A noite foi mágica para o Grêmio na Arena BRB Mané Garrincha. Mesmo sendo visitante, o Tricolor Gaúcho se sentiu em casa, já que sua torcida era maioria na cancha brasiliense. Dentro de campo, o clube dominou praticamente os 90 minutos de jogo e conseguiu sair vitorioso por 2 a 0. Com a vitória, o Grêmio classificou-se para a segunda fase da Copa do Brasil de 2023. Com a eliminação, o Campinense volta suas atenções ao campeonato local e regional.
O Grêmio mostrou o que queria desde o início da partida. Em menos de cinco minutos, o clube quase abriu o placar em pelo menos três oportunidades. A pressão foi tanta que a defesa foi vazada por Cristaldo, em um golaço após tabelinha com Suárez. A segunda etapa foi menos corrida e com poucas chances. O Grêmio só ampliou no final da partida, com Ferreirinha.
45 minutos de pressão do Grêmio
O jogo começou com o Grêmio em cima do adversário. A primeira chance do clube foi após um escanteio cobrado da direita, porém, a redonda foi para fora. Em seguida, Suárez quase balançou as redes. Dentro da área, o centroavante bateu bonito, mas Otávio voou e espalmou para fora. Instantes depois, quase o Tricolor abriu o placar, mas a finalização explodiu na marcação. Todos esses ataques aconteceram em menos de cinco minutos.
Um minuto mais tarde, Villasanti deu bela enfiada para Bitello, o camisa número 39 fuzilou na meta adversária, mas a pelota foi desviada para fora. Aos 10′, novamente o atacante assustou o Campinense. Em cobrança de falta, a bola foi no meio do gol, Otávio acabou socando e afastando o perigo. O clube paraibano estava acuado e não conseguia passar do meio de campo, tampouco assustar o Grêmio.
A primeira finalização do Campinense foi apenas aos 15 minutos, porém, sem perigo algum ao Tricolor. O Grêmio respondeu na sequência. Cristaldo finalizou de fora da área, a redonda desviou em Suárez e quase enganou Otávio. Aos 20′, Bitello arrematou de dentro da área à queima roupa, o arqueiro da Raposa fez ótima defesa. Três minutos depois, após cruzamento da esquerda, Kanemann subiu e cabeceou, o goleirão fez mais uma defesa espetacular.
Depois de muita pressão, o Grêmio furou a defesa paraibana. Depois de ótima tabela, Suárez deu de calcanhar para Cristaldo, o meia chegou fuzilando no cantinho, 1 a 0. Minutos depois, quase o segundo. O centroavante tricolor subiu muito alto e cabeceou para o gol, mas a redonda subiu demais e foi para fora. Na sequência, novamente o camisa 9 tentou, mas sem sucesso. O clube da Paraíba conseguiu uns escanteios a seu favor, mas não levou perigo a Noriel.
Aos 37′, outra ótima jogada ofensiva do Grêmio. Reinaldo tabelou na direita, recebeu dentro da área e finalizou cruzado, Otávio triscou nela e mandou para linha de fundo. O clube gaúcho estava a todo instante buscando ampliar o placar. Acuado, o Campinense só se defendia. Aos 43′, Suárez tocou para Vina na entrada da área, o meia bateu de primeira para o gol e quase encobriu o goleiro, mas Otávio espalmou. Luís Flávio de Oliveira encerrou o primeiro tempo aos 47 minutos.
– Clique e saiba mais
– Beach Tennis: Cerrado Open abre o calendário do circuito no DF
– Brasília recebe o 18º Campeonato Sul-Americano de Wakesurf
– Matheus Barboza se isola na liderança da artilharia do Candangão
Segunda etapa morna e com poucas chances
O segundo tempo começou movimentado, com uma chance para cada equipe com menos de quatro minutos. Na primeira oportunidade, após cobrança de escanteio, o zagueiro Bruno Alves disputou bola com Mauri, a redonda bateu na marcação e todos os jogadores reclamaram de penalidade máxima. Em seguida, o camisa número 10 da Raposa arrematou da entrada da área, a pelota passou rente a trave direita de Noriel.
Depois das chances iniciais, a partida acabou ficando um pouca morna, com os clubes engarrafados nas intermediárias. Aos 15′, quase o segundo do Grêmio. Suárez recebeu lançamento na área, tocou de primeira para o meio da área e quatro jogadores se jogaram nela, Galdino consegue empurrar para o gol mas a bola é desviada no meio do caminho. Porém, o assistente número um já havia marcado impedimento.
Aos 18 minutos novamente houve uma grande reclamação de pênalti após Suárez ser derrubado na área, o árbitro não marcou nada. Minutos depois, Galdino arriscou de fora da área, a finalização assustou o arqueiro Otávio. O jogo ficou um bom tempo sem uma oportunidade clara de gol. O Campinense tentava surpreender, mas esbarrava na defesa gremista.
Após um longo período sem chances claras para as equipes, a rede voltou a balançar. Aos 42′, Ferreirinha mandou um balaço para o gol, 2 a 0. O tento definiu de vez a partida e garantiu o Grêmio na fase seguinte da Copa do Brasil. Aos 45′, Suárez tentou da entrada da área, mas isolou. Sem maiores chances, o jogo foi encerrado aos 49 minutos.
O que vem por aí
Ambas as equipes voltam a campo no próximo final de semana. No sábado (4/3), o Campinense recebe o Ferroviário pela Copa do Nordeste. O confronto é válido pela sexta rodada e será disputado às 17h30, em Campina Grande. Já o Grêmio volta as suas atenções para o Campeonato Gaúcho. No domingo (5/3), o Tricolor entra em campo para disputar o Grenal. O duelo será na Arena do Grêmio, às 20h.
Campinense 0
Escalação: Otavio Passos; Thiago Ennes, Diego Silva, William e Bruno Collaço; Guilherme Escuro (Tarcísio), Paulo Victor (Pedro Thomaz), Ramires e Diego Viana (William Anicete); Mauri (Carlão) e Vanderlan (Thiaguinho).
Técnico: Leston Júnior
Grêmio 2
Escalação: Noriel; João Pedro, Bruno Alves, Kanemann e Reinaldo (Diogo Barbosa); Villasanti, Pepê (Galdino) e Cristaldo ⚽ (Diego Souza); Bitello (Thiago Santos), Vina (Ferreirinha⚽ ) e Suárez.
Técnico: Renato Gaúcho