Depois de um ano e sete meses, Brasiliense e Gama voltaram a se enfrentar no Estádio Serejão, em Taguatinga. O clássico de número 73 entre as equipes foi pintado de verde após a vitória importantíssima do time treinado por Vilson Tadei. Com gols de Emerson e Rafael pelo alviverde candango e um de Yuri Mamute, em um lindo chute de fora da área, a favor do Jacaré, o Periquito chegou aos seis pontos e assumiu a liderança da competição.
O primeiro tempo começou com bastante intensidade para os dois lados, mas o cenário mudou após a metade do período. O Gama conseguiu se impor sobre o rival e marcou seu gol com o zagueiro Emerson. A diferença no placar aumentou nos minutos finais com mais um tento de cabeça, desta vez marcado por outro zagueiro: Rafael. Yuri Mamute, em um lindo chute de fora da área, no último minuto de partida, diminuiu o resultado.
Vantagem do alviverde
Fazendo jus ao título de clássico, Brasiliense e Gama entraram em campo com intensidade, principalmente pelo lado amarelo. Logo aos dois minutos, Aloísio fez um belo cruzamento para Luquinhas, o atacante arriscou de longe e viu a bola subir. Mais tarde, Vitor Xavier conseguiu espaço pela linha de fundo, avançou e a defesa do Jacaré, atenta, apareceu para impedir a continuação da jogada. Aos 12’, Luquinhas recebeu ótimo lançamento de Tarta e cabeceou para o fundo do gol, encobrindo Ravel. Para a decepção do torcedor amarelo, o árbitro assinalou impedimento.
O Brasiliense perdeu grande chance de marcar o primeiro da partida aos 19’. Zotti e Brocador tabelaram após uma falha da defesa gamense, o camisa 19 ficou cara a cara com Ravel, chutou colocado, mas o goleiro defendeu. Em seguida, na sobra, Brocador tentou mais uma vez, porém o arqueiro alviverde impediu mais uma vez. Depois do início promissor dos mandantes, o Gama acertou a zaga e atrapalhou as investidas do Jacaré. O time treinado por Luan Carlos perdeu o poderio ofensivo e não chegou mais ao ataque com perigo.
O trabalho do Gama deu resultado aos 24 minutos. Após cobrança de escanteio de Vitor Xavier, Emerson cabeceou sem chances para Artur. Com o Alviverde na frente, o Jacaré precisou correr atrás para mudar a realidade do placar, mas encontrava dificuldades. Dez minutos depois, Renan tentou de longe o segundo do Gama. A bola parou com Vitor Xavier e o jogador tentou arrematar, porém, Arthur anotou uma defesa incrível. Antes do apito final, o Brasiliense teve mais uma oportunidade. Na velocidade, Aloísio agiu rápido e deixou a bola com Tobinha. O atacante bateu forte e a bola saiu rente a trave.
Vitória alviverde carimbada
O Brasiliense voltou diferente para a etapa final do duelo contra o Gama. Logo nos minutos iniciais, o grupo assustou o Gama com lances de perigo, porém, ainda sem deixar a bola no fundo da rede rival. Com 3′, Tarta foi para a cobrança de falta, bateu forte e Ravel afastou. Dois minutos mais tarde, Tobinha levantou para Mamute, o centroavante não cabeceou e perdeu boa chance. Logo atrás, estava Luquinhas. O atacante também tentou, mas a pelota saiu pelo lado esquerdo do gol.
O Jacaré continuou desperdiçando várias oportunidades. Com 14, Aldo teve a chance de deixar tudo igual na contagem. Na sequência, Luquinhas invadiu a área, bateu forte e assustou o arqueiro Ravel, que anotou mais uma defesa importante. Dez minutos mais tarde, Aloísio entregou para Mamute e o companheiro furou de cara para o gol. O Brasiliense continuava com pressão no ataque, mas encontrava dificuldades na finalização das jogadas. Do outro lado, o Gama também mudou a postura. Diferente do primeiro tempo, o plantel de Vilson Tadei era ineficiente e a pressão exercida pelos rivais incomodou.
Precisando tirar a desvantagem no placar, o grupo treinado por Luan Carlos prosseguiu na tentativa da reverter a situação. Aos 34’, reclamação do Brasiliense. Tarta cobrou escanteio, Aldo desviou e em cima da linha, Ravel fez milagre. Os atletas pediram a validação do gol, sem sucesso. Perto do apito final, o alviverde aproveitou mais uma bola parada para balançar as redes mais uma vez. Julio Cesar cruzou e Rafael, de cabeça, ampliou a vantagem no placar. Depois de várias tentativas, o Brasiliense diminuiu a diferença no último segundo. Mamute finalizou de fora da área e marcou um lindo gol.
O que vem por aí…
Os times voltam a campo na próxima quarta-feira (8/2). O Gama abre a rodada do Candangão 2023 diante do Real Brasília, às 15h, no Estádio Defelê. O Brasiliense vai até o JK enfrentar o Capital, às 15h30. Ceilândia x Paranoá (8/2 às 15h30 – Abadião), Brasília x Santa Maria (8/2 às 20h – Serejão) e Taguatinga x Samambaia (9/2 às 15h30 – Serejão) são os outros duelos da terceira rodada do torneio.
Ficha técnica
Brasiliense 1
Arthur; Caetano (Renan Oliveira), Gustavo Henrique, Keynan (Bahia), Aloísio; Aldo, Tarta (🟨), Zotti (Mamute ⚽); Luquinhas, Alvinho (Sodré) e Hernane Brocador (Tobinha).
Técnico: Luan Carlos
Gama 2
Ravel; Renan (Alex), Tiago (Rafael ⚽), Emerson ⚽, Julio; Platini, Diogo Oliveira (Bruno), Welton; Serginho, Vitor Xavier (Lucas) e Paolo (🟨).
Técnico: Vilson Tadei
O Gama poderia ter um estádio pra fazer seus jogos em casa…mais o afastado governador Enganez, resolveu arrebentar com estádio do bezerrão….ele só pensa no Flamengo esse governador Bolsonaristas que deveria era tá preso junto com o ex-ministro e secretario de segurança Anderson Torres.