Muitos cartões, apenas um gol e um novo líder provisório do Campeonato Candango. Assim pode ser definida a vitória do Ceilândia sobre o Santa Maria, por 1 a 0, em jogo bastante brigado e válido pela quarta rodada do torneio local. Com bola na rede de Milla, o Gato Preto conquistou os três pontos no Estádio Serra do Lago mesmo jogando com um a menos durante todo o segundo tempo diante de uma Águia com a bola no pé, mas sem efetividade na definição.
O primeiro tempo foi truncado e com disputas intensas pela bola. Porém, em termos de chance de gols, as equipes ficaram devendo. O Ceilândia foi mais efetivo e saiu na frente com Milla. Confusa, a arbitragem distribuiu seis cartões somente na etapa inicial. Nos 45 minutos finais, o Gato Preto teve um expulso logo aos 30 segundos. Mesmo com vantagem numérica, o Santa Maria não conseguiu transformar a posse de bola em imposição para sair de campo com um resultado melhor.
Jogo brigado e gol único
O jogo começou bastante estudado. As duas equipes alternavam a posse de bola, mas não criavam chances concretas de abrir o placar no Serra do Lago. A primeira foi aos nove. Após cobrança de escanteio, Fernando Gomes subiu alto e exigiu grande defesa de Alisson. Mesmo com mais posse, o Santa Maria demorou a responder. Aos 17, Élber fez boa jogada, mas Felipe escorou o cruzamento para fora. Com 22, o Ceilândia foi fatal. A zaga da Águia cortou cruzamento mal e Milla, oportunista, guardou.
Tocando em busca de espaço, o Santinha assustou aos 28. Pablo invadiu a área em velocidade e, de cabeça, carimbou o travessão. A Águia, inclusive, parecia mais propositiva. Porém, com nítida dificuldade de gerar chances concretas. Com o rival adiantado, o Ceilândia recuou as linhas e deixou o jogo preso no meio-campo. Com 36, o Gato voltou ao ataque, mas Milla chutou sem força. Com o calor, as duas equipes diminuíram a intensidade.
O jogo também ficou bastante nervoso. Conforme o número de faltas crescia, o árbitro Leandro Almeida distribuía cartões para os dois times. No primeiro tempo, foram três para cada lado. As punições exaltaram o ânimo dos jogadores e dos bancos de reservas, com confusões registradas em campo. Com a bola no pé, emoção somente nos acréscimos. Ivamar tentou pelo Santa Maria, cobrou falta na área e, para não se complicar, Henrique jogou para escanteio.
Santinha sem efetividade
Com pouco mais de 30 segundos, o jogo teve um lance crucial. Americano fez falta dura, recebeu o segundo amarelo e deixou o Ceilândia com um a menos. A vantagem numérica ampliou o domínio de posse do Santa Maria. Á Águia, porém, seguia sem encontrar o caminho para ter uma chance real de gol. Recuado, o Gato Preto sonhava com um contra-ataque. Com 10 minutos, Élber tentou de longe, mas mandou bem longe do gol de Henrique Marchesan.
Em meio à dificuldade de entrar na área, o Santa Maria tentava, ao menosm chutes de fora da área. Porém, a pontaria da Águia não estava afiada. Aos 20, Marchesan brilhou. Feijão fez grande jogada e chutou forte. O camisa 1 do Gato Preto salvou. Preocupado em marcar, o Ceilândia praticamente não chegava ao ataque. Aos 26, o time grená marcou, mas em lance anulado por claro impedimento de Lídio. Modificado por Adelson de Almeida, o alvinegro conseguiu circular um pouco mais a bola.
O calor forte em Luziânia provocou uma queda no ritmo das duas equipes. Satisfeito com o 1 a 0, o Ceilândia abdicou da bola para se defender. O Santa Maria rodou a bola e, aos 39, teve grande chance. Thiago Magno recebeu na área, girou o corpo, mas chutou por cima. Depois disso, a partida voltou a ficar truncada. A Águia até tentou criar oportunidades, mas o Gato Preto se defendeu bem para deixar o campo com o bom resultado a liderança parcial do Candangão.
O que vem por aí?
Santa Maria e Ceilândia, agora, se concentram na sequência do Campeonato Candango de 2023. Com meta de defender um lugar na zona de classificação para o torneio local, o Gato Preto pega o Brasília, na quarta-feira (15/2), às 15h30, no Abadião. Buscando a recuperação para também seguir brigando na parte superior da competição, o Santinha faz jogo importante contra o Gama, no Estádio Nacional Mané Garrincha, às 20h30.
SANTA MARIA 0
Alisson 🟨; Paulinho 🟨, Pablo, Lídio 🟨 e Lucas Caetano; Marcos Paulo (Wallace), Américo (Feijão) e Thiago Magno 🟨; Ivamar, Élber e Felipe. Técnico: Christian Ramos
CEILÂNDIA 1
Henrique Marchesan; Wisley, Dudu, João Afonso e Fernando Gomes; Andrey 🟨 (Werick), Geovane 🟨 e Dogão 🟨 (Júlio Oliveira); Milla ⚽ (Foguinho), Maikon Valeriano (Gabriel 🟨) (Euler 🟨) e Americano 🟨🟨🟥. Técnico: Adelson de Almeida