliense não foi validado.
Consolidação da goleada
Aos quatro minutos, Di Plácido cruzou na área, Carlos Alberto dominou e finalizou no meio do gol, Sucuri defendeu com tranquilidade. Dois minutos depois, Lucas Piazon cobrou falta na área, Victor Cuesta desviou, o arqueiro brasiliense não conseguiu defender e aumentou o placar em Cariacica. Com 17′, Felipe Alves avançou pelo lado esquerdo de ataque, entrou na área, chutou com força, mas a bola foi interceptada por Aryelson. Dois minutos depois, Luis Henrique tocou para Tiquinho Soares, o atacante arriscou de fora da área e Sucuri espalmou.
Aos 22′, Dharllyson roubou a bola da zaga alvinegra, chutou cruzado e Lucas Perri fez excelente defesa. Dois minutos após, Luis Henrique ajeitou de cabeça para Tchê Tchê, o meia chutou e a bola desviou em Railon antes de ir para escanteio. Com 26′, Matheus Barboza cortou para o meio e finalizou forte, mas a bola subiu muito. Aos 31′, o Botafogo marcou o quinto gol. Lucas Piazon cruzou na área, Gabriel Pires dominou, rolou para Tiquinho Soares e o atacante, de carrinho, empurrou para o fundo do gol.
A goleada ficou ainda mais impiedosa aos 39′. Gabriel Pires deu excelente passe para Luis Henrique, o meia deu passe rasteiro na entrada da área e Tiquinho Soares, com muita categoria, marcou um lindo gol. Dois minutos depois, Tiquinho Soares anotou o seu hat-trick. Di Plácido cruzou na área e o centroavante, de cabeça, marcou o sétimo gol alvinegro. Com a goleada, o Brasiliense dá adeus à competição e o Distrito Federal fica sem representantes na Copa do Brasil 2023.
O que vem por aí
Classificado à terceira fase da Copa do Brasil, o Botafogo aguarda o sorteio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para conhecer seu adversário. Nesta fase, além dos 20 classificados, entram mais 12 equipes: Flamengo, Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians, Athletico, Atlético-MG e Fortaleza (classificados para a Libertadores), São Paulo (nono colocado na última edição do Brasileirão), Cruzeiro (campeão da Série B), Sport (vice-campeão da Copa do Nordeste) e o Paysandu (campeão da Copa Verde). A entidade ainda não definiu a data que sorteará os confrontos.
Em seus respectivos estaduais, Botafogo e Brasiliense jogam no próximo sábado (18/3). O Jacaré, quinto colocado no Candangão, enfrenta o Brasília, vice-lanterna, às 15h30, no Serejão, e briga por uma vaga no G4 da competição. Para avançar à próxima fase, os comandados de Roberto Cavalo precisam vencer e torcer por uma das equipes que estão do segundo ao quarto lugar não vencerem seus confrontos. Já o alvinegro carioca disputa a partida de ida da Taça Rio contra a Portuguesa, às 18h, no Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro.
Botafogo 7
Lucas Perri; Di Placido, Adryelson ⚽, Victor Cuesta ⚽ e Marçal; Danilo Barbosa ⚽ (Gabriel Pires), Tchê Tchê (Lucas Fernandes), Eduardo ⚽ (Marlon Freitas) e Lucas Piazon (Gustavo Sauer); Carlos Alberto (Luis Henrique) e Tiquinho Soares ⚽⚽⚽.
Técnico: Luís Castro
Brasiliense 1
Edmar Sucuri; Dharllyson, Railon, Gabriel e Felipe Alves (Goduxo); Gabriel Henrique (Wallace), Tarta 🟨 e Zotti (Lila); Romário (Hernane Brocador), Matheus Barboza e Yuri Mamute ⚽ (Diogo Sodré).
Técnico: Roberto Cavalo
🟥