O BRB Brasília Basquete teve uma noite agitada em São Paulo pelo NBB. Diante de um adversário direto na busca pela classificação aos playoffs do NBB, o time candango bateu o Rio Claro por 87-85 no finalzinho do jogo. A partida ocorreu na noite da última terça-feira (20/12) no ginásio Felipe Karam.
Com o resultado positivo, o BRB Brasília Basquete se consolida na 12ª colocação do NBB 2022/2023 com 5 vitórias e 38,5% de aproveitamento em 13 jogos. É o mesmo aproveitamento de São José, 11º colocado, e de Caxias, 10º na tabela. Mas acima dos 30,8% do Pato Basquete, 13º. Os 12 primeiros passam para a próxima fase, sendo que os 4 primeiros vão para a terceira-fase imediatamente, enquanto o 5º ao 12º se enfrentam na primeira-fase dos playoffs.
Agora, o Brasília Basquete terá um difícil adversário na próxima quinta-feira (22/12), às 20h, pelo NBB. No ginásio Pedrocão a equipe vai encarar o Franca, líder isolado que bateu o Cerrado Basquete no seu último jogo.
Jogo equilibrado, mas que o Brasília soube fechar
O 1º quarto foi uma sucessão de trocas na liderança. Cassiano saiu na frente pelo Rio Claro, Gemdinha empatou. Rafa colocou o time da casa na frente, Sena ampliou Santos e Basílio viraram. Rio Claro virava, Brasília ia lá e passava à frente. Até que Dawkins empatou o quarto para o Rio Claro e os dois times foram para o intervalo com 16 pontos.
No 2º quarto o Brasília saiu melhor no começo com Lessa de três pontos e depois Scheuer em outra de três colocando vantagem pro time visitante. Rio Claro buscou e virou, ultrapassado na casa dos 05:25 com outra de três de Lessa. Mas os erros em arremessos livres e as perdas de posse de bola custaram o 2º quarto ao time do DF. BRB Brasília 21-26 Rio Claro no quarto, 37-42 no geral.
O 3º quarto foi perfeito pro time candango. Comandado por Dos Santos que fez 14 pontos só no período e Gemadinha que anotou outros 6 pontos, o Brasília levou pra casa o período fazendo 27-18 com boa atuação defensiva de Leal que apenas no quarto fez 4 rebotes defensivos.
No início do 4º e último quarto a vantagem era de apenas 4 prontos pro Brasília. O Rio Claro foi para cima e Dawkins, Holloway e Rafa anotaram quase todos os pontos do time da casa.
Porém, foram os lances livres que garantiram a vitória pro time candango. O ótimo aproveitamento de Fischer, os acertos de Gemadinha e a bola de três de Dawkins, pro Rio Claro, que não caiu na sexta faltando 3s, deram os pontos finais ao Brasília. No cômputo do quarto a derrota foi do time do DF, 23-25. Mas no total, deu BRB Brasília 87-85 Rio Claro.
Destaques do jogo
BRB Brasília Basquete:
Leal: (duplo duplo) 11 pontos e 16 rebotes
Fischer: (duplo duplo) 11 pontos e 11 assistências
Dos Santos: 22 pontos e 9 rebotes
Rio Claro:
Dawkins: (duplo duplo) 20 pontos e 10 assistências
Holloway: 14 pontos e 9 rebotes