19.5 C
Brasília
segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Árbitros se apresentam para a temporada 2023 do Candangão

Reunião, realizada com a presença do presidente da FFDF, foi o pontapé inicial da preparação dos árbitros para os campeonatos do ano

- Continua após a publicidade -

A Comissão Distrital de Árbitros de Futebol (CDAF) realizou,  na noite desta terça-feira (17/1), a apresentação dos árbitros e árbitros assistentes do Distrito Federal. A reunião, aberta à imprensa, foi o primeiro compromisso de uma série de encontros preparatórios para a arbitragem no ano de 2023. Os trabalhos começam em 28 de janeiro com o pontapé inicial do Campeonato Candango.

O presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), Daniel Vasconcelos, esteve presente juntamente com o vice Márcio Coutinho, o Careca. Além dos líderes da Federação, os representantes da arbitragem do DF, na pessoa do presidente da CDAF, Marrubson Freitas, e o Instrutor FIFA Raimundo Lopo também compuseram a mesa. Com árbitros, assistentes e analistas de arbitragem, estiveram presentes pouco mais de 60 profissionais que vão atuar dentro e fora de campo durante todo o ano.

Foto: Jéssika Lineker/Distrito do Esporte

Marrubson deu início à reunião agradecendo a presença de Daniel e Careca, além de cumprimentar todos os presentes no auditório. A árbitra assistente Leila Cruz (FIFA) recebeu as condolências de seu presidente por ter sido convocada para a Copa do Mundo Feminina, marcada entre julho e agosto, na Austrália e na Nova Zelândia. O também árbitro FIFA Sávio Pereira Sampaio não compareceu, pois está em preparação da Conmebol, no Paraguai.

- Continua após a publicidade -

Seguindo o evento de preparação, Daniel tomou a palavra e agradeceu pelo ótimo ano de 2022, recepcionando com entusiasmo os profissionais de arbitragem. “Obrigado a todos por terem feito um excelente trabalho no ano passado e que em 2023 seja ainda melhor. Saibam que a Federação os apoia e está disponível para o que precisarem”, disse o presidente da FFDF. Seu braço direito, Careca, comentou sobre a importância em fazer a súmula com atenção. “Lembrando que a súmula de todas as partidas é publicada em formato eletrônico. Então, é importante fazer com calma para que não haja problemas e tenham que alterar posteriormente”, frisou.

Vale lembrar que a Federação já pagou toda a arbitragem de 2023, antes mesmo do início do Campeonato Candango 2023.

Raimundo Lopo exaltou o trabalho da arbitragem e citou o amistoso recente em que o Capital FC realizou contra o Patrocinense, sendo derrotado por 4 a 1, no Estádio JK. Lopo teceu elogios ao experiente árbitro CBF, Rodrigo Raposo e à equipe que o acompanhou, composta pelos assistentes Marconi de Sousa e Kinberlyn Morais e o quarto árbitro Pedro Copatt. “Amistoso é para jogador, árbitro não faz amistoso. Parabéns, Raposo, você não foi apitar um amistoso. Eu trabalhei em vários jogos seus. Esse foi um dos melhores”, garantiu.

Ao fim da reunião, Marrubson mencionou a importância da relação entre a arbitragem e a imprensa. “Obrigado por terem comparecido, nós somos ferramentas de uma engrenagem e é interessante que a gente tenha também esse entendimento.” E completou. ” E é sim importante termos essa proximidade, esse contato, cada um fazendo sua função”, destacou.

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P