Em sorteio realizado na tarde desta quarta (8/2), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu os confrontos da primeira fase – bem como o chaveamento das etapas subsequentes – da Copa do Brasil de 2023. E é claro que os clubes do Distrito Federal estão envolvidos na competição mais democrática do futebol brasileiro.
Campeão e vice do campeonato local na temporada passada, Brasiliense e Ceilândia estavam em dois dos oito potes do certame. Primeiro candango sorteado, e clube do DF melhor colocado no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF, o Jacaré enfrenta o Athletic Clube, de Minas Gerais, em confronto no interior mineiro. O clube da capital estava no pote D e, portanto,
Já o Gato Preto, cuja classificação no ranking não é das melhores, estava no pote E, que se cruzou com o pote A, onde estavam os clubes da primeira divisão. Assim, enfrenta o tradicional Santos em partida a ser disputada no Planalto Central. O Peixe tem a vantagem do empate para o duelo.
Com um reajuste na premiação, os clubes candangos recebem, cada um, R$ 750 mil reais. Caso avancem de fase, o que, no caso do Brasiliense, é algo mais factível, o aporte financeiro da entidade máxima do futebol brasileiro desembolsará mais R$ 900 mil. A competição tem previsão de início para 22 de fevereiro, logo após o Carnaval. A tabela detalhada, no entanto, ainda será divulgada pela CBF.
Copa do Brasil (primeira fase)
Brasiliense x Athletic
Santos x Ceilândia