A Arena BRB Mané Garrincha foi escolhida pela Conmebol para sediar a final da Copa Sul-Americana em 2022, mas às vésperas da decisão, o local foi substituído pelo estádio Mario Kempes, em Córdoba, na Argentina. A troca ocorreu devido à realização do primeiro turno das eleições presenciais no Brasil. Assim, a capital federal ficou esperançosa de ser o palco da finalíssima do próximo ano, mas o presidente da entidade sul-americana informou ao blog Drible de Corpo, do Correio Braziliense, que o Distrito Federal precisará apresentar uma nova candidatura para sediar a decisão de 2023.
Escolhido como o palco da decisão da Sul-Americana em maio de 2021, o Mané Garrincha sediaria a final da competição em outubro de 2022. À época, a arena desbancou outros estádios brasileiros como o Beira-Rio (Rio Grande do Sul), Castelão (Ceará), Arena Pernambuco (Pernambuco) e Arena Fonte Nova (Bahia). Ainda disputaram os estádios argentinos Libertadores de América e La Bombonera. A Arena BRB Mané Garrincha recebera duas partidas antes da escolha: um jogo entre Santos e San Lorenzo pela Libertadores e o duelo pelo título da Recopa Sul-Americana entre Palmeiras e Defensa y Justicia.
Em junho de 2022, quatro meses antes da decisão da Copa Sul-Americana, a Conmebol anunciou a mudança. A substituição ocorreu devido às eleições presidenciais brasileiras, um dia depois da decisão. Em nota, a entidade sul-americana destacou que o pedido foi feito pela própria CBF. “A resolução unânime foi adotada em consulta com os membros do Conselho, diante da impossibilidade de realizar o jogo em Brasília, como estava previsto, pelo fato de que as eleições gerais do Brasil serão realizadas no dia 2 de outubro. A alteração foi solicitada pela Confederação Brasileira de Futebol”, diz o trecho.
No mesmo comunicado em que definiu pela saída da Arena BRB Mané Garrincha, a Conmebol anunciou o estádio Mario Kempes, em Córdoba, na Argentina, como o palco da decisão da Copa Sul-Americana. Em 1º de outubro deste ano, o local recebeu Independiente del Valle e São Paulo. A equipe equatoriana venceu por 2 a 0, gols de Lautaro Díaz e Lorenzo Favarelli, e levantou o seu segundo troféu da história pela competição continental.
Edição de 2023 indefinida
A substituição por questões políticas não fará com que a Arena BRB Mané Garrincha herde automaticamente a final da próxima temporada. O presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, respondeu ao questionamento do jornalista Marcos Paulo Lima, do blog Drible de Corpo, do Correio Braziliense, sobre o palco brasiliense sediar a decisão de 2023. O mandatário ressaltou que “Depende da cidade. Eles precisam apresentar novamente uma proposta via Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a gente vai avaliar”, disse o mandatário.
Procurado pela equipe de reportagem do Distrito do Esporte em novembro deste ano, o presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), Daniel Vasconcellos, disse que a Conmebol ainda não havia comunicado sobre o palco da decisão de 2023. Daniel foi questionado pela equipe do DDE se a capital federal apresentará uma nova candidatura após fala do mandatário da entidade sul-americana, mas até a publicação desta matéria, nenhuma resposta foi dada.