O Palmeiras é o Supercampeão do Brasil. O grande jogo da Supercopa do Brasil foi realizado na tarde deste sábado (28/1). Palmeiras e Flamengo entraram em campo para um público de 56.095 pessoas que fizeram a festa na arquibancada. Em um jogo frenético, com três jogadores marcando dois gols cada, o Alviverde levou a melhor e venceu por 4 a 3. Com o resultado, o Verdão de São Paulo levantou a primeira taça da temporada 2023.
O confronto entre Alviverdes e Rubro-negros foi digno de uma final. Desde antes da bola rolar, o duelo já era muito bacana nas arquibancadas, com palmeirenses e flamenguistas cantando a todo instante. Dentro das quatro linhas, o Palmeiras teve uma boa segunda metade do primeiro tempo, levando a vantagem para o intervalo. O segundo tempo começou elétrico. Com o jogo muito aberto e boas chances para os dois lados, o placar de 3 a 3 figurava já aos 15 minutos. Menino tirou a igualdade e deu o título ao Palmeiras.
Palmeiras larga na frente nos 45 minutos
A partida na Arena BRB Mané Garrincha começou bastante disputada, com as duas equipes buscando o ataque. O duelo nas arquibancadas também estava bastante interessante, com as torcidas apoiando sem parar. Dentro das quatro linhas, os minutos iniciais foram de muita disputa e algumas chegadas mais ríspidas. Mesmo com os clubes se jogando para cima, nenhuma finalização perigosa aconteceu antes dos 18 minutos da primeira etapa. Um pouco antes, Arrascaeta até tentou de calcanhar, mas a bola ganhou altura e não assustou Weverton.
Aos 19 minutos, o Palmeiras levou os torcedores à loucura. Endrick disputou a bola com o arqueiro Santos e a gorducha sobrou para Rony, que arrematou para o gol e a zaga do rubro-negro afastou, impedindo o que seria o primeiro gol do rival. Aos 22′, o árbitro Wilton Pereira Sampaio marcou penalidade máxima para o Flamengo, após Arrascaeta ser derrubado dentro da área. Gabi bateu no canto direito, deslocando o goleiro Weverton. Na comemoração, o atacante do rubro-negro foi alvejado com diversos objetos jogados pela torcida palmeirense.
Depois do tento flamenguista, o Palmeiras tentou responder de forma rápida, mas esbarrou na defesa da equipe do Rio de Janeiro. Aos 33′, foi a vez de Endrick tentar para o Alviverde. O jogador pegou fraco na bola e Santos não teve problemas para defender. Três minutos mais tarde, David Luiz recebeu cartão amarelo por falta no jovem atacante palmeirense. Em seguida, Raphael Veiga balançou as redes. O camisa número 23 aproveitou a sobra, dentro da área, mandou no cantinho de Santos, que nada pôde fazer, 1 a 1.
Na comemoração do gol, mais objetos foram atirados no campo, desta vez pelos flamenguistas. Aos 41′, Dudu tentou virar a partida, mas a finalização acabou sendo interceptada pelo arqueiro rubro-negro. Com o apoio vindo das arquibancadas, o Alviverde continuou em cima. Um minuto depois, Gustavo Gomez arriscou de fora da área, mais uma vez o goleiro do Flamengo praticou a defesa. Aos 47′, Everton Ribeiro tentou mas acabou isolando. Um minuto depois, gol do Palmeiras. Gabriel Menino acertou um petardo de longe, a pelota morreu no ângulo, 2 a 1.
– Fique por dentro
– Milhões envolvidos: decisão da Supercopa do Brasil terá prêmio recorde
– Bote da Sucuri: Paranoá vence o Santa Maria no Serra do Lago
– Decisão da Supercopa do Brasil terá plano especial de segurança
O campeão da Supercopa chama-se…
A segunda etapa começou frenética. Aos 3′, Varela recebeu dentro da área, de biquinho, arrematou para o gol, mas o lateral não colocou força e recuou para Weverton. Na sequência, Pedro cabeceou após cruzamento, mas o arqueiro palmeirense defendeu, na sobra, foi a vez de Arrascaeta finalizar, mas novamente parou no paredão. Dominando a volta do intervalo, o rubro-negro logo empatou a partida. Gabi recebeu bela enfiada e tocou por cima de Weverton, 2 a 2. Depois da igualdade no placar, o Palmeiras acordou e começou a se jogar para o ataque.
Aos 10′, Wilton Pereira Sampaio marcou pênalti para o Alviverde após toque de braço dentro da área. Raphael Veiga cobrou no canto esquerdo de Santos, 3 a 2. Cinco minutos depois, foi a vez da torcida do Flamengo comemorar. Pedro fez uma pintura. Após cruzamento de Ayrton Lucas, o camisa nove mandou de cantinho, sem chances para Weverton, 3 a 3. Depois de mais um empate, o jogo ficou muito pegado, com algumas chegadas. Aos 22′, Rony teve uma ótima chance de mercar o quarto gol, porém, não conseguiu finalizar dentro da pequena área.
Aos 23′, Gabi respondeu. O atacante bateu no canto esquerdo do goleiro palmeirense, mas Weverton fez a defesa. Com 27 minutos no relógio, novamente o camisa número 10 rubro-negro finalizou, desta vez de fora da área. Em resposta rápida, o Palmeiras chegou ao quarto gol. Gabriel Menino aproveitou a pelota recebida dentro da grande área e finalizou para a meta flamenguista. Em seguida o jogo continuou franco, com diversos ataques para ambas equipes.
Depois do gol salvador de Menino, o jogo ficou muito nervoso, com diversas faltas e até cartão vermelho para Abel Ferreira. Muitas provocações eram realizadas dos dois lados e pelos jogadores de ambos os times. Sem conseguir chegar ao gol de empate, o Flamengo ficou nervoso por ficar atrás do placar e não conseguiu ter eficiência no ataque. No último lance, o rubro-negro chegou próximo a igualdade em cabeceio de Thiago Maia. Porém, a bola passou rente a trave e a torcida palmeirense explodiu no Mané Garrincha.
Além das quatro linhas
A entrada da taça do foi bastante simbólica na Arena BRB Mané Garrincha. De um lado do caneco, Nunes, ex-artilheiro do Flamengo. Do outro, o zagueiro Lúcio, atleta nascido na capital federal que já defendeu a camisa alviverde do Palmeiras. Além disso, antes de a bola rolar para os rivais, a torcida levantou um bandeirão em homenagem ao Rei Pelé. A bandeira foi erguida no setor da torcida do clube rubro-negro, de frente para as câmeras de televisão.
O que vem por aí
Agora, as duas equipes voltam suas atenções para certames distintos. O Palmeiras volta seus olhos para o Campeonato Paulista. No dia primeiro de fevereiro, o Alviverde joga fora de casa contra o Mirassol, no Estádio José Maria de Campos Maia. Já o Flamengo viajará para o Marrocos para jogar o Mundial de Clubes da FIFA. O primeiro confronto do rubro-negro será contra Wydad Casablanca ou Al Hilal, da Arábia Saudita.
Palmeiras 4
Escalação: Weverton; Marcos Rocha; Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael (Navarro), Gabriel Menino ⚽⚽🟨 (Jailson) e Raphael Veiga ⚽⚽; Rony (Luan) Endrick (Mayke) e Dudu (Breno Lopes).
Técnico: Abel Ferreira (🟥)
Flamengo 3
Escalação: Santos; Varela (Matheuzinho), David Luiz 🟨, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Matheus França); Thiago Maia, Gerson (Vida), Everton Ribeiro e Arrascaeta (Cebolinha); Gabi ⚽⚽🟨 e Pedro ⚽.
Técnico: Vítor Pereira
**Colaboração Lucas Espíndola e Rayssa Loreen